Marcio Beck escreveu: A apreciação sensorial, vamos colocar assim, é uma coisa espontânea. O conhecimento pode - e deve - intensificá-la, revesti-la de sentido. [...] E nunca diga nunca, porque eu já vi alguém que só conhecia cerveja preta como Malzbier beber uma Wals Petroleum e ficar de queixo caído.
Às vezes (nem sempre, mas às vezes) informação demais só atrapalha. Em vez de intensificar o prazer, coloca a pessoa na vibração errada, transmite uma aura de pedantismo que gera repulsa, em vez de atrair. Já vivi inúmeras situações em que eu estava de boa bebendo a minha cerveja "diferente" (no bar, em casa, em uma festa etc.), sem propagandear o fato, e ofereci como quem não quer nada para um amigo ou parente, sem fazer muito mistério, sem explicar nada, como quem simplesmente se oferece para ir buscar uma breja na geladeira. A pessoa bebe e, muitas vezes, se surpreende positivamente, como nesse exemplo que o Márcio deu da Petroleum.
Aí, se a pessoa tem interesse, ela vem perguntar o que é aquilo que ela está bebendo. Já que eu ofereci e estou bebendo, ela imagina que talvez eu possa dizer alguma coisa sobre aquilo (do tipo, "ah, é uma breja belga"). Senão, simplesmente diz que curtiu e aprecia sem ter de se preocupar com isso, sem ter que ficar pensando e falando palavras difíceis tipo "lúpulo" ou "Reinheitsgebot", o que torna a situação mais relaxante e agradável, no fim das contas. Nem sempre, mas às vezes essa apreciação "espontânea" acaba sendo um pouco mais sincera do que se eu chegasse munido de informação (esta breja contém isso ou aquilo, é feita no estilo tal-e-qual, possui aromas assim e assado). Informação pode (e deve) enriquecer a experiência, mas também pode facilmente intimidar e cacetear no contexto errado.
Já ofereci brejas radicais, teoricamente "só para iniciados", para pessoas sem nenhum conhecimento (tipo imperial stout, quadrupel, lambic daquelas bem azedas) e tive boas respostas espontâneas assim. E já ofereci muita breja mais acessível dando informações não-solicitadas e tive respostas ruins.