Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Colorado Ybá-Ia

Mais
10 anos 4 meses atrás #59638 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Colorado Ybá-Ia
Bingo.
Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #59639 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Colorado Ybá-Ia
Outro dia eu brinquei no tópico da Enquete do Roberto Fonseca (ou em alguma postagem do Marcio Beck) sobre estar todo mundo escandalizado com a fusão da Wals com a Ambev, mas que não tinha ninguém se perguntando como seria possível fazer uma Saison (o primeiro fruto dessa novidade) com fermento de belgian strong ale (que é mais o perfil do fermento da Leffe - que certamente não tem a atenuação necessária para fazer uma cerveja seca, vide qualquer Leffe).

Um conhecido veio defender que a gente não se apegue tanto ao BJCP, que cerveja é o que o cervejeiro quiser, que ninguém precisa ficar usando fermento da marca A ou B. Não discordo completamente disse, mas saisons belgas tem, em termos gerais, um perfil sim e aqui no Brasil o nome está sendo usado para (quase) qualquer coisa. Tem características de fermento que são necessárias ao estilo sim, além de temperatura de fermentação que são tradicionalmente usadas na Bélgica e eu duvido que sejam reproduzidas aqui.

Uma coisa é um cervejeiro caseiro fazer e chamar do que quiser, outra é uma cervejaria profissional fazer isso (em tempo, não experimentei ainda a da Colorado). Depois não pode reclamar que a Ambev chama qualquer american adjunct lager de pilsen.
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
10 anos 4 meses atrás #59643 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico Colorado Ybá-Ia
Podia ter um botão "aplaudir" aqui no fórum, seu comentário foi excelente Pedro!
Mais
10 anos 4 meses atrás #59647 por Gabriel Rogel
Respondido por Gabriel Rogel no tópico Colorado Ybá-Ia
Concordo Pedro, bem colocado, nem tinha me atentado pra isso da levedura da Leffe. Mas uma coisa que eu já estava pensando é essa disputa (até recente) do que é pils e o que não é, se fossemos tão exigentes nos demais estilos ia ter muita Saison sendo esculachada...
Espero que a Saison da Colorado seja boa e bem seca, ia ser interessante.
Mais
10 anos 4 meses atrás #59651 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Colorado Ybá-Ia
É verdade, as Leffe, mesmo usando adjunto (milho) ainda carregam um considerável dulçor residual. Indicativo de que ou a cepa de fermento usada não é por natureza muito "eficiente" (palavrinha meio ingrata) ou então algum outro detalhe do processo que interfere diretamente no rendimento do fermento, por exemplo temperatura e duração. Seja lá o que for, é intencional e em nada desmerece as cervejas... B)

Mais
10 anos 4 meses atrás #59660 por Alexandre LC
Respondido por Alexandre LC no tópico Colorado Ybá-Ia

Pedro Fraga escreveu: Outro dia eu brinquei no tópico da Enquete do Roberto Fonseca (ou em alguma postagem do Marcio Beck) sobre estar todo mundo escandalizado com a fusão da Wals com a Ambev, mas que não tinha ninguém se perguntando como seria possível fazer uma Saison (o primeiro fruto dessa novidade) com fermento de belgian strong ale (que é mais o perfil do fermento da Leffe - que certamente não tem a atenuação necessária para fazer uma cerveja seca, vide qualquer Leffe).

Um conhecido veio defender que a gente não se apegue tanto ao BJCP, que cerveja é o que o cervejeiro quiser, que ninguém precisa ficar usando fermento da marca A ou B. Não discordo completamente disse, mas saisons belgas tem, em termos gerais, um perfil sim e aqui no Brasil o nome está sendo usado para (quase) qualquer coisa. Tem características de fermento que são necessárias ao estilo sim, além de temperatura de fermentação que são tradicionalmente usadas na Bélgica e eu duvido que sejam reproduzidas aqui.

Uma coisa é um cervejeiro caseiro fazer e chamar do que quiser, outra é uma cervejaria profissional fazer isso (em tempo, não experimentei ainda a da Colorado). Depois não pode reclamar que a Ambev chama qualquer american adjunct lager de pilsen.

Caralho! Excelente Pedro!!!
Disse tudo!

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Tempo para a criação da página:0.447 segundos