Você é Referência?

• um visitante
Mais
16 anos 2 meses atrás #2883 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Você é Referência?
Olha, para os amigos não tem jeito, quando você conhece sobre um determinado assunto, seja muito ou pouco, acaba sendo consultado vez ou outra. Seja esse assunto do seu hobby ou da sua profissão.

Se você tem um amigo médico e tem alguma indisposição liga pra ele e pergunta o que tomar. Se tem um amigo que cria cães e pretende comprar um pede referência sobre determinada raça. Se o seu amigo é cervejófilo e você quer beber algo "diferente" pede umas dicas também.

Eu acho que nessas "consultas" é muito importante não ficar discursando horas sobre o tema, eu geralmente procuro responder de forma mais superficial, além disso acho legal deixar bem claro que estou dando uma opinião pessoal quando se trata de uma pergunta do tipo "essa cerveja é boa ?" Quando me perguntam sobre algo mais técnico também gosto de deixar claro a fonte, tipo "li no livro tal que..."

Tenho um amigo que é chef, enófilo e dono de restaurante, há alguns meses ele me passou um e-mail querendo umas dicas sobre cervejas especiais para colocar à venda no restaurante dele além de me perguntar outras coisas, respondi o que eu sabia, o que eu não sabia consultei até aqui no BREJAS (sobre estilos, copos, etc) e dei minhas recomendações me baseando naquilo que eu já tinha provado e intuia que pudesse ter alguma saída no seu restaurante. O cara gostou, agradeceu e tal, mas uns dois meses depois veio pedir minha autorização para publicar meu texto, com o devido crédito, num blog que ele participa escrevendo matérias sobre enogastronomia e, dessa vez, queria falar sobre a cerveja. Pô, claro que autorizei, até pela questão da "beerevangelização", mas falei que talvez seria interessante dizer que o texto não era de um profissional mas sim de um hobbista e foi escrito baseado em consultas a outros sites, intuições e gosto pessoal.

Em uma comunidade do Orkut que faço parte de vez em quando aparece um colega pedindo alguma dica, alguma informação sobre cerveja. Acho interessante, às vezes é algo que não sabemos ainda e então uma boa oportunidade para correr atrás da informação, às vezes é algo que sabemos mas com pouca certeza, oportunidade de pesquisar, às vezes algo que já lemos e esquecemos, oportunidade para relembrar.
Mais
16 anos 2 meses atrás #2894 por Mauro Renzi Ferreira
Também estou virando referência entre os amigos. Sabe aquela coisa de alguém fazer um churrasco e meio que se desculpar com você porque só deu pra comprar Brahma? Então, estou nesse patamar. Além dos pedidos de dicas, claro. Mas acho que ser "referência" é complicado, ainda mais quando, como disse o Marcussi em outras palavras, você mesmo sabe que não sabe tanto assim. Procuro dar meus palpites, comentar uma coisa ou outra, mas creio que gosto é algo sempre muito subjetivo e não forço ninguém a provar ou gostar de nada.
Mais
16 anos 2 meses atrás #2911 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Você é Referência?
referencia pode ser um pouco de exagero...conhecedor real de cerveja demoooooora para ser formado. Sim, a maioria de nós ja sabem MUITO mais sobre cerveja do que a massa do brasil, mas conhecemos MUITO pouco do que seria o TUDO sobre cerveja.
agora falando sobre mim e meu grupo de amigos, eu normalmente nao opino muito sobre as escolhas de meus amigos, mas qndo me pedem eu digo minhas preferencias pessoais.
Mais
16 anos 2 meses atrás #2914 por Mauro Renzi Ferreira
O João disse tudo: Podemos saber muito além do trivial, mas muito aquém do total.
Mais
16 anos 2 meses atrás #2937 por Fábio Mezzomo
Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Você é Referência?
Mauro Renzi Ferreira escreveu:

O João disse tudo: Podemos saber muito além do trivial, mas muito aquém do total.

Aonde eu assino??????

Acho que é a mesma situação para a maioria daqui, normalmente servimos de referência para nossos amigos, mas procuramos sempre não "aparecer" muito.
Se alguém pergunta alguma coisa respondo, senão nem me apresento, e nem faço questão de discutir sobre as Brazilian Corn Beer, dou aquela concordada e pronto.
Mais
16 anos 2 meses atrás #2961 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Você é Referência?
eh, alem disso se vc qser se esticar muito no papo o maximo q vc vai conseguir eh um rótulo de enjoado e chato...experiencia própria!
o legal é quando realmente rola aqueles papos de roda onde o pessoal fala de viagem e cerveja, falar um pouco mais da storia...dai normalmente tem uma boa aceitaçao, alem disso nem tento falar nada
Tempo para a criação da página:0.521 segundos