Anderson, acho que rola sim com porco. Eu curto frango com molhos que levam creme de leite, por isso optei por ele. Guima, tuareceita pareceu
bem legal, quero tentar um dia. Também faço meio no olhômetro, mas depois "chuto" uma quantidade aqui no fórum!
Ivan, eu topei com esse site outro dia desses, bem legal!
Mais uma receita inventada nesse fim de semana:
Pintado ao maracujá com perfume de especiarias
Pintado:
Ingredientes:
4 filés de pintado
1 maracujá
1 long neck de Hoegaarden Witbier
1 limão
Sal a gosto
Sementes de coentro
Pimenta do reino a gosto
Colorau a gosto
Azeite
Modo de preparo:
Tempere os filés de pintado com sal e pimenta do reino a gosto, sementes de coentro moídas, o suco de 1 limão e um pouco de Hoegaarden. Deixe repousar por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, tire a polpa do maracujá e misture com o restante da Hoegaarden. Eu levei isso ao fogo para apurar e "engrossar", mas achei que perdeu um pouco dos aromas da cerveja, então vale a pena tentar deixar frio mesmo. Coloque os filés num papel laminado, espalhe um pouco de colorau para dar cor, regue com azeite e cubra com o molho de maracujá e Hoegaarden. Feche bem os papilotes e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 20 minutos a 200ºC. Sirva ainda no papilote.
Batatas com perfume de especiarias
Ingredientes:
2 batatas grandes
1 cebola média
1 maçã
Alecrim
Gengibre
Sal
Azeite
Modo de preparo:
Corte as batas em pedaços grosseiros, ainda com a casca, e cozinhe-as em uma panela com água, sal e um ramo de alecrim, por cerca de 15 minutos (até estarem macias). Corte a maçã em pedaços e a cebola em tiras. Deixe a cebola descansar imersa em água por cerca de 10 minutos, e depois escorra. Corte algumas fatias finas de gengibre. Unte uma forma refratária com azeite e distribua as tiras de cebolas, fatias de gengibre, folhas de alecrim, pedaços de maçã e de batata, e regue com azeite. Leve ao forno alto por mais ou menos meia hora (até as cebolas estarem murchas e levemente douradas).
Brócolis
Ingredientes:
1 brócolis grande, ou 2 pequenos
2 dentes de alho
Sal
Modo de preparo:
Cozinhe o brócolis em água fervente com sal e os dentes de alho picados, por cerca de 10-15 minutos (até estar "al dente").
Sirva os papilotes de pintado com as batatas e o brócolis. Harmonize com Hoegaarden Witbier ou com uma Belgian tripel mais leve e seca.
Comentários
É uma receita de preparo simples, mas que impressiona. É um prato bastante aromático (o aroma do molho de maracujá + Hoegaarden é incrível), mas ainda leve, então é preciso harmonizá-lo com cervejas leves e perfumadas: eu usei a própria Hoegaarden Witbier e caiu como uma luva, mas acho que uma boa Belgian tripel bem aromática e seca também cai bem. Um dia tento de novo com Tripel Karmeliet, Urthel Hibernus Quentum ou Unibroue La Fin du Monde. Essa receita me pareceu ter um bom potencial beer-evangelizador para despertar para os aromas, e acho que funcionaria bem com as moças.