Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Lançamento Cervejaria Urbana - Fio-Terra

Mais
9 anos 10 meses atrás #59863 por Tuiuan Almeida Veloso
Ser engraçado é mais difícil que algumas pessoas acham, não basta apenas ser grosseiro e ofensivo. E cara, se o rótulo da Evil Twin foi massacrado por ser machista(o que eu acho, diga-se), esse aí não pode ser rotulado de homofóbico?
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #59865 por Alexandre Almeida Marcussi

Tuiuan Almeida Veloso escreveu: esse aí não pode ser rotulado de homofóbico?

Seria algo no campo da homofobia se a cervejaria estivesse afirmando que o famigerado "fio terra" é algo ruim. Não vejo nada no rótulo que indique isso, a mensagem aqui é intencionalmente ambígua. Até pelo contrário, a prática é comparada a um atributo agradável da cerveja, o "toque diferente" da laranja. A identidade visual da Urbana anda numa zona cinzenta perigosa, que facilmente pode esbarrar em estereótipos sexistas, mas não acho que seja o caso. Penso nesse rótulo mais como uma "provocação" do que qualquer outra coisa. A homofobia, nesse caso, estaria na reação do consumidor que considera a prática imediatamente repugnante e ofensiva.

Vamos lá, senhores, estamos no século XXI e temos a mente aberta: ninguém quer provar Fio Terra? ;) :whistle:

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Mais
9 anos 10 meses atrás #59866 por Odimi Toge
Homofóbico creio que não. O tal do "fio terra" costuma ser mais praticado por heterossexuais ainda que poucos assumam.

Tecnicamente o que caracteriza a homossexualidade é a atração pelo mesmo sexo e não o fato isolado de sentir prazer com estímulos anais.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #59873 por Tuiuan Almeida Veloso

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Tuiuan Almeida Veloso escreveu: esse aí não pode ser rotulado de homofóbico?

Seria algo no campo da homofobia se a cervejaria estivesse afirmando que o famigerado "fio terra" é algo ruim. Não vejo nada no rótulo que indique isso, a mensagem aqui é intencionalmente ambígua. Até pelo contrário, a prática é comparada a um atributo agradável da cerveja, o "toque diferente" da laranja. A identidade visual da Urbana anda numa zona cinzenta perigosa, que facilmente pode esbarrar em estereótipos sexistas, mas não acho que seja o caso. Penso nesse rótulo mais como uma "provocação" do que qualquer outra coisa. A homofobia, nesse caso, estaria na reação do consumidor que considera a prática imediatamente repugnante e ofensiva.

Vamos lá, senhores, estamos no século XXI e temos a mente aberta: ninguém quer provar Fio Terra? ;) :whistle:

Primeiro, uma enfermeira com raios saindo do dedo indicador não é nada ambíguo. Assim como um rótulo que se desenha uma forma de mulher com calcinha se aberto.

Essa parte negritada é justamente uma parte da questão. Quem aprecia a prática conhecida como fio-terra muitas vezes tem sua sexualidade afrontada e feita de piada sem razão, com insinuações e tudo; um absurdo porque gostar de fio-terra não te faz homossexual. E quem diz que não aprecia também pode virar motivo de piada, escutar questionamentos que podem beirar o sexismo, o famoso "tá com medo de gostar?" que você acabou de fazer aqui. Eu sei que certas coisas podem ser usadas de forma a combater preconceitos com algum humor, mas não acho que insinuar contra a sexualidade de alguém homofóbico ou melhore a situação; pelo contrário, só costuma piorar. Mesma coisa sobre julgar sobre o que as pessoas gostam ou não na cama. Não sou da turma que acha que há limites para o humor, mas há contextos e contextos. O rótulo per si, não é ofensivo, mas ele pode gerar reações de vários tipos, inclusive sexistas.

O rótulo não me ofende. Acho de mau gosto, assim como outros rótulos da Urbana. Mas se alguém se sentir ofendido, não acho que terão muitos motivos para chamar o cara de maluco. É o famoso "não quer escutar, não fala besteira".
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Tuiuan Almeida Veloso.
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #59874 por Alexandre Almeida Marcussi

Tuiuan Almeida Veloso escreveu: E quem diz que não aprecia também pode virar motivo de piada, escutar questionamentos que podem beirar o sexismo, o famoso "tá com medo de gostar?" que você acabou de fazer aqui.

Tuiuan, eu não falei isso. Eu fiz troça com o fato de que, mesmo hoje em dia (numa época que se diz "liberal" e "cabeça aberta"), ainda existe um tabu envolvendo a penetração anal masculina em relações heterossexuais, mesmo que esse tabu possa parecer bobo, no fim das contas. Não sei se é a mesma coisa que a Urbana quis dizer com sua cerveja, mas é como eu prefiro interpretar. Como o Odimi já esclareceu adequadamente, a prática não tem relação nenhuma com a homossexualidade, embora exista essa associação no imaginário. É só mais uma das coisas que casais heterossexuais podem (ou não) fazer na intimidade da sua vida amorosa, e que deveria ser encarado com muito menos estranhamento pelas pessoas.

Mas, enfim, entendo totalmente por que algumas pessoas se sentem incomodadas com o rótulo. É algo que pode parecer inadequado a determinados padrões morais. Outros simplesmente acham infantil, como o Jota colocou (e eu também acho que tem uns rótulos meio infantis da Urbana). Faz parte do marketing da marca. Mas não acho que seja discriminatório.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
9 anos 10 meses atrás #59875 por Tuiuan Almeida Veloso

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Tuiuan Almeida Veloso escreveu: E quem diz que não aprecia também pode virar motivo de piada, escutar questionamentos que podem beirar o sexismo, o famoso "tá com medo de gostar?" que você acabou de fazer aqui.

Tuiuan, eu não falei isso. Eu fiz troça com o fato de que, mesmo hoje em dia (numa época que se diz "liberal" e "cabeça aberta"), ainda existe um tabu envolvendo a penetração anal masculina em relações heterossexuais, mesmo que esse tabu possa parecer bobo, no fim das contas. Não sei se é a mesma coisa que a Urbana quis dizer com sua cerveja, mas é como eu prefiro interpretar. Como o Odimi já esclareceu adequadamente, a prática não tem relação nenhuma com a homossexualidade, embora exista essa associação no imaginário. É só mais uma das coisas que casais heterossexuais podem (ou não) fazer na intimidade da sua vida amorosa, e que deveria ser encarado com muito menos estranhamento pelas pessoas.

Mas, enfim, entendo totalmente por que algumas pessoas se sentem incomodadas com o rótulo. É algo que pode parecer inadequado a determinados padrões morais. Outros simplesmente acham infantil, como o Jota colocou (e eu também acho que tem uns rótulos meio infantis da Urbana). Faz parte do marketing da marca. Mas não acho que seja discriminatório.

Eu concordo, até falei isso no outro post. Na verdade, o termo homofobia ficou mal colocado ali. Sexismo acho que é o termo mais correto mesmo.
Tempo para a criação da página:0.512 segundos