Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Mais
9 anos 10 meses atrás #63178 por Alexandre Almeida Marcussi
Todo mundo que tem um mínimo de bom-senso está batendo faz muito tempo na mesma tecla: ou o mercado microcervejeiro brasileiro muda a estrutura, ou vai ser engolido pelos players grandes que quiserem entrar pra valer na brincadeira. Isso requer uma série de mudanças: nos produtores, nos importadores, na estrutura fiscal e de distribuição, no comportamento do consumidor. Mas é necessário, porque já estava todo mundo dizendo: no dia em que aparecer alguém disposto a vender cerveja pela metade do preço praticado no mercado, a coisa vai arrebentar. Mas nem todos os produtores estão dando ouvidos.

É um sintoma muito desagradável o fato de que uma promoção de uma rede de varejo consiga ameaçar desestabilizar um mercado inteiro. Sinal de que tem alguma coisa errada nesse mercado.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
9 anos 10 meses atrás #63188 por Pedro Fraga
Assinando embaixo do Marcussi.
Mais
9 anos 10 meses atrás #63193 por Nadson Costa
Caríssimos!

Sou da vertente que defende toda e qualquer ação pro consumidor. A solução do problema não está em boicotar o PdA ou qualquer rede semelhante, a solução está em dar melhores condições aos pequenos produtores para que estes sim tenham condição de concorrer com o produto deles em qualquer mercado cervejeiro.

Promoções como as que vemos no PdA são extremamente louváveis por conta de que elas acabam demonstrando ao consumidor que sim, é possível beber com qualidade sem ter que pagar extremamente caro por isso. Tudo acaba desaguando numa questão cultural onde as pessoas sempre alegam que cerveja especial é cerveja cara. Exatamente pelo fato de baratear esse tipo de produto é que o consumidor acaba abrindo os próprios olhos para novas opções e então vai inclusive estimula-lo a entrar nesse mundo e efetivamente chegar aos produtos produzidos pelos pequenos produtores.

Enfim, entendo que a solução do problema mora em buscar dar melhores condições aos pequenos produtores para que então eles possam concorrer em nível de igualdade ou semelhança com as grandes redes.
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #63196 por Gustavo Scherer
Discordo de quem não acha nocivo.
Uma grande empresa tem um mix de produtos variados para suportar uma campanha de descontos de cervejas como essa. Eles aplicam margem mínima ou prejuízo na venda de um produto que sempre é compensado com aumento de produtos de outra gôndola. Uma loja de cervejas trabalha com um tipo de produto: cervejas. Como fazer fechar a conta?
Uma grande empresa tem volume de compras 50x maior que uma loja de cervejas do seu bairro. Enquanto os caras compram 50 cx de um rótulo, a loja de cervejas do seu bairro compra 1cx para compor a prateleira de 200 rótulos. Quem vocês acham que ganham maior prazo ou desconto na compra?

Então acho que essas promoções do PDA só sao boas para o cliente, não para o ponto de venda(que tem mão de obra qualificada, faz pesquisa de rótulos novos, paga um aluguel mais alto por m2 que um supermercado)

Por outro lado, uma cervejaria/importadora vendendo centenas de caixas para atender ao supermercado é o sonho de qualquer um.
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Gustavo Scherer.
Mais
9 anos 10 meses atrás #63204 por Nadson Costa
Muito complicado aderir a esse apelo dos pequenos produtores... "se você curte cerveja artesanal, não compre cerveja no Pão de açúcar hoje".

Eu que sou de Aracaju, faço o que?

Compro cerveja artesanal/especial pela internet e pago R$ 20,00 de frete?

Ou vou ali no PdA e satisfaço minha vontade de tomar uma cerveja decente?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Damiao Damiao
Mais
9 anos 10 meses atrás #63207 por Damiao Damiao
Falou tudo!

E outra, lei de mercado é lei de mercado. Se os caras nao estao fazendo dumping, a promocao é legitima!

Isso vem de produtores que vendem caculinha just another IPA a 20 pila. Nao pago mesmo! Tem um monte de micro que vende caculinha a 7/9 pila!! Porque alguns descolados vendem a 20?

Nao me desce caçulinha a 20. Nunca vai descer.
Tempo para a criação da página:0.473 segundos