Importações brasileiras de cervejas triplicaram

Mais
12 anos 1 mês atrás #42691 por Renato .
Concordo com o Gustavo eh cada vez mais comum ver gente tomando heineken e Stella, amstel pulse, red stripe, ao invés de skol e brahma, geralmente eh para se aparecer, mas creio que isso pode legvr o pessoal a apurar o paladar e os consumidores crescer a cada dia.

Pelo menos eh o que eu penso, espero e torço.
Mais
12 anos 1 mês atrás #42699 por fernando pereira frassetto

Gustavo Guedes escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: Não acredito que essa tendência ao crescimento de importação persista por muito tempo, não consigo ver o mercado nacional se expandindo suficientemente para absorver a oferta, infelizmente. Mesmo que cada vez mais se fale em cerveja ainda é uma completa novidade para a imensa maioria das pessoas, e creio que continuará sendo.

Fernando, eu acho que esse crescimento se sustentará, sim. Eu olho pra minha adega e vejo mais de 60% de cervejas importadas. E olha que eu sou pão-duro. Acrescente a isso o fato de várias importadas serem mais em conta que o preço das nacionais. Ainda, nós brasileiros ainda temos o ranço de achar que tudo que é importado é melhor, daí importam PAL/SAL da jamaica, das ilhas fiji e de qualquer outro lugar e compramos amarradões.

O brasileiro está começando a conhecer cerveja, ainda tem muito pra crescer.

Sou pessimista com qualquer coisa neste país que exija um pouco mais do intelecto das pessoas, Gustavo, e apreciar cervejas exige isso.
Em tempo: você citou a Stella Artois. Outro dia a tomei em chope, não havendo opção melhor, e quase ansiei por um Brahma, porque o negócio estava horrível, aguado, sem gosto, sem nada. As pessoas só pedem isso para serem "diferenciados", estão tomando porque "pega bem", não tem conhecimento aí, e duvido que algum dia tenha. Enfim, espero estar errado...
Mais
12 anos 1 mês atrás #42728 por Alexandre Almeida Marcussi

fernando pereira frassetto escreveu: Sou pessimista com qualquer coisa neste país que exija um pouco mais do intelecto das pessoas, Gustavo, e apreciar cervejas exige isso.

??? Sei lá, acho que apreciar boa cerveja exige apenas uma boca e uma conta bancária razoável. Não tem nada de intelectual na tarefa; aliás, eu gosto de tomar cerveja porque posso relaxar das chatices intelectuais do meu trabalho!

Quanto à primeira parte da sua declaração, nisso concordamos plenamente. B)

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 1 mês atrás - 12 anos 1 mês atrás #42750 por Gustavo Guedes

Alexandre Marcussi escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: Sou pessimista com qualquer coisa neste país que exija um pouco mais do intelecto das pessoas, Gustavo, e apreciar cervejas exige isso.

??? Sei lá, acho que apreciar boa cerveja exige apenas uma boca e uma conta bancária razoável. Não tem nada de intelectual na tarefa; aliás, eu gosto de tomar cerveja porque posso relaxar das chatices intelectuais do meu trabalho!

Quanto à primeira parte da sua declaração, nisso concordamos plenamente. B)

Concordo com Fernando no quesito 'intelecto', pois para saber apreciar uma boa cerveja acho que cabe um pouco de intelecto, sim. Exemplificando, acho que pra gostar de sabores amargos, torrados e complexos é necessário intelecto para interpretar as sensações e entendê-las como prazer.

As Lager de massa justamente comprovam isso, são bebidas para beber em elevadas quantidades e sem pensar.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 12 anos 1 mês atrás por Gustavo Guedes.
Mais
12 anos 1 mês atrás #42756 por Marcio Beck
Prezados,

Conhecendo o alto nível dos debatedores do fórum (razão pela qual tenho feito questão de postar as matérias que produzo sobre o tema), fico muito feliz com os elogios.

Tenho me esforçado 'bagarai' para desencavar dados confiáveis e relevantes. Aproveito para convidá-los a dar uma olhada também no meu blog ( www.700cervejas.com.br ).

Fernando Pacheco, acho que com a redução do volume da Heineken, esse número vai ter um baque, provavelmente caindo para algo em torno de 35 milhões de litros...

Teve muito dado ali que infelizmente não tive como analisar (pediram uma matéria, eu escrevi cinco e não consegui esgotar o assunto).

Tenho bastante certeza que as importações vão continuar subindo. As importações estão representando exatamente 0,37% do total nacional. É uma quantidade ínfima. O número de importadores está crescendo, e com a entradas das grandes redes de supermercados nessa história, o ganho de escala está derrubando o preço de várias.

Compro Weihenstephaner Vitus no supermercado perto de casa por R$ 12, Duvel por R$ 14... É um ótimo começo.

Na semana que vem, devo postar o outro lado da moeda, que é o das exportações. Mas sobre as exportações, há menos coisas interessantes a dizer, creio.

Só como PS, não acho que apreciar cerveja necessite de intelecto superior. Não é preciso ficar reparando no "dulçor" do malte, nem nas "notas herbais (ou florais, ou cítricas)" do lúpulo.
Mais
12 anos 1 mês atrás #42759 por Renato .
Acho que a se vc tiver informações vc pode aproveitar mais.

Mas creio que sem conhecer muito ainda assim a experiência com uma boa cerveja é mais gratificante do que de uma de baixa qualidade.

Igual acontece com o Vinho, nego nem sabe a diferença de uma uva ou outra, mas paga 40 numa garrafa ao invés de pagar 10.
Tempo para a criação da página:0.469 segundos