Gustavo Guedes escreveu: Práticas de vender um produto ao preço de custo ou mais barato que custo são conhecidas no comércio em geral como "dumping", e servem nada mais nada menos que para eliminar a concorrência, players menores: microcervejarias, empórios, lojas especializadas. Todos esses sofrem com essas promoções avassaladoras.
E você: o que pensa das promoções? Boas ou nocivas?
Excelente discussão, Guedes, obrigado!
Discordo que essas promoções do PdA e do Carrefour sejam Dumping pura e simplesmente. Para MIM, essa estratégia dos grandes pdvs tem como objetivos principais:
# Reforçar a identidade da marca como um bom local de compra dessas cervejas e "fidelizar" compradores regulares.
# Incentivar o consumo de quem está começando a se interessar por esses produtos, elevando o "market share" das craft para aumentar vendas a médio prazo.
Sou da opinião que essas promoções não são assim tão prejudiciais ao mercado. Talvez elas até ajudem a ampliar o número de consumidores "convertidos": gente que aproveita a promoção para provar bastante coisa diferente, gosta e começa a descobrir lojas online, empórios especializados, festivais de degustação. Até o Fórum Brejas
Por isso, não concordo que essas promoções tenham poder de "matar" a cena especializada e nano/micro cervejarias independentes.
Na maioria dos casos, arrisco afirmar que o consumidor regular não deixa de comprar em lojas menores - mesmo pagando mais - só porque encheu o estoque no PdA ou Carrefour. O que o pessoal que conheço sempre comenta é "pelo menos depois dessa promoção estou garantido nas cervejas do dia a dia", mas o fato é que NUNCA deixamos de procurar cervejas novas, ou preços legais em cervejas que gostamos muito mas não são encontradas em grandes pontos de venda.
Enchi meu estoque regular no Pão de Açúcar sim. Mas isso não quer dizer que eu não vá fechar uma compra ainda hoje na Beer4U, WBeer, YesBeer. Ou de passar na Cervejoteca perto de casa pra bater um papo com o Ronaldo e tomar umas com ele. Ou de ir ao EAP ou Brewdog tomar alguns chopes ou garrafas específicos.
Nós, consumidores regulares, continuamos inclusive pagando caro quando o interesse é grande. Eu não deixo de tomar minhas caçulinhas de ouro de 20, 25, 30 reais porque eu adoro elas (apesar de odiar o preço) e faço o possível dentro da minha realidade financeira para estimular o crescimento e consolidação das nacionais.
Mas isso não quer dizer que vá abrir mão de ter uma geladeira cheia de cervejas de promoções 50%.
Esse mercado consumidor específico ainda é pouco desenvolvido. Acredito que exista espaço pra todos. mund