- Cervejas
- Estados Unidos
- Dogfish Head Burton Baton
Dogfish Head Burton Baton
Informações
This is a blended beer that we've been brewing for the past several years and it's recently been gaining in popularity. For Burton Baton we first brew two 'threads' or batches of beer: an English-style Old Ale and an Imperial IPA. After fementating the separate beers in our stainless tanks, the two are transferred and blended together in one of our large oak tanks. Burton Baton sits on the wood for about a month. When enjoying the Burton Baton, you'll find an awesome blend of the citrus notes from Northwestern hops melding with woody, vanilla notes from the oak. The wood also tends to mellow the 10% of the beer - so tread cautiously! Burton Baton is brewed and released three times per year.
Avaliações dos usuários
Aroma com notas de caramelos, leve pinho, um pouco de madeira, toffee, geleia de laranja e toronja.
Sabor com notas de caramelos, abacaxi passado, suco de maçã, baunilha, madeira jovem e licor Cointreau. Retrogosto seco, alcoólico e amargo.
Corpo médio com carbonatação apropriada.
Pareceu uma Old Ale lupulada e caramelada. Eu, na verdade consideraria uma American Barley Wine. Demasiado caramelo para meu gosto, creio que os lúpulos foram desaparecendo ao longo dos meses.
Ap.3,75 Ar.3,5 Sab.3,75 Sens.3,5 Cj.3,75
Vertida mostrou uma coloração âmbar acobreada, nebulosa e com um creme marfim de média formação e baixa persistência.
Aroma de strong ale. Bastante malte toffee, notas licorosas e lúpulos resinosos de pinho e terrosas. Ao fundo madeira, baunilha e caramelo bem tostado. Em segundo plano algum frescor com frutas vermelhas e notas cítricas.
Na boca a sequência se repete. Malte doce na base (toffee e caramelo tostado). Doce de laranja, baunilha, frutas vermelhas e notas frescas de grapefruit. O álcool está presente esquentando a degustação com um final amargo, picante e resinoso. Aftertaste profundo e persistente com doce de laranja, resina de lúpulo e madeira.
Corpo denso e carbonatação média/baixa.
No conjunto uma cerveja potente e agressiva mas extremamente saborosa.
Detalhes
Estava bem curioso para provar essa Dogfish. Após 1 ano de garrafa ela mostrou-se assim:
Ambar com leve turbidez, espuma de formação baixa mas bem persistente. Aroma equilibrado entre malte e lúpulo, caramelo, toques cítrcos, álcool é perceptível quando esquenta e tem um toque de baunilha, o conjunto adocicado é bem intenso. Na boca ela é densa, levemente untuosa, doce mas com amargor presente e no aftertaste o álcool é aquecedor. Muito saborosa, para mim muito mais uma old ale com adição extra de lúpulos do que uma IPA. A madeira apareceu de forma sutil, esperava mais dessa característica, embora contribuiu para o conjunto dando complexidade. De qualquer maneira é uma bela cerveja.
www.panelademalte.blogspot.com
Na taça, essa Burton Baton da Dogfish Head mostrou-se (mais uma vez) uma belíssima criação da cervejaria. Sua coloração é marrom, densa, em um tom castanho ligeiramente opaco. Realmente, a cerveja é repleta de sedimentos e com uma faceta fosca. Não apresenta efervescência. No entanto, forma uma camada curta de espuma clara muito consistente, cremosa e com microscópicas bolhas. Permanência simplesmente excelente, bem demorada, mesmo não sendo muito espessa. Deixa bastante lacing nas laterais.
No aroma, a mensagem que ela transmite é de muita potência e de excessiva personalidade. Forte em malte, forte em álcool, e - um pouco mais relegada a segundo plano - forte também em lúpulo. Complexidade muito elevada, com uma variedade imensa de notas: pão tostado, biscoito, caramelo/toffee/butterscotch, amadeirado/carvalho/defumado, castanhas/amêndoas, frutas secas/frutas cristalizadas, baunilha/açúcar mascavo, frutas vermelhas, berries. Do lado do lúpulo, que é herbal, terroso e cítrico, ocorrem sensações resinosas, de pellet (lúpulo cru) e, de forma mais moderada, notas frutadas de grapefruit, laranja/limão, pêras. Aroma que volatiza álcool muito facilmente e isso proporciona uma sensação vinosa muito intensa. Realmente fora do comum. Totalmente sem defeitos. Buquê extraordinário!!!
No paladar, ela é novamente muitíssimo intensa. Reúne sensações icônicas de malte (Old Ale) e lúpulo (DIPA). Há uma batalha entre citricidade e caramelizado, com leve tendência para a doçura. De forma marginal, estão amargor resinoso versus amadeirado/defumado. Cerveja muito frutada, mas com sensações espessas de condimentos como baunilha, noz moscada e canela. Ocorrem múltiplas pontadas de quentura alcoólica. Retrogosto seco, alcoólico, defumado e prolongado, com sensações de madeira/carvalho, malte maturado, butterscotch/bala de toffee, citricidade (doce de laranja, grapefruit). O corpo dessa cerveja é denso, viscoso, licoroso. A carbonatação é mediana e confere maciez e cremosidade. O álcool é realmente muito intenso, exagerado, mas apropriado para a proposta e confere algo a mais à complexidade. Drinkability definitivamente limitada. Com toda essa personalidade, a cerveja é muito pesada e demorada de se degustar. Enfim, ela é totalmente uma não-Session Beer.
Essa Burton Baton da Dogfish Head é um blend de duas Imperial IPA (possivelmente a 90 Minute IPA), uma nova e outra envelhecida em barril. O resultado é simplesmente fenomenal: uma mistura de Old Ale/Wood Aged Beer com uma Imperial IPA. O caráter maturado foi fortemente reforçado, enquanto que a faceta DIPA acabou sendo um pouco amortecida. Assim assim, é possível disfrutar de uma batalha entre malte maturado amadeirado e caramelizado contra um lúpulo bruto, rústico, resinoso e cítrico. Sem vencedor! Esse é um experimento que foi muitíssimo feliz. A cerveja merece degustação sem pensar duas vezes. Top de linha da cervejaria!
OBS: Degustei 2 vezes a Burton Baton. Inicialmente, fiz o relato desta degustação com uma Burton Baton envelhecida por 3 anos em coleção. Mais recentemente, pude degustar outra mais fresca, com 6 meses do ênvase. A impressão geral é que o envelhecimento favorece a faceta Old Ale do rótulo, enquanto que, tomar fresca/jovem, favorece o caráter DIPA/Imperial IPA (claro, pois lúpulo ainda está mais fresco e atuante). Recomendo a experiência.