Quando vou escolher as cervejas que vou comprar, normalmente privilegio conhecer rótulos que eu nunca tenha bebido antes, em vez de repetir as mesmas cervejas das quais eu já gosto (já que o dinheiro não dá para fazer as duas coisas). De vez em quando, contudo, acabo repetindo algumas boas cervejas que estão entre as minha favoritas, em especial as que têm um custo-benefício razoável. Wexford, Strong Suffolk e London Porter são algumas um pouco mais caras que eu gosto de repetir às vezes, e tenho a impressão de que as Brooklyn (especialmente a IPA) talvez entrem para esse time também.
Contudo, nessa semana que passou, para marcar o fim de uma fase da minha vida, decidi pôr a mão no bolso e revisitar duas das minhas favoritas, que eu havia bebido apenas uma vez, mais ou menos 1 ano e meio atrás: Trappistes Rochefort 10 e Chimay Bleue. Comparando com minhas anotações antigas, notei que a minha percepção dessas duas cervejas mudou muito, tanto que as descrições antigas e as novas parecem de duas cervejas completamente diferentes - claro, pois o paladar vai se aprimorando com o tempo, é natural. Na Rochefort, consegui perceber muito melhor o papel dos diferentes aromas de levedura no conjunto, enquanto na Chimay, as características de envelhecimento e guarda se tornaram bem mais claras nessa segunda degustação. Já atualizei a minha avaliação da Chimay aqui no ranking e pretendo fazê-lo agora com a Rochefort.
Como é a experiência de vcs com essa coisa de avaliar novamente cervejas que vcs tinham bebido há muito tempo? Vcs costumam repetir cervejas marcantes? Observam uma evolução do paladar entre uma degustação e outra? Quais as cervejas mais caras que vcs gostam de repetir?