Cerveja Artesanal

Mais
14 anos 5 meses atrás #15981 por Felipe Ribeiro - Duende
Respondido por Felipe Ribeiro - Duende no tópico Re:Cerveja Artesanal
O que o João Gabriel disse, entra para mim numa daquelas caracteristicas do que eu tirei do projeto de lei. Eu não entraria no fato de dizer paixão, o que é muito subjetivo, mas diria que há também um cuidado como o que deve ser o produto quanto a respeitar a sua história.

Artesanal é um termo que puxa mesmo para tradição, é o que espero pelo menos de artesanato.
Não que não possam existir inovações. Mas no geral, o que existem são micro cervejarias se apoiando num valor cultural para agregar valor no seu produto. Não estou julgando ninguém, nem afirmando que é leviano o uso da palavra. Só falando que é estratégia. E também falo isso pelo que posso perceber pelo que é discutido, mas sem muita propriedade devido ao meu conhecimento limitado tanto técnicamente como historicamente sobre processo produtivo de cerveja.

Como existiu época em que espumantes eram todos Champangne, ai veio a tal da identidade geográfica e impediu que o termo fosse usado por quem era de fora.
Mais
14 anos 5 meses atrás #15989 por Alexandre Almeida Marcussi
Quando esse assunto surgiu aqui da outra vez, eu defendi que é um rótulo tão arbitrário quanto tantos outros. "Qualidade" é subjetivo, e uma cerveja não precisa ser boa para ser artesanal (e vice-versa). "Objetivo de lucro" toda empresa tem, e o artesão não é uma exceção. "Pesquisa de mercado" é complicado, todo mundo tem uma ideia do que seja o gosto do mercado e produz em relação a isso, independentemente de fazer pesquisa ou não - quando a Colorado lança uma Ithaca, ela sabe que está lançando o que o seu mercado quer. "Paladar exigente" não só é subjetivo como é até elitista (tem alguns paladares melhores do que outros?). "Pequena escala" é muito relativo: num mercado em expansão, qual a fronteira entre o pequeno e o grande? "Métodos tradicionais" são relativos: se for assim, então não se pode experimentar com estilos consagrados e nem se pode modernizar e automatizar a produção. Estilos criados há meio século ou menos podem ser considerados "tradicionais"?

Acho que o "artesanal" é um simples rótulo de nicho de mercado. Serve para enviar ao mercado a mensagem de que vc está se dirigindo a um determinado público consumidor, com demandas determinadas - se vc satisfizer essas demandas, poderá confirmar sua posição nesse mercado; senão, será rejeitado por esse público em lugares como este aqui onde estamos escrevendo. Para muitas cervejarias, é um jeito de cobrar mais caro pelas suas produções. Para outras, é um jeito de tentar atingir um público que deseja experimentação e/ou prestígio.

Por isso tudo, cada vez mais tenho optado por simplesmente falar em "cervejas" - não especiais, nem artesanais, nem gourmet, mas simplesmente no plural, sem hierarquia de valor, para contemplar a variedade de estilos, de propostas, e também de padrões de qualidade. Como disse o Bazzo, não é tudo cerveja? Sim, mas o importante a lembrar é que são cervejas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 5 meses atrás #15997 por Leonardo Nunes Vieira
Respondido por Leonardo Nunes Vieira no tópico Re:Cerveja Artesanal
Quando me vem na cabeça as palavras: cerveja artesanal...logo penso em carinho, cuidado, zelo. Assim como os demais confdrades mencionaram, existe paixão em fazer aquilo que gostam.

Grandes industrias, elas fazem mililitros de cerveja simplesmente para atingir market share, serem líderes de mercado. Isso é o que motivam essas empresas sem se preocuparem muito com o paladar de algumas pessoas. Eu digo algumas porque eles visam uma boa parte da população que gostar de entornar várias pilsens que hoje se encontram disponíveis no mercado.

Ceveja artesanal para mim é paixão, dedicação e a prova disso são belos exemplares de rótulos que temos por aê...

Viva a cultura cervejeira!!

Saúde à todos!!!

:woohoo: :woohoo:
Mais
14 anos 5 meses atrás #16002 por Alexandre Bamberg
Respondido por Alexandre Bamberg no tópico Re:Cerveja Artesanal
Podemos ver que mesmo na legislação é muito subjetivo, levantei este questionamento pois frequentemente me perguntam o que é cerveja artesanal e minha resposta sempre segue a linha do que a maioria descreveu, num momento participei de um grupo que precisava definir cerveja artesanal quanto a qualidade e a quantidade e a definição ficou muito meia boca.
Eu acho que a única saida é continuar o trabalho educativo com os clientes para que eles entendam atraves do produto final o que é artesanal, ou melhor para que num futuro ele saiba que fabricamos cervejas, como o Marcussi disse, umas cervejarias boas cervejas, poucas excelentes e muitas ruins, pois é assim que funciona qualquer segmento.
Aproveitando a deixa do nosso amigo, que agora não consigo ver o nome dele, não tenho muita prática aqui aqui no Forum, onde ele comparou a Biertruppe com a Pilsen, sendo que a primeira é artesanal e a segunda não, não sei se é o caso dele, mas um assunto que é rotineiro em nossas rodas de bebedeira é se há ou não um preconceito com as Pilsens em geral, ela não é tão complexa como uma tripel, por exemplo, mas tem muita complexidade nesta cerveja tb, o que vcs acham? Não to falando apenas da minha pilsen, mas em geral. Desculpe não colocar o nome de quem levantou este assunto, não to conseguindo voltar pra ver, mas o mérito de lembrar isto é dele, tb ele apenas me lembrou um assunto que me vem a cabeça sempre, isso não significa que ele pense assim.
Mais
14 anos 5 meses atrás #16005 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:Cerveja Artesanal
Eu acho mais fácil gostar bastante de uma tripel (por exemplo) do que gostar bastante de uma pilsen. E é por isso que quando acho uma pilsen que eu gosto muito (a Abadessa Slava por exemplo, que achei sensacional) eu fico muito mais "euforico" do que quando acho uma boa tripel (ou qualquer outra cerveja mais elaborada).

Acho que talvez exista sim um preconceito com as pilsens, que são vistas como cerveja "normal", cerveja "comum" para agradar à massa. Eu tenho minhas pilsens prediletas, que sei que posso pedir novamente e não irão me decepcionar, mas fico meio relutante mesmo de pedir novas pilsen que não conheço, pois para mim é mais fácil encontrar sabores que me surpreendem em outros tipos de cerveja antes do que numa pilsen.
Mais
14 anos 5 meses atrás #16010 por João Gabriel Margutti Amstalden
Eu acho que o nome Pilsen foi denegrido no Brasil, em virtude do mal trato que as industriais dão a elas. Eu gosto de cerveja pilsen, ela tem sua qualidade e sua história. Se não me engano a receita Pilsen surgiu para "substituir" as cervejas de alta fermentação que vinham sendo contaminadas em determinada época do séc XVII ou XVIII, li isso em algum lugar esses dias.

Ela tem sua importancia, e quando bem feita é muito boa de se tomar, principalmente no verão.

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Tempo para a criação da página:0.515 segundos