A Founders Brewing Company é uma influente cervejaria americana estabelecida na cidade de Grand Rapids, estado de Michigan. Fundada em 1997 por uma dupla de amigos recém saídos da faculdade, acabou se tornando, ao longo do tempo, uma das mais importantes representantes da cena artesanal.
Em 2014, contudo, 30% da empresa foi adquirida pelo grupo espanhol Mahou-San Miguel. Isso fez com que ela não mais pudesse ser enquadrada como "cervejaria artesanal" de acordo com as regras norte-americanas.
Em 2019, outros 60% da empresa foram repassados para os espanhóis.
LIZARD OF KOZ (2016)
Imperial Stout com adição de mirtilos frescos, chocolate e baunilha (só a baunilha) maturada em barris de bourbon. Parte da linha "Backstage Series" (uma gama de rótulos experimentais esporádicos), foi especialmente desenvolvida pelo mestre-cervejeiro Jeremy Kosmicki em homenagem ao aniversário de sua irmã Liz.
* Apreciada em temperatura ambiente a 9º C.
Praticamente negra, na taça forma dois dedos de creme bege escuro de boa retenção.
O aroma bastante intenso destaca tanto a baunilha quanto algumas notas curiosas que lembram aquelas jujubas de cereja e anis. Chocolate, caramelo e um pouquinho de café com bourbon aparecem depois.
Ao paladar tem corpo alto e textura licorosa, com moderada carbonatação. Muita baunilha, bem como aquela pegada "candy" acentuada, remetendo à bala de cereja e anis, vêm sobre ondas carregadas por vigoroso e - quase - melado dulçor. Mais uma vez o chocolate, as sugestões de café e o toque de bourbon despontam somente em segundo plano. Álcool bem inserido. Um azedinho típico de bala 'Ice Kiss', somado a ligeira adstringência, cruza o final longo e doce, algo xaroposo. "Drinkability" verdadeiramente baixa.
O resultado é uma cerveja interessante, porém enjoativa de se tomar muito pura. À exemplo de um vinho do Porto, vejo nela potencial gastronômico - seja na harmonização com embutidos e queijos, castanhas ou sobremesas.
Servida no copo Spiegelau Stout apresentou coloração preta opaca com espuma marrom de baixa formação e boa persistência. No aroma temos baunilha, geleia de frutas escuras, ameixas em calda, chocolate, bourbon e brownie. Na boca as notas permanecem, complementadas por mirtilo, uvas escuras, figos em calda, nuances de vinho de Porto e amargor que equilibra bem a receita. Tem bom corpo, carbonatação amena e textura semelhante a de um vinho licoroso. Álcool muito bem inserido. Founders jamais decepciona.