Equipamento e dados numéricos não querem dizer nada qndo qremos definir "artesanal" para a cervejaria. Artesanal, no contexto da nossa discussão é, nada mais nada menos, que algo feito com carinho, com atenção, com supervisão direta de quem entende.Ou assim deveria ser.
Hoje artesanal virou uma palavra boa para o marketing de empresas, algumas dizendo que são artesanais e na verdade só mudam o rótulo, outras até melhoram, e muito, sua qualidade, mas a produção de artesanal n tem nada!
A eisenbahn é uma fábrica que para mim está bem no meio, é a linha divisória entre artesanais e industriais. A fábrica não é grande, mas os equipamentos são modernos. Ela distribui para o país todo, mas só tem 1 fábrica e produz cerveja de altíssima qualidade, com diversos tipos.
Talvez eu não tenha chego a uma conclusão da minha idéia, mas pelo menos é assim que eu enxergo uma cervejaria como artesanal.
p.s: Se a cervejaria possuir um bar com a fábrica no fundo, onde as chopeiras recebem chope direto da fonte, isso é algo que conta pontos na hora de pensar em algo "artesanal".