Excelente a discussão, quando achavamos que estavamos no caminho o Alexandre deu um bom exemplo, acho que neste caso, quando o cervejeiro faz o que agrada a maioria, ele ta olhando o mercado como as pesquisas de marketing indicam, cerveja leve, sem lúpulo, alta carbonatação, tudo bem você abrir mão em alguns critérios pra fazer a sua lager clara, pois a cervejaria precisa pagar as contas, mas daí por caramelo em uma schwarz, fazer uma weizen com 20% de malte de trigo pra ficar mais leve, ou levar a pilsen ao extremo da leveza com 3,5% de alcool, isto é perigoso, isto é o conceito errado do artesanal, pois uma cervejaria não fica rica vendendo Rauch, Trippel, Barley wine, então já que é pra vender pra nichos vamos seguir o que determina o estilo. Quero deixar claro que não to me referindo ao cervejeiro citado pelo Alexandre, é comum vermos bock com açúcar, "artesanais" com antioxidante, conservantes, etc.
Estamos num momento onde as "artesanais" estão fazendo muito barulho, e acaba crescendo os olhos dos "investidores", porém, o lucro de uma microcervejaria é muito baixo, pois todas são muito pequenas.
Poucas as vezes repeti uma fórmula de nossas cervejas, atualmente apenas a Pilsen é a mesma faz uns 6 meses, todas as outras mudo alguns detalhes, sempre estes são com o intuito de melhorar a qualidade e sempre geram um custo maior no final, porém, eu quero chegar no final de semana e tomar a cerveja que eu fiz e ter conciencia de que naquele dia era o melhor que eu sabia fazer.
Gostaria de fazer uma observação final, to comentando no forum como consumidor e quem gosta de cerveja, é a pessoa Alexandre e não a empresa, como achava anti-ético julga-las agora posso participar do forum.