- Postagens: 54
- Obrigados Recebidos: 10
Tuiuan Almeida Veloso escreveu: esse aí não pode ser rotulado de homofóbico?
Alexandre Almeida Marcussi escreveu:
Tuiuan Almeida Veloso escreveu: esse aí não pode ser rotulado de homofóbico?
Seria algo no campo da homofobia se a cervejaria estivesse afirmando que o famigerado "fio terra" é algo ruim. Não vejo nada no rótulo que indique isso, a mensagem aqui é intencionalmente ambígua. Até pelo contrário, a prática é comparada a um atributo agradável da cerveja, o "toque diferente" da laranja. A identidade visual da Urbana anda numa zona cinzenta perigosa, que facilmente pode esbarrar em estereótipos sexistas, mas não acho que seja o caso. Penso nesse rótulo mais como uma "provocação" do que qualquer outra coisa. A homofobia, nesse caso, estaria na reação do consumidor que considera a prática imediatamente repugnante e ofensiva.
Vamos lá, senhores, estamos no século XXI e temos a mente aberta: ninguém quer provar Fio Terra?
Tuiuan Almeida Veloso escreveu: E quem diz que não aprecia também pode virar motivo de piada, escutar questionamentos que podem beirar o sexismo, o famoso "tá com medo de gostar?" que você acabou de fazer aqui.
Alexandre Almeida Marcussi escreveu:
Tuiuan Almeida Veloso escreveu: E quem diz que não aprecia também pode virar motivo de piada, escutar questionamentos que podem beirar o sexismo, o famoso "tá com medo de gostar?" que você acabou de fazer aqui.
Tuiuan, eu não falei isso. Eu fiz troça com o fato de que, mesmo hoje em dia (numa época que se diz "liberal" e "cabeça aberta"), ainda existe um tabu envolvendo a penetração anal masculina em relações heterossexuais, mesmo que esse tabu possa parecer bobo, no fim das contas. Não sei se é a mesma coisa que a Urbana quis dizer com sua cerveja, mas é como eu prefiro interpretar. Como o Odimi já esclareceu adequadamente, a prática não tem relação nenhuma com a homossexualidade, embora exista essa associação no imaginário. É só mais uma das coisas que casais heterossexuais podem (ou não) fazer na intimidade da sua vida amorosa, e que deveria ser encarado com muito menos estranhamento pelas pessoas.
Mas, enfim, entendo totalmente por que algumas pessoas se sentem incomodadas com o rótulo. É algo que pode parecer inadequado a determinados padrões morais. Outros simplesmente acham infantil, como o Jota colocou (e eu também acho que tem uns rótulos meio infantis da Urbana). Faz parte do marketing da marca. Mas não acho que seja discriminatório.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados