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Ricardo Martins Sangion escreveu:
Igor Garcia Pereira escreveu: Obrigado pela resposta.
Entretanto, com a sua explicação, continuei com a impressão de que o grande problema não é que o bar não pode oferecer preços melhores, o problema é que o vocês não querem, porque, resumindo o que você disse, daria mais trabalho atender mais clientes do que atualmente. O que provavelmente não é um problema no momento porque o bar tem uma clientela adequada que garante o funcionamento do bar.
Igor, deixa apenas corrigir algumas palavras usadas:
"problema é que o vocês não querem" - nao é que a gente nao quer, mas sim que a gente nao pode, pura matematica.
"daria mais trabalho atender mais clientes do que atualmente" - o correto é falar que daria mais despesas e nao trabalho, porque de trabalho a gente nao tem medo, veja por exemplo todo o investimento que fazemos aqui no site e na cultura cervejeira como um todo.
Entrando um pouco mais nos detalhes:
Existe um conceito de Financas chamado "margem de contribuicao", e é sobre ele que me refiro quando falo que vender mais nao necessariamente significa ter mais lucro. Nao vou descreve-la pois acredito que esta muito bem feito aqui, aos leitores que tiverem interesse: pt.wikipedia.org/wiki/Margem_de_contribui%C3%A7%C3%A3o
Quando voce aumenta as vendas sem aumentar os gastos alem do CMV (custo da mercadoria vendida), voce tem mais lucro.
Quando voce aumenta as vendas e isso gera aumento de despesas variaveis, como mao de obra e energia, e tambem de custos fixos, como necessidade de ampliacao do espaco, voce tem que rever toda a composicao financeira do negocio. O que era lucrativo antes, apos a expansao, pode ser deficitario.
Muitos negocios nao tem a opcao de crescer um pouco pois isso demanda novos funcionarios e novos investimentos, e o aumento de vendas nao e' consideravel o suficiente para cobrir os novos custos. A solucao seria ou crescer muito, ou nao crescer. No caso do Brejas, isso acontece. Se eu faco uma promocao na quinta-feira, como a Quinta-Eisenbahn, ofereco um produto que chega com o mesmo CMV, porem com um preco pela metade, com uma marge de lucro muito baixa. Porem, tenho que contratar extras na mao de obra de atendimento e as vezes tambem no caixa, o que aumenta meu custo variavel daquele dia. Se a conta for mal feita ou se chover e nao aparecer o numero de clientes que eu esperava, meu custo continua o mesmo e terei prejuizo na noite.
Enquanto eu conseguir aumentar a frequencia e permanencia, sem impactar meus custos, consigo mexer em preco pra atingir o ponto ideal.
Isso pq estamos falando apenas de despersas variaveis e custo de mercadoria, nao estamos falando da imensa lista de outros desembolsos que muita gente nao sabe ou nao lembra que um estabelecimento comercial e um bar tem que pagar. Impostos, taxas, manutencoes obrigatorias para ficar dentro da lei, seguros, contas de luz, agua, gas, telefone, TV a cabo, seguranca, sistema de informatica, reposicao de copos quebrados e furtados e assim vai.
Igor Garcia Pereira escreveu: @Alexandre: Não sei se a mensagem foi direcionada pra mim mas só queria dizer que eu tenho experiência na área. Fui gerente de um restaurante nos EUA por 5 anos. Sei que a realidade no Brasil não é mesma mas o princípio é basicamente o mesmo.
E como você mesmo disse, mudemos de assunto. Desculpem o incômodo.
Ricardo Martins Sangion escreveu: lembrando que 2 dolares = R$ 5,00
o preco de la nao tem imposto na etiqueta, so no caixa, que varia de 5 a 8%.
Aqui a grande diferenca é que, mesmo custando os mesmos 5 reais, a cerveja ganha uns 40% de imposto e vai pra R$ 7,00 ou mais, que são precos que encontramos em supermercados pras cervejas de 355ml de cervejarias um pouco maiores, como Bamberg e Eisenbahn, portanto nao estamos falando de nenhuma grande diferenca.
Isso não explica por que mesmo antes da Eisenbahn ser vendida pra Kirin ela já tinha os preços que tem sem ter um terço da distribuição que tem hoje e que a Baden-Baden por exemplo, apesar de também ter sido comprada pela mesma empresa não tem o preço tão baixo quanto a Eisenbahn.Alexandre LC escreveu: Por isso nao vemos cerveja de micro por menos de R$10,00 na prateleira. A Eisenbahn (BrasilKirin na verdade) só consegue preços menores (<R$6,00 em quase todos) porque produz em larguissima escala, fora o fato de terem um baita GORDURA pra gastar.
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