Pessoal, domingo fiz minha primeira brassagem (5 litros) e estava com um termômetro de sonda apenas, acabou que não consegui controlar a temperatura e passou do limite - pois, ainda que fosse no fogão, a chama estava muito forte e percebi que o termômetro não media com precisão, demorava para atualizar, etc.
Bom, já estou providenciando um termômetro melhor (do modelo mais utilizado), mas como eu não tinha mais malte em casa, resolvi levar adiante e completar todo o processo para que na próxima eu já tenha essa experiência inicial e não me depare com outra imprevisibilidade.
O fato é que fiz uma American Pale Ale (malte pale ale, cascade e US 05). Com 1 hr fiz o teste do Iodo e, como esperado, não havia mais amido. Minha OG ficou em 1082. 2 dias de fermentação, medi agora e a FG está em 1054 (já feita a correção de refratômetro, que mediu originalmente 1065).
Usei uma ABV calculator (
www.brewersfriend.com/abv-calculator/
) e caso a fermentação cesse (medirei novamente amanhã), eu teria 3,81%. Fora esse baixo ABV, gostaria de saber o que esperar da cerveja no fim do processo, quais possíveis defeitos certamente encontrarei. Imagino que azeda ela não estará, pois isso seria proveniente apenas de contaminação. Estou certo? Caso ela esteja azeda é porque eu terei falhado na sanitização em alguma etapa?
Valeu!