Sim, sem dúvida esse tipo de aproveitador e charlatão é completamente inaceitável (como assim, está metálico porque é artesanal???). Mas acho que tem um complicador nessa história. É perfeitamente legítimo reclamar de um problema que ocorreu por descaso do estabelecimento (por exemplo, chope com diacetil porque as serpentinas não foram devidamente higienizadas), mas é mais complicado quando o problema já veio da cervejaria e, às vezes, é um problema recorrente naquele produto. Diante da presença constante e consistente de mercaptano, digamos, em uma Brahma, como poderemos culpar o dono do bar quando pegamos na nossa?
Em parte, não existe ainda uma política clara quanto a isso porque, na imensa maioria dos casos (salvo exemplos isolados), ninguém sabe diferenciar problemas de fabricação de problemas de acondicionamento. E, aliás, às vezes não se sabe nem se a cerveja de fato apresenta problemas. Vc pode reclamar que a sua cerveja está "zoada", mas se nem vc e nem o dono do bar souberem explicar por quê, como será possível diferenciar isso da reclamação do cliente que acha que a Tripel Karmeliet é ruim e está estragada porque não conhece o estilo? Já ouvi histórias de clientes que abrem uma cerveja com Brettanomyces e reclamam que ela está com um cheiro esquisito.
Acho que, se vc chega e fala ao gerente "seus chopes estão com problemas, eles estão com uma substância chamada diacetil, porque ocorreu algum problema na higienização do seu equipamento"; talvez vc seja levado a sério. Mas chegar e dizer "tá zoado" não inspira muita confiança, a meu ver. Se não for alguém como o Maurício - que vai provar o chope e dizer, "ah, é, está com diacetil" -, não vai acreditar mesmo. Enquanto nem o consumidor e nem os donos tiverem preparo o bastante para discriminar com certeza esse tipo de problema, não tem como se estabelecer uma política de trocas consistente.
Ou seja, acho que tem que reclamar sim, mas tem que saber do que se está reclamando. Quem tem preparo para isso deve sempre procurar embasar sua posição, a meu ver, e quem sabe não conseguimos estabelecer parâmetros mais claros no futuro.