Primeira brassagem, o que esperar?

Mais
10 anos 3 semanas atrás #58203 por Excluido Excluido
Voce pode tambem ter convertido o amido em acucares não fermentaveis, pela temperatura mais elevada, ai a cerveja vai ficar mais doce...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo CR
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58204 por Gustavo Silva
Mas mesmo deixando a 72°C (que ativaria praticamente só a alfa-amilase) pelo menos 65% dos açúcares serão fermentáveis pelos fermentos mais fracos. Então acho que ainda vai descer bastante essa densidade.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58207 por Marcelo Vodovoz
bom, parece que sua apa vai virar uma double ipa, aconteceu algo parecido comigo na minha primeira brassagem. nao considero tão fácil assim de contaminar uma breja. aconteceu comigo uma vez pois nao sabia como limpar o fermentador(desmontar todas as peças) de uma brassagem pra outra.
Mais
10 anos 3 semanas atrás - 10 anos 3 semanas atrás #58209 por Rodrigo CR
Gustavo, quando falei que a temperatura subiu, acredito que tenha passado até de 84º! Como falei, a sonda ficou realmente mais na superfície, e cada vez que eu a mudava o valor era outro, então fiquei realmente perdido.

Bom, pelos comentários estou até animado pra ver o resultado! :lol:

Vou acompanhar a fermentação até que se encerre e posto aqui os valores finais.

Valeu!
Ultima edição: 10 anos 3 semanas atrás por Rodrigo CR.
Mais
10 anos 2 semanas atrás #58359 por Rodrigo CR
Pessoal, medi a FG novamente ontem (7 dias de fermentação) e deu 1.034, hoje deu novamente o mesmo. Creio que esteja pronto para maturar, certo? O ABV ficou então 6,3% (é necessário medir novamente em alguma outra etapa?). Próximo fim de semana vou fazer novamente a mesma receita, usando mais água para ver ser consigo os valores esperados e tomando os devidos cuidados com o equipamento. Valeu!
Mais
10 anos 2 semanas atrás - 10 anos 2 semanas atrás #58361 por Gustavo Silva
Bah, 1,034 é difícil de chegar, eu nunca consegui, haha. E de 1,082 pra 1,034 dá pouco mais de 58% de atenuação.

Mas uma dica: guarde algumas garrafas dessa cerveja pra tomar daqui um ano (se for possível), pois com essa FG ela vai ficar legal depois de um tempo.
Ultima edição: 10 anos 2 semanas atrás por Gustavo Silva.
Tempo para a criação da página:0.431 segundos