Esta receita é o meu "ritual oficial" de degustação de cada nova safra da Bamberg Alt. A cerveja se mostrou muito adequada para o preparo, porque o forte amargor de lúpulo corta a gordura da costela, enquanto o sabor do malte ressalta o caramelado tostado que a carne pega no forno.
Costela suína marinada com Bamberg Alt
1 kg de costela suína
1/2 cebola picada ou ralada
1 dente de alho picadinho
1 long neck de Bamberg Alt
Alecrim
Tomilho
Manjerona
Sal e pimenta do reino
Manteiga
Faça uns furos na carne (eu uso um garfo) e tempere com o sal, a pimenta, a cebola, o alho e os temperos. Eu vario os temperos verdes a cada vez que preparo, mas meus preferidos são alecrim e tomilho. Esse ano ainda usei manjerona, achei que ficou bom. Verta todo o conteúdo da Bamberg Alt e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro. Quanto mais tempo marinando, melhor ela pega os temperos.
No dia seguinte, tire a costela da marinada, unte uma forma refratária com manteiga e coloque a costela na forma, com os ossos para baixo. Coloque alguns cubinhos de manteiga por cima da carne. Regue a carne com a marinada, até cobrir todo o fundo da forma. Cubra a forma com um papel alumínio (o lado brilhante para dentro). Pré-aqueça o forno no máximo e depois deixe a costela assando por uma hora a uns 220ºC (médio-alto). Retire o papel alumínio e deixe dourar. Vire a costela a cada 15 minutos para dourar por igual. Eu deixei 45 minutos dourando, mas vai do gosto de cada um. Sirva com batatas com alecrim e cebola caramelizada.
Batatas ao forno com alecrim e cebola caramelizada
6 batatas médias-grandes
1 cebola grande
1 maçã pequena
Alecrim
Azeite
Sal e açúcar
Corte a batata em fatias mais ou menos grossas. Pode-se fazer essa receita com ou sem a casca da batata, fica ao gosto de cada um. Deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos (até ela estar macia, mas ainda firme) em água com sal e e um ramo de alecrim. Escorra e reserve. Corte a cebola à Juliana (ou em rodelas, como preferir) e coloque-a para descansar em água fria com açúcar por uns 5-10 minutos. Corte a maçã em cubinhos (cubra com água antes de ir ao forno para ela não escurecer). Unte uma forma refratária com azeite e forre com a cebola e as folhas de alecrim. Cubra com uma camada de batata e distribua os cubinhos de maçã. Regue com azeite e monte mais uma camada da mesma maneira. Ao final, cubra com algumas rodelas de cebola. Leve ao forno por mais ou menos uma hora a uma hora e meia, até a cebola murchar e começar a ficar amarronzada.