Cervejas estragadas e a politica dos bares;

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14 anos 11 meses atrás #12412 por Renato .
Pensando de um jeito radical seria complicado mesmo Irineu.

Mas por exemplo, uma coisa eh vc ir em um bar e uma brahma estar com off flavor de BUERO, outro eh vc pagar 20 reais em uma cerveja e a mesma ter sinais de oxidação. no caso da brahma dá ate para passar, mas em um bar especializado creio que se deve pelo menos tentar falar com o gerente e tal. Caso o genrente demonstre total desconehcimento e incapacidade de resolver seu problema ai sim, defendo não mais ir nesse bar e ainda assim fazer propaganda negativa, afinal de contas a proposta do bar eh a cerveja.

Aqui citei especificamente o caso da DEVASSA, que sempre soube uqe naum era lá grande coisa, mas me animei em provar os chopes, e os 5 estilos estavam com sinais CLAROS de oxidação, eo resto vcs jah sabem, me senti chamado de otario. Total descaso com o cliente, por isso naum voltei mais. Posso estar perdendo de provar 5 OTIMOS chopes, quando em perfeito estado. Mas para mim essa cervejaria estar completamente QUEIMADA, e ainda incisto bastante em camanha contra.

Mas se sento em um buteco para ver um jogo do brasileirão tomando um brahma em copo de plastico, não vou importar de sentir uns off-flavors de vez em quando.
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14 anos 11 meses atrás #12422 por Rodrigo Casarin
Bom, da minha parte eu também acho BO um exagero. Só acho que vale a pena sim discutir até o final (onde o final acontece quando você não precisa pagar por algo estragado) e, depois, não voltar mais no bar e falar contar para todos o que se passou nele!
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14 anos 11 meses atrás #12424 por Alexandre Almeida Marcussi
Sim, sem dúvida esse tipo de aproveitador e charlatão é completamente inaceitável (como assim, está metálico porque é artesanal???). Mas acho que tem um complicador nessa história. É perfeitamente legítimo reclamar de um problema que ocorreu por descaso do estabelecimento (por exemplo, chope com diacetil porque as serpentinas não foram devidamente higienizadas), mas é mais complicado quando o problema já veio da cervejaria e, às vezes, é um problema recorrente naquele produto. Diante da presença constante e consistente de mercaptano, digamos, em uma Brahma, como poderemos culpar o dono do bar quando pegamos na nossa?

Em parte, não existe ainda uma política clara quanto a isso porque, na imensa maioria dos casos (salvo exemplos isolados), ninguém sabe diferenciar problemas de fabricação de problemas de acondicionamento. E, aliás, às vezes não se sabe nem se a cerveja de fato apresenta problemas. Vc pode reclamar que a sua cerveja está "zoada", mas se nem vc e nem o dono do bar souberem explicar por quê, como será possível diferenciar isso da reclamação do cliente que acha que a Tripel Karmeliet é ruim e está estragada porque não conhece o estilo? Já ouvi histórias de clientes que abrem uma cerveja com Brettanomyces e reclamam que ela está com um cheiro esquisito.

Acho que, se vc chega e fala ao gerente "seus chopes estão com problemas, eles estão com uma substância chamada diacetil, porque ocorreu algum problema na higienização do seu equipamento"; talvez vc seja levado a sério. Mas chegar e dizer "tá zoado" não inspira muita confiança, a meu ver. Se não for alguém como o Maurício - que vai provar o chope e dizer, "ah, é, está com diacetil" -, não vai acreditar mesmo. Enquanto nem o consumidor e nem os donos tiverem preparo o bastante para discriminar com certeza esse tipo de problema, não tem como se estabelecer uma política de trocas consistente.

Ou seja, acho que tem que reclamar sim, mas tem que saber do que se está reclamando. Quem tem preparo para isso deve sempre procurar embasar sua posição, a meu ver, e quem sabe não conseguimos estabelecer parâmetros mais claros no futuro.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
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14 anos 11 meses atrás #12430 por José Irineu Camargo
totalmente pertinente seu post alexandre.

eu usei o termo zoado aqui, mas com ele disse que a cerveja estava estragada, mas realmente sem saber explicar o termo certo, nossa argumentação fica bem comprometida.

pensei mto sobre isso e e concordo com o renato, pegar OF em bcb é comum e não me importo, mas po, fui seco tomar a 1795 e foi mto ruim pegar ela com off flavor.

pior que aquele bae é o oficial da libertadores, to pensando o que vai rolar la semana que vem. não tomar breja? tomar e encarar cerveja com off flavor? sei la.

outra parada estranha é que a promoção de la é golden pride em dobro durante o jogo, a garrafa de 500ml sai por 13 reais, cheguei pra ver o jogo do sp e ja tinha acabado...

enfim, ao que me parece, tirando bares REALMENTE especializados, não tem mto o que esperar de pubs e bares comum que entraram na onda, além de alguns rótulos a mais. no blue pub as garçonetes servem mal, não sabem diferenciar copos além de servir todas as cervejas na mesma temperatura.
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14 anos 11 meses atrás #12434 por Renato .
Com certesa usando termos tecnicos o kra pode ate te levar mais a serio, mais isso naum sig que vai resolver seu problema, tendo em conta que o kra naum sabe a diferença de um dicetil e de um mercaptano, se vc falar um no lugar do outro propositalemnte vai fazer o mesmo efeito.

Não apenas creio que o consumidor tem que ter mais informação mas como os donos e toda a equipe dos bares tb.

Eh que nem chegar no brejas e ter um garçon que te serve uma weiss em tulipa. Tem que ter uma equipe especialisada, mas isso geralmente tem um custo maior do que qual quer Zé Roela que sabe usar um abridor de garrafas
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