Até que ponto uma cerveja é "artesanal"?

Mais
15 anos 4 meses atrás #930 por João Sperb
Equipamento e dados numéricos não querem dizer nada qndo qremos definir "artesanal" para a cervejaria. Artesanal, no contexto da nossa discussão é, nada mais nada menos, que algo feito com carinho, com atenção, com supervisão direta de quem entende.Ou assim deveria ser.
Hoje artesanal virou uma palavra boa para o marketing de empresas, algumas dizendo que são artesanais e na verdade só mudam o rótulo, outras até melhoram, e muito, sua qualidade, mas a produção de artesanal n tem nada!
A eisenbahn é uma fábrica que para mim está bem no meio, é a linha divisória entre artesanais e industriais. A fábrica não é grande, mas os equipamentos são modernos. Ela distribui para o país todo, mas só tem 1 fábrica e produz cerveja de altíssima qualidade, com diversos tipos.
Talvez eu não tenha chego a uma conclusão da minha idéia, mas pelo menos é assim que eu enxergo uma cervejaria como artesanal.
p.s: Se a cervejaria possuir um bar com a fábrica no fundo, onde as chopeiras recebem chope direto da fonte, isso é algo que conta pontos na hora de pensar em algo "artesanal".
Mais
15 anos 4 meses atrás #932 por NNMFKZTRKSJ - 13
Eu penso que o mais certo seria denominar as cervejarias apenas como micro ou macro, dependendo da capacidade de produção. Existem grandes cervejarias pelo mundo que fazem excelentes cervejas, assim como pequenas que fazem cerveja de gosto duvidoso. Pra mim, a palavra artesanal se encaixaria melhor no caso de um cervejeiro caseiro que tenta vender sua produção, mas é minha opinião.

Quanto aos rótulos "cerveja gourmet" e "cerveja especial", acho o primeiro bobo e o segundo se enquadra em cervejas únicas que não podem ser classificadas em um dos estilos existentes.
Mais
15 anos 4 meses atrás #950 por Alexandre Almeida Marcussi
Mas NNMFKZTRKSJ - 13 (que nome!), até onde entendo esse bizantino vocabulário, "cerveja especial" é a denominação genérica de um segmento do mercado cervejeiro. O mercado cervejeiro pode ser dividido em cervejas populares, cervejas premium (Heineken, Kaiser Gold, Serramalte etc.), cervejas super-premium (Stella Artois, Petra etc.) e cervejas especiais, que são todas mais caras que uma super-premium, tanto artesanais nacionais quanto importadas. Agora, "cerveja gourmet" eu só vi, até hoje, nos rótulos da Baden Baden. Acho uma denominação um pouco pedante.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 4 meses atrás #967 por Alexandre Bamberg
Podemos notar a dificuldade nesta definição do artesanal, mas uma coisa vem predominando, a subjetividade. No livro Brew Like a Monk, o autor diz algo sobre artesanal se referindo que depende muito da boa vontade de quem faz a cerveja, é mais ou menos isto.
O que se subentende pelo artesanal é que tenha uma qualidade superior, seja feito por ser humano, e que devido alguns quesitos técnicos, quem esta comandando o equipamento tenha influencia no produto final.
Mas, como o consumidor vai saber disto? é difícil.
A frase preferida minha para definir cerveja artesanal é: A cerveja feita pelo cervejeiro e não pelo departamento de marketing (Randy Mosher).
Mais
15 anos 4 meses atrás #969 por Anderson Martins
Alexandre Bamberg escreveu:

A frase preferida minha para definir cerveja artesanal é: A cerveja feita pelo cervejeiro e não pelo departamento de marketing (Randy Mosher).

Essa frase matou a pau!!!!

Mudei até meu conceito.... :laugh:
Mais
15 anos 4 meses atrás #979 por João Sperb
essa frase é uma luz nessa discussao...heheheh realmente, pois nada mais correto que algo artesanal seja feito por um artesão, que no caso da cerveja é ninguém mais e nem menos que o mestre cervejeiro. Quando esse cara ta envolvido de corpo e alma no processo, a qualidade dificilmente ira ser baixa.
Mas qndo a fábrica torna-se demasiada grande, onde interesses monetarios superam os interesses pela qualidade...bem ai todos sabem o que acontece!
Tempo para a criação da página:0.451 segundos