Cerveja Artesanal

Mais
14 anos 5 meses atrás #15965 por Alexandre Bamberg
Criado por Alexandre Bamberg no tópico Cerveja Artesanal
Pessoal

Gostaria de ter a ajuda de voces, nós cervejeiros temos grande dificuldade em definir o que é uma cerveja artesanal, como uma cervejaria se enquadra neste termo, isto é, o que eu tenho que fazer pra ser chamado de cervejaria artesanal?
Outra coisa, por que temos que nos chamar de cerveja artesanal, premium, gourmet, especial, se o que fabricamos é cerveja?

Obrigado
Mais
14 anos 5 meses atrás #15966 por Mauricio Beltramelli
Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:Cerveja Artesanal
Excelente discussão! Vou dar meu pitaco.

Fico com a definição do Randy Mosher, para o qual cerveja artesanal é aquela que o cervejeiro fez pra você apreciar, ao passo que cerveja industrial é a que uma pesquisa de mercado determinou que você tome.

Não há lado bom ou lado ruim nessa definição. Prescindamos de maniqueísmos. Uma cerveja artesanal pode ser ruim, ao passo que uma industrial pode ser uma delícia.

Tudo depende, claro, dos insumos e da qualidade, capacitação técnica e sensibilidade das pessoas que a fazem.
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #15967 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re: Cerveja Artesanal
Boa pergunta.

Primeiro, acho que muitas vezes usamos o termo artesanal errado, já que chamamos assim cervejas feitas com tecnologia e equipamentos modernos.

Pra mim, a grande diferença está na concepção: essas cervejarias têm como negócio fabricar e vender cerveja, enquanto os grandes monstros industriais trabalham para fazer dinheiro.

E o grande número de nomenclaturas que existem eu acho que é normal: nós gostamos muito de nos sentirmos VIP, consumindo produtos especiais, nos rotulando o tempo todo... especialmente quando realmente existe uma diferença rs
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
14 anos 5 meses atrás #15968 por Anderson Martins
Respondido por Anderson Martins no tópico Re: Cerveja Artesanal
Realmente essa daí é uma pergunta que eu também gostaria da resposta...
À vários meses atrás tivemos um tópico que abordou justamente isso, me lembro que o tópico ficou parecido o programa da Hebe, todo mundo falou, discutiu opiniões, debateu pontos de vista, mas ninguém chegou a conclusão nenhuma...rsrsrs

Também vou mais ou menos na linha do Mauricio.

Na minha humilde opinião, é um conjunto de vários fatores que acaba caracterizando uma cerveja artesanal.
Os principais acredito ser:
O esmero com o intuito de se chegar a um produto final diferenciado
Produção em pequena escala (Ponto polemico devido a subjetividade)
E simplesmente uma “Rotulagem” para posicionamento no nicho de mercado, como minha formação não é na área de marketing, eu tenho uma certa dificuldade de expressar tecnicamente o que penso desse ponto.... mas seria +ou- para separar as cervejas feitas com produtos diferenciados direcionadas a pessoas com paladar mais exigentes, das cervejas industriais feitas com insumos de qualidade discutível.

O problema de chegarmos a essa definição, é que o tema é todo cercado de subjetividades, uns podem falar por exemplo que são cervejas de melhor qualidade, mas aí virá alguém dizer que o que é bom pra um pode não ser para outro. Podem falar que são cervejas feitas por cervejarias pequenas, mas alguém perguntaria: A partir de quantos hectolitros de produção podemos considerar que a cervejaria é grande????, enfim, isso dá muito pano pra manga...
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #15969 por Marcio Rossi
Respondido por Marcio Rossi no tópico Re:Cerveja Artesanal
Alexandre Bamberg escreveu:

Gostaria de ter a ajuda de voces, nós cervejeiros temos grande dificuldade em definir o que é uma cerveja artesanal, como uma cervejaria se enquadra neste termo, isto é, o que eu tenho que fazer pra ser chamado de cervejaria artesanal?

Acho que a coisa fica mais clara quando a gente olha para a figura do artesão, aquele profissional detentor de uma técnica específica para transformar matéria prima em produto utilizando seu trabalho e ferramentas, maquinários específicos. Importante observar que o talento do artesão é o que permite a qualidade do resultado.

Hoje esse conceito se alargou, mas ainda envolve a pequena escala, a interferência manual. Mas o que hoje é chamado de "pequena escala" em cerveja é já um volume oceânico. Faz pouco sentido chamar de artesanal mesmo algumas trappistas, quando são produzidas em escala industrial, ainda que se contem os hectolitros aos milhares e não bilhoes.

Acho que no final das contas o termo artesanal seria adequado apenas para a produção caseira, muito embora esteja sendo usado para evocar qualidade, esmero, cuidado ou como o Randy definiu, o que é feito para ser apreciado. Eu particularmente prefiro o usar os termos "especial" ou "qualidade superior". Estou mais interessado no resultado final que na quantidade produzida ou na procedência.

Alexandre Bamberg escreveu:

Outra coisa, por que temos que nos chamar de cerveja artesanal, premium, gourmet, especial, se o que fabricamos é cerveja?

Não é um dever, é uma opção. Cada fabricante escolhe o predicado do seu produto, temos coisas ordinárias "premium" e coisas excelentes sem qualquer predicado, opção de quem fabrica. O consumidor que se guia pelo rótulo há de se confundir, mas acredito que a revolução cervejeira seja impulsionada por aqueles atentos à qualidade efetiva do produto.
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Marcio Rossi.
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #15970 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cerveja Artesanal
Entendo que o uso do termo artesanal diz respeito, antes de tudo, aos métodos de produção.

A idéia de artesanato está diretamente ligada a formas tradicionais de produção, em contraponto à métodos altamente industrializados. Incluiria aqui também a estrutura de trabalho em pregado na produção, e o modelo empresarial adotado.

Assim, podemos opor de um lado grandes indústrias, com processos produtivos altamente mecanizados, trabalhadores altamente especializados e estrutura empresarial de orientação estritamente capitalista.

Do outro lado pequenas industrias, com processos produtivos parcialmente manuais, empregando métodos tradicionais de produção, trabalhadores que dominam todo processo produtivo e estrutura empresarial familiar. Evidentemente a denominação de produção artesanal está associada (ainda de apenas em parte) a esse modelo.

Se aplicarmos essa distinção às cervejarias brasileiras que produzem as cervejas que mais elogiamos aqui no Brejas, quais poderiam ser chamadas artesanais?
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Fernando M Pacheco.
Tempo para a criação da página:0.418 segundos