Viagem cervejeira a Buenos Aires

Mais
15 anos 4 semanas atrás - 15 anos 3 semanas atrás #2691 por Fernando M Pacheco
Colegas,

Acabo de voltar de Buenos Aires, onde tive a oportunidade de realizar algumas aventuras cervejeiras junto de minha esposa.

O nosso ponto de partida para a exploração foi a seção de viagens aqui do Brejas e do blog da confraria argentina "Logia Cervecera" . No "Logia Cervecera" há inclusive um mapa muito útil para novos exploradores.

O primeiro bar que visitamos foi o "Buller Pub & Brewery" . É muito legal experimentar a degustação dos chopes locais, e muito em conta também. O pub tem mesas ao ar livre em frente para o famoso cemitério da Recoleta, que vem muito a calhar em dias quentes. Todas as cervejas são realmente boas e destaque vai para a Oktoberfest, muito maltada e refrescante. A decepção foi a Dry Stout, que apesar de ser muito aromática, estava com off-flavor bem aparente.

Na nossa rápida passagem pelo bairro de Palermo Viejo, tomei uma cerveja "Otro Mundo Golden Ale" no Prologo Bar. Uma ale suave bem razoável, que ajudou a espantar o calor e a digerir o picada de frios, que deixou muito a desejar.

Na noite seguinte, a aventura mais arriscada: ir conhecer o "Spangher" , no afastado bairro de Vila Urquiza. O "Spangher" se revelou um pequeno bar de bairro mantido pelo senhor Daniel Spanghero, que apesar da carranca portenha foi muito simpático. A cerveja do local foi apenas razoável, achei um tanto aguada e sem personalidade. Em compensação a picada de frios era de primeira linha.

Para terminar a noite, já a caminho do hotel, passamos pelo Gibraltar Bar, em San Telmo. Foi lá a surpresa cervejeira da viagem. Em uma torneira vintage, em que a pressão é feita à manivela, eles tiram o chope Kingston Scotch Ale, servido a mesma temperatura do porão. Muito corpo e lúpulo nesta cerveja cor de cobre e turva. Por 13 pesos, tive que tomar outra.

Na última noite fomos conhecer o "Cruzat Beer House". Como já disse o Confrade, aquela geladeira cheia de rótulos obscuros é uma tentação. Comecei experimentando um dos chopes da casa. Fui de American Pale Ale, e assim como a Dry Stout do Buller, o sabor de papelão dominou todos os outros sabores. Acho que dei azar. Para compensar pedi uma Gülmen Barley Wine e não me arrependo. Muito complexa, com início seco e depois um leve frutado, como de uvas passas.

A despedida de Buenos Aires foi no bar que mais gosto na cidade, o El Federal . Para mim este bar resume a experiência Porteña. Balcão e mobiliário antiqüíssimos e um cardápio extenso, com todos os standards da cultura botequeira local. Servem chope artesanal, que parece ser da marca Imperial. Tomei o colorado, mas não me perguntem qual o estilo dessa cerveja. Baixo amargor e carbonatação com final levemente adocicada. Era avermelhada e turva. Pode não ser o melhor chope da cidade, mas o cenário faz valer a pena cada gole.

Depois de alguns dias de muita cerveja em Buenos Aires posso dizer que a cultura cervejeira está muito bem estabelecida por lá. Ótimos bares com ótimas cervejas.
Para mim é impossível não comparar com São Paulo. Não sei se é por uma questão cultural, nacionalista ou apenas econômica, mas tive a impressão que por lá a cultura cervejeira está muito mais voltada à produção local, diferente daqui onde valorizamos bastante os rótulos importados. Em Buenos Aires é muito mais fácil achar bares que vendem cervejas especiais locais do que é em São Paulo. Já os bares, enquanto aqui eles esbanjam requinte, por lá sobram em personalidade.
Ultima edição: 15 anos 3 semanas atrás por Fernando M Pacheco.
Mais
15 anos 3 semanas atrás #2714 por Fernando M Pacheco
Esqueci de colocar o link para o meu blog de viagens "Primavera em Barcelona" .

Logo mais as fotos da viagem a Buenos Aires e das cervejas também estarão on-line.
Mais
15 anos 3 semanas atrás #2727 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Viagem cervejeira a Buenos Aires
FALTOU O PUB ANTARES

Fui em maio e como fui comemorando os 30 anos de casamento dos meus pais naum tive tempo habil de fazer muitas periecias cervejeiras. MAs o bullers e o ANtares me disseram que era IMPERDIVEL.

Conferi os dois e naum me arrependi.
Assim que tiver tempo posto um texto sobre o anteres e algumas fotos.
Mas as 8 variedades de chope da casa valeram muito a pena, e ainda trouxe uma unidade de cada cerveja na versão garrafa para degustar aqui no Brasil.

Agora a proxima quero ir para bariloche, falam que lá tem cerveja artezanal de penca
Mais
15 anos 3 semanas atrás #2793 por Fernando M Pacheco
É verdade Renato,

faltou irmos ao Antares. Mas isso não quer dizer que eu não tenha experimentado a cerveja Antares. A verdade é que as cervejas Antares são relativamente fáceis de encontrar nos bares de Buenos Aires. Logo na nossa primeira noite tomei um chope Antares Kölsch em algum bar de San Telmo. Tinha uma cor clara e aparencia turva, sabor seco porém leve e refrescante.
Mais
15 anos 3 semanas atrás #2846 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Viagem cervejeira a Buenos Aires
Opa pelo se conehceu a marca já valeu

O pub em si eh muito legal, e possui uma variedade de 8 chopes e 6 garrafas. Depois posto aqui no seu post mesmo alguns comentarios e fotos
Mais
15 anos 2 semanas atrás #3119 por Pedro Fraga
Também não fui no bar da Antares (e me decepcionei um pouco com a Buller), mas recomendo por lá mesmo é o Kingston no Gibraltar e se arriscar nas garrafas no Prologo e no Cruzat.

E no Cervelar, onde não fui mas sei que é a melhor opção pra comprar umas artesanais pra levar pra casa.
Tempo para a criação da página:0.497 segundos