Envasei as cervejas hoje (domingo). Aproveitei para experimentar um pouco e ficou melhor do que eu esperava! É claro que não ficou no estilo (APA), achei que estava mais para uma belgian golden ale, tanto pelo corpo quanto pelo sabor. Não houve um dulçor exagerado, ficou equilibrada, mas não identifiquei tanto o lúpulo qto esperava - e isso me deixou curioso, alguém sabe o motivo? O álcool também não ficou evidente, assim como não identifiquei a adstringência q esperava.
E o tempo para o priming, acham que já dá pra gelar a primeira garrafa a partir de sexta ou é melhor esperar mais?
Ontem fiz minha segunda brassagem, a mesma receita. Acho que dessa vez acertei mais na temperatura, apesar de não me sentir totalmente seguro. Em um determinado momento coloquei o sensor do termômetro digital junto com o termômetro de brassagem (inconterm), e a diferença entre os dois era de uns 5ºC (o digital marcava mais).
Mas acredito que a temperatura em nenhum momento passou dos 80ºC como a primeira. No fim da fervura eu medi a OG e estava em 1.070 (a receita indicava 1.051), daí eu acrescentei mais 1 litro de água (temperatura similar - foi o máximo que a panela permitiu) e ficou em 1.065. Foi coerente fazer isso? Eu na hora tentei usar o Beersmith para saber qto de água eu deveria diluir o mosto para chegar na OG esperada e não encontrei onde fazer isso, é possível?
Abs