Até que ponto uma cerveja é "artesanal"?

Mais
15 anos 1 mês atrás #982 por Alexandre Almeida Marcussi
Pois é, mas vamos pensar na recente entrevista do mestre-cervejeiro da Áustria ao Pão e Cerveja. Na entrevista, ele disse que a primeira receita, que tinha sido bolada por um mestre-cervejeiro austríaco, não ia dar certo porque não estava adequada às preferências do mercado nacional. Depois, ele elaborou receitas que ele entendeu serem mais adequadas ao mercado. Ou seja, foi o mestre-cervejeiro quem bolou a receita, mas ele o fez pensando no mercado. E aí, nesse caso a cerveja é "do mestre cervejeiro" ou "do departamento de marketing"?

Acho que essas dicotomias preto-no-branco não cabem muito. São boas palavras de ordem, sintetizam o espírito de um movimento, mas nem sempre retratam fielmente a realidade. Até porque o mercado é bem variado. Mesmo uma microcervejaria precisa estar atentar às demandas do seu mercado (ou seja, o público consumidor de cervejas artesanais) antes de lançar um produto com este ou aquele perfil. Pensemos no pessoal do Biertruppe, que lançou a sua Saint Nicholas em parte porque não havia, à época, uma blonde belga nacional. E dizer que as cervejas da Biertruppe não são artesanais é forçar bem a barra, a meu entender.

Não podemos ter uma visão muito romântica das cervejas artesanais. Elas formam (ou melhor, estão consolidando) um mercado como qualquer outro, e um mercado em expansão. O seu público (ou seja, nós) tem demandas e espera mais ver produtos com este ou aquele perfil. Cria-se mais antecipação sobre certos lançamentos do que sobre outros. Nenhuma micro-cervejaria pode arriscar jogar dinheiro fora, então é natural que leve em conta as nossas demandas e preferências. Acho que isso de antagonizar micro cervejarias que produzem por idealismo e macro cervearias que produzem por lucro é sintoma de um mercado que ainda é imaturo e está se desenvolvendo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 1 mês atrás #1011 por Alexandre Bamberg
Excelente a discussão, quando achavamos que estavamos no caminho o Alexandre deu um bom exemplo, acho que neste caso, quando o cervejeiro faz o que agrada a maioria, ele ta olhando o mercado como as pesquisas de marketing indicam, cerveja leve, sem lúpulo, alta carbonatação, tudo bem você abrir mão em alguns critérios pra fazer a sua lager clara, pois a cervejaria precisa pagar as contas, mas daí por caramelo em uma schwarz, fazer uma weizen com 20% de malte de trigo pra ficar mais leve, ou levar a pilsen ao extremo da leveza com 3,5% de alcool, isto é perigoso, isto é o conceito errado do artesanal, pois uma cervejaria não fica rica vendendo Rauch, Trippel, Barley wine, então já que é pra vender pra nichos vamos seguir o que determina o estilo. Quero deixar claro que não to me referindo ao cervejeiro citado pelo Alexandre, é comum vermos bock com açúcar, "artesanais" com antioxidante, conservantes, etc.
Estamos num momento onde as "artesanais" estão fazendo muito barulho, e acaba crescendo os olhos dos "investidores", porém, o lucro de uma microcervejaria é muito baixo, pois todas são muito pequenas.
Poucas as vezes repeti uma fórmula de nossas cervejas, atualmente apenas a Pilsen é a mesma faz uns 6 meses, todas as outras mudo alguns detalhes, sempre estes são com o intuito de melhorar a qualidade e sempre geram um custo maior no final, porém, eu quero chegar no final de semana e tomar a cerveja que eu fiz e ter conciencia de que naquele dia era o melhor que eu sabia fazer.
Gostaria de fazer uma observação final, to comentando no forum como consumidor e quem gosta de cerveja, é a pessoa Alexandre e não a empresa, como achava anti-ético julga-las agora posso participar do forum.
Mais
15 anos 1 mês atrás #1028 por Mauricio Beltramelli
Gostaria de destacar uma frase do Alexandre, que comentou acima:

"Eu quero chegar no final de semana e tomar a cerveja que eu fiz e ter conciencia de que naquele dia era o melhor que eu sabia fazer."

Essa frase diz muito sobre o "espírito" das artesanais.
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #1029 por David Figueira
Alexandre, sua participação aqui so enriquesse esse forum!
E como um consumidor de altissimo nível, continue nos presenteando com seus posts :)

Voltando ao ponto do tópico. A discussão volta até na questão do que somos. La no vídeo que estamos fazendo (o I´m a homebrewer) surgiu o ponto: Vamos falar que somos cervejeiros caseiros ou artesanais? Foram vários posts a respeito e tal e ai uns acham que de um jeito fica melhor outros de outro...
Talvez hj, com o crescimento das "cervejas especiais" é chegado o momento de separamos a cevada do milho hehehe. Cervejarias como Bamberg, Colorado, Falke e etc, eu considero artesanais pelo volume que praticam e pelo dedicação a usar fórmulas "puras" na preparação das cervejas, respeitando estilos e etc.
A partir de um certo volume, de aditivos e etc...para mim perde o encanto e não posso mais considerar como artesanais, e aqui me atrevo a citar Baden Baden, Devassa e até a Eisenbahn. São cervejarias industriais com cervejas especiais, mas não mais artesanais!

E agora com o barulho todo das cervejas especiais vai pipocar cervejarias de qualidade duvidosa. É aqui que deveria haver uma especie de selo para qualificar uma cerveja como artesanal ou não. Aqui entraria uma selo de uma Acerva Nacional!!

Bom, mas essa é só minha opinião.

Grande Abraço
David
www.lamasbier.com.br
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por David Figueira.
Mais
15 anos 1 mês atrás #1040 por Luiz Gavioli
Por definição, algo artesanal é feito por um artesão. Artesão é definido como a pessoa que detem controle total sobre o processo produtivo. Desde a obtenção da matéria-prima até a venda para o consumidor final. Algumas definições mais espartanas dizem que o artesão tem que produzir até as próprias ferramentas. Seguindo essas definições, é bem difícil alguém ser realmente um artesão.

No entanto, não encontro outra palavra que defina melhor o que fazemos em nossas casas. O termo "cerveja caseira" dá um ar de algo feito sem esmero, sem o devido capricho e preocupação com a qualidade. Cerveja artesanal dá ao glorioso líquido mais prestígio.

Porém, acho que qualquer cerveja feita em qualquer indústria não é artesanal, é cerveja. Cerveja muito boa em alguns casos.

Qualquer nome que venha depois da cerveja é um estereótipo apenas. Cerveja é cerveja e devia ser separada apenas em ótima, boa e imprestável. E isso ainda varia de paladar para paladar.
Mais
15 anos 1 mês atrás #1041 por NNMFKZTRKSJ - 13
Alexandre Marcussi escreveu:

Mas NNMFKZTRKSJ - 13 (que nome!), até onde entendo esse bizantino vocabulário, "cerveja especial" é a denominação genérica de um segmento do mercado cervejeiro. O mercado cervejeiro pode ser dividido em cervejas populares, cervejas premium (Heineken, Kaiser Gold, Serramalte etc.), cervejas super-premium (Stella Artois, Petra etc.) e cervejas especiais, que são todas mais caras que uma super-premium, tanto artesanais nacionais quanto importadas. Agora, "cerveja gourmet" eu só vi, até hoje, nos rótulos da Baden Baden. Acho uma denominação um pouco pedante.

Mas para mim o termo especial caberia melhor em uma cerveja com personalidade e diferenciais, que se destaca das demais, e não ao simples fato de ser mais cara.
Tempo para a criação da página:0.366 segundos