Marcelo Vodovoz escreveu: Pra mim é mto marketing isso claudinei, óbvio que como qualquer grande indústria eles tentam padronizar, mas não da pra ser 100%. a ambev tbm tenta padronizar bastante, mas não conseguem(ou nao querem gastar o dinheiro necessário para tal). não sei qual é a logíatica de transporte das Heineken. mas deixo um questionamento:
SE É TUDO TÃO PADRONIZADO ASSIM, PQ ELES IMPORTAM PARTE DA PRODUÇÃO, EM GARRAFA E EM LATA, SE CONSEGUEM PRODUZIR IGUALZINHO AQUI? POR QUE VÃO SUBSTITUINDO AS IMPORTADAS AOS POUCOS SEM FAZER MUITO ALARDE?
Também não acho que nenhuma padronização resulte em 100%, Marcelo, apesar do vídeo sugerir isso. Se já ocorrem variações de lote para lote em uma cerveja produzida num mesmo local, o que dirá de uma cerveja produzida em dezenas de países. Eu, porém (e agora falo apenas por mim), considerei as variações mínimas entre a importada e a nacional, citando apenas a versão em lata. Se você ou mais pessoas identificaram variações significativas entre lata, garrafa, keg, nacional ou importada, ótimo, isso pode acontecer, e por diversas razões. Mas uma coisa eu reafirmo: a Heineken é, possivelmente, a cerveja mais internacional e padronizada do mundo. Não recordo de nenhuma outra marca que seja produzida em tantos países e com um nível de padronização tão alto. Isso eles perseguem com afinco.
Quanto ao seu questionamento, o que aconteceu foi que passaram a importar latas que substituíram no todo ou em parte a produção nacional, e pelo que estão dizendo estão voltando a produzir mais aqui. Não tenho resposta para isso. O próprio marketing da empresa deve ser o mais indicado a responder...