Primeira brassagem, o que esperar?

Mais
10 anos 3 semanas atrás - 10 anos 2 semanas atrás #58184 por Rodrigo CR
Pessoal, domingo fiz minha primeira brassagem (5 litros) e estava com um termômetro de sonda apenas, acabou que não consegui controlar a temperatura e passou do limite - pois, ainda que fosse no fogão, a chama estava muito forte e percebi que o termômetro não media com precisão, demorava para atualizar, etc.

Bom, já estou providenciando um termômetro melhor (do modelo mais utilizado), mas como eu não tinha mais malte em casa, resolvi levar adiante e completar todo o processo para que na próxima eu já tenha essa experiência inicial e não me depare com outra imprevisibilidade.

O fato é que fiz uma American Pale Ale (malte pale ale, cascade e US 05). Com 1 hr fiz o teste do Iodo e, como esperado, não havia mais amido. Minha OG ficou em 1082. 2 dias de fermentação, medi agora e a FG está em 1054 (já feita a correção de refratômetro, que mediu originalmente 1065).

Usei uma ABV calculator ( www.brewersfriend.com/abv-calculator/ ) e caso a fermentação cesse (medirei novamente amanhã), eu teria 3,81%. Fora esse baixo ABV, gostaria de saber o que esperar da cerveja no fim do processo, quais possíveis defeitos certamente encontrarei. Imagino que azeda ela não estará, pois isso seria proveniente apenas de contaminação. Estou certo? Caso ela esteja azeda é porque eu terei falhado na sanitização em alguma etapa?

Valeu!
Ultima edição: 10 anos 2 semanas atrás por Rodrigo CR.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58192 por Marcelo Vodovoz
caramba, 1.082?? é bastante coisa, esse alcool vai subir e muito se vc conseguir levar a fermentação até o final. vc levou 5 litros pro fermentador mesmo? como foi a lupulagem?

sobre azedar, é pq contaminou mesmo. vc já experimentou?

de qqer jeito tenha paciencia e espere mais uns 4 ou 5 dias pra analisar tudo isso....
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo CR
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58193 por Excluido Excluido
Cara, quando de malte voce usou pra chegar em 1.082??
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58194 por Rodrigo CR
1,6kg de malte. Comecei com 4,5l e acrescentei 2,5l após a recirculação. Como falei, com o fogo alto deve ter evaporado em excesso.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58198 por Gustavo Silva
E quantos litros deu no final da fervura?

Sobre o termômetro, eu acho melhor usar aqueles de mercúrio que mede de -10°C a 150°C, pois ele é grande e ajuda pra medir a temperatura mais pro fundo da panela.

E azedar a cerveja é uma coisa difícil de acontecer. Até hoje comigo só consegui fazer isso com um hidromel, mas foi por falta de nutrientes, não sanitização.
Mais
10 anos 3 semanas atrás - 10 anos 3 semanas atrás #58202 por Rodrigo CR
A lupulagem foram 3 de 5gr (início da fervura, 30min e 5min).

O termômetro novo que comprei foi esse: loja.tecnoferramentas.com.br/termometros...5mm-incoterm-5135/p# Estou aguardando chegar.

Pro fermentador foram uns 3,6 litros, o que eu esperava mesmo... Bom, isso quer dizer que ela ficou densa demais? Será muito encorpada, é isso?

Mas não entendo, se houve um "mash out" precipitado, certamente pouco amido foi convertido em açúcar e cessou a conversão muito cedo, ou seja, eu tenho menos açúcares do que deveria e consequentemente menos conversão em álcool ocorrerá, não é isso?

Não experimentei não, acho que só o farei no final de todo o processo mesmo. O que estou esperando é uma alta adstringência por conta da liberação de taninos - o que eu queria saber mesmo é se haverá outros defeitos.
Ultima edição: 10 anos 3 semanas atrás por Rodrigo CR.
Tempo para a criação da página:0.369 segundos