Preço das Importadas no Brasil

Mais
16 anos 4 meses atrás #3460 por Carlos De Manuel
Sei que essa discussão já apareceu de certa forma em outros tópicos, mas a idéia aqui é focar num ponto: a diferença de preços entre as cervejas importadas no Brasil e em outros países do Mercosul.

Mês passado estive em Buenos Aires e ao fazer compras em um supermercado para levar algumas cervejas para beber no hotel, me deparei com uma Chimay Bleue 330ml. O preço? ARS17, que com o câmbio atual sai por algo como R$8.

Havia outros exemplos. A Dam Inedit, que em supermercados é encontrado por até R$40, lá saía a ARS21, ou menos de R$10. Não vi Urquell para comparar, mas comprei uma Staropramen 330ml pelo equivalente a R$3.

Em Montevideo, você consegue comprar um kit com 4 cervejas da escocesa Broughton por cerca de R$27. O que é em muitos bares e empórios brasileiros o preço de apenas uma garrafa de vários rótulos da grã bretanha disponíveis por aqui.

Já na capital chilena, com menos de R$10 se pode escolher entre Bornem, Bruegel, Kasteel, La Trappe e Unibroue nas versões long neck entre outros.

O que me intriga é que as artesanais chilenas, argentinas e uruguaias custam em seus países praticamente o mesmo de preço que as brasileiras aqui. Assim como as "Ambevianas" como hoegaarden e leffe custam nesses mercados o mesmo que aqui em reais (R$4-5) embora na maioria desses países (senão em todos) a importação delas não é direta pela Ambev...

Sei que é real toda a questão dos altos impostos e do famigerado "custo brasil" - a nossa burocracia certamente pesa no bolso dos importadores. Mas o argumento se perde na comparação já que - sem contar é claro o Chile - nossos hermanos não vivem em economias com muita diferença da nossa nesse sentido. Mas mesmo se fossem economias com baixíssima carga tributária a diferença é muito gritante para se justificar sozinha com estes pontos. Tudo indica que há boa camada de gordura nos nossos preços, e apesar disso (e da baixa do dólar no último ano) continua forte pressão de alta nos preços.

Quem é responsável então por essa realidade? Na minha opinião, ninguém além de nós consumidores. Cada vez que alguém topa pagar R$50 por uma garrafa que poucas semanas antes custava R$35 está contribuindo para esta política de preços. De certa forma, não censuro os importadores e comerciantes - por que razão iriam eles apertar suas margens se o mercado está disposto a pagar mais e a mercadoria está girando?

Da minha parte, estou boicotando as cervejas que julgo hiperinflacionadas e recomendando a quem me pede opinião e indicações de rótulos que faça o mesmo. Me parece a única saída.
Mais
16 anos 4 meses atrás #3477 por Filipe Nascimento
Olha cara,

eu já to meio cansado desse papinho de "ah, aqui tem mto imposto, o custo Brasil é caro", etc. Não conheço a estrutura de custo de uma importadora, mas a diferença de preço é entre os países é abissal. Estamos falando de mercadorias que chegam custando o triplo ou mais por aqui. Me desculpe, mas não tem como imaginar que isso seja custo de impostos.

Eu vejo as importadoras trabalhando de forma muito gananciosa e amadora. Não se preocupam em desenvolver o mercado que atuam. Querem apenas tirar o máximo dele. E nessa postura, perdem todos, inclusive eles (no médio e longo prazos).
Mais
16 anos 4 meses atrás #3484 por Pedro Fraga
Filipe Nascimento escreveu:

Olha cara,

eu já to meio cansado desse papinho de "ah, aqui tem mto imposto, o custo Brasil é caro", etc. Não conheço a estrutura de custo de uma importadora, mas a diferença de preço é entre os países é abissal. Estamos falando de mercadorias que chegam custando o triplo ou mais por aqui. Me desculpe, mas não tem como imaginar que isso seja custo de impostos.

Eu vejo as importadoras trabalhando de forma muito gananciosa e amadora. Não se preocupam em desenvolver o mercado que atuam. Querem apenas tirar o máximo dele. E nessa postura, perdem todos, inclusive eles (no médio e longo prazos).

Só pra dizer que custam o triplo que custam na Argentina e Uruguai. Em média elas chegam aqui custando 10 vezes o preço no país de origem.
Mais
16 anos 4 meses atrás #3550 por Carlos De Manuel
Felipe, talvez não tenha sido claro. A história de impostos é custo Brasil, são sim uma realidade e com certeza inflacionam bastante o preço das cervejas. Mas não a ponto de custarem 3 ou 4 vezes o que custam em países vizinhos com realidade econômica bem próxima à nossa.

Quanto a chamar os importadores de gananciosos e amadores, a mim parece simplificar um pouco demais o raciocínio. Se coloque por um momento no lugar deles: se você descobrisse que está com um salário acima da média do mercado, iria pedir uma redução nele ao seu chefe?
Acho legítimo que eles tentem fazer uma atividade bem remunerada, todo mundo busca a maior eficiência possível e é assim que se move o mundo.

Para mim parece mais condenável o consumidor que se sujeita a pagar R$40 por uma Pilsner Urquell que o comerciante que tenta vendê-la a esse preço. O consumidor tem o poder de deixar aquela garrafa na prateleira até que o vendedor abaixe os preços ou ela simplesmente apodreça na prateleira e ele perca tudo.
Mais
16 anos 4 meses atrás #3554 por Anderson Martins
Eu penso mais simples, pensa bem na mão de quantos nego a ceveja que a gente toma passou, muita gente já ganhou dinheiro até chegar na gente!!!

No minimo, no minimo são 3.

Fabricante - Some custo de produção (insumos, impostos, etc..), custos adm e lucro (tudo em Euro)

Importadora - Some preço do produto, transporte de navio, custo Adm, Imposto sob importação, imposto sob venda, lucro e custo de distribuição. (uma parte disso é em dolar)

Ponto de Venda - Some custo do produto (ou seja a soma de todos os anteriores), custos adm, impostos e lucro
Mais
16 anos 4 meses atrás #3583 por Leonardo Russo
talvez para eles, os argentinos por exemplo, saia caro; não sei qual é o salário médio lá, mas não gastaria muito em cervejas importadas quando o país se encontra numa pindaíba economica. Afinal, se é essa a situação, até mesmo para o público alvo de lá deve estar saindo meio salgado... ou não?

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Tempo para a criação da página:0.461 segundos