Revisitando cervejas

Mais
14 anos 7 meses atrás #12642 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio (Guima) escreveu:

Então fica a dúvida: minhas impressões mudaram tanto assim ou a cerveja que está de fato diferente ?

Ótima dúvida. Na minha experiência pessoal, em 90% dos casos, a diferença é comigo mesmo, e não com a cerveja. Claro que hoje em dia menos, mas se comparar com minhas avaliações antigas, com certeza. Às vezes é até legal ver uma avaliação antiga antes de beber e tentar "entender" de onde vc tirou aquela associação. Tipo, "ah, isso que hoje eu percebo como sendo MBT, na época eu achava que era lúpulo herbal". Ou então "ah, isso que hoje eu identifico como uma secura final na época me remeteu a café."

Mas há casos, de fato, em que se percebe alteração da receita ou do resultado final do processo - como eu disse, em especial em rótulos novos cuja receita ainda está sendo ajustada. Acho que, a partir de um determinado ponto de aperfeiçoamento do seu paladar, de se acostumar com aromas típicos de cerveja e de consolidar o seu vocabulário de degustação, vc começa a identificar mudanças objetivas. Sem contar que, com o aprendizado, vc não só identifica aromas como começa a saber de onde eles vieram: por exemplo, começa a perceber que características daquela cerveja que vc está tomando podem ter vindo, por exemplo, do fato de ela não estar fresca. Porque tem isso também: fora os desvios na produção, também tem as variações devidas a diferentes tempos de garrafa após a produção. Mas, na maior parte dos casos, são diferenças mais sutis do que as principais características de perfil da cerveja. Mas, para mim, isso veio apenas com o tempo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás #12643 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Revisitando cervejas
puxa, ainda to na fase de dar preferencia quase que total a rótulos inpeditos, andam chegando tantos novos importados...
e os que me dão mais vontade de beber de novo são os mais caros, aí nao dá...
Mais
14 anos 7 meses atrás #12651 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Revisitando cervejas
VODOVOZ
to nessa tb, repetir apenas os mais baratinhos como eisenbahns, bambergs, backers, o resto to investindo mesmo no aperfeiçoamento atravez da degustação de rotulos ineditos =]=]=]

Mas jah mudei avaliações minhas sim
Mais
14 anos 7 meses atrás #12737 por Thiago Bianchi
Respondido por Thiago Bianchi no tópico Re:Revisitando cervejas
Eu também sempre prefiro por novos rótulos, mas de vez em quando bate uma saudade de alguma Brejinha, que tenho que revisitá-la, como a Eisenbahn Weizenbock, que foi primeiro post, mas eu não a acho faz um tempão! :angry:
E pretendo modificar meu primeiro post, pois naqueles idos dias, eu não manjava nada! :laugh:
Mais
14 anos 7 meses atrás #12749 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Revisitando cervejas
Thiago

mas as Eisenbahns são baratinhas, acho que eles falarammasi dos rotulos de 20 conto para mais
Mais
14 anos 7 meses atrás #12765 por Alexandre Almeida Marcussi
Renato . escreveu:

as Eisenbahns são baratinhas, acho que eles falarammasi dos rotulos de 20 conto para mais

Mas, mesmo nos rótulos mais baratos, observa-se facilmente a mesma evolução no paladar, e também fica a questão: vcs atualizam as suas degustações? Há algumas favoritas que eu sempre revisito entre as mais baratas, e às vezes descubro algo que nunca tinha visto. Às vezes vc percebe variação de lote para lote também, como num dia em que a minha Hoegaarden veio com um pouco mais de DMS do que de costume. Eu acabo não atualizando a avaliação a cada long neck de Bohemia que eu bebo, até porque nem sempre a gente degusta numa situação propícia a uma avaliação mais detalhada, mas às vezes vale a pena.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.368 segundos