Alexandre Bamberg escreveu:Gostaria de ter a ajuda de voces, nós cervejeiros temos grande dificuldade em definir o que é uma cerveja artesanal, como uma cervejaria se enquadra neste termo, isto é, o que eu tenho que fazer pra ser chamado de cervejaria artesanal?
Acho que a coisa fica mais clara quando a gente olha para a figura do artesão, aquele profissional detentor de uma técnica específica para transformar matéria prima em produto utilizando seu trabalho e ferramentas, maquinários específicos. Importante observar que o talento do artesão é o que permite a qualidade do resultado.
Hoje esse conceito se alargou, mas ainda envolve a pequena escala, a interferência manual. Mas o que hoje é chamado de "pequena escala" em cerveja é já um volume oceânico. Faz pouco sentido chamar de artesanal mesmo algumas trappistas, quando são produzidas em escala industrial, ainda que se contem os hectolitros aos milhares e não bilhoes.
Acho que no final das contas o termo artesanal seria adequado apenas para a produção caseira, muito embora esteja sendo usado para evocar qualidade, esmero, cuidado ou como o Randy definiu, o que é feito para ser apreciado. Eu particularmente prefiro o usar os termos "especial" ou "qualidade superior". Estou mais interessado no resultado final que na quantidade produzida ou na procedência.
Alexandre Bamberg escreveu:Outra coisa, por que temos que nos chamar de cerveja artesanal, premium, gourmet, especial, se o que fabricamos é cerveja?
Não é um dever, é uma opção. Cada fabricante escolhe o predicado do seu produto, temos coisas ordinárias "premium" e coisas excelentes sem qualquer predicado, opção de quem fabrica. O consumidor que se guia pelo rótulo há de se confundir, mas acredito que a revolução cervejeira seja impulsionada por aqueles atentos à qualidade efetiva do produto.