Olha, para os amigos não tem jeito, quando você conhece sobre um determinado assunto, seja muito ou pouco, acaba sendo consultado vez ou outra. Seja esse assunto do seu hobby ou da sua profissão.
Se você tem um amigo médico e tem alguma indisposição liga pra ele e pergunta o que tomar. Se tem um amigo que cria cães e pretende comprar um pede referência sobre determinada raça. Se o seu amigo é cervejófilo e você quer beber algo "diferente" pede umas dicas também.
Eu acho que nessas "consultas" é muito importante não ficar discursando horas sobre o tema, eu geralmente procuro responder de forma mais superficial, além disso acho legal deixar bem claro que estou dando uma opinião pessoal quando se trata de uma pergunta do tipo "essa cerveja é boa ?" Quando me perguntam sobre algo mais técnico também gosto de deixar claro a fonte, tipo "li no livro tal que..."
Tenho um amigo que é chef, enófilo e dono de restaurante, há alguns meses ele me passou um e-mail querendo umas dicas sobre cervejas especiais para colocar à venda no restaurante dele além de me perguntar outras coisas, respondi o que eu sabia, o que eu não sabia consultei até aqui no BREJAS (sobre estilos, copos, etc) e dei minhas recomendações me baseando naquilo que eu já tinha provado e intuia que pudesse ter alguma saída no seu restaurante. O cara gostou, agradeceu e tal, mas uns dois meses depois veio pedir minha autorização para publicar meu texto, com o devido crédito, num blog que ele participa escrevendo matérias sobre enogastronomia e, dessa vez, queria falar sobre a cerveja. Pô, claro que autorizei, até pela questão da "beerevangelização", mas falei que talvez seria interessante dizer que o texto não era de um profissional mas sim de um hobbista e foi escrito baseado em consultas a outros sites, intuições e gosto pessoal.
Em uma comunidade do Orkut que faço parte de vez em quando aparece um colega pedindo alguma dica, alguma informação sobre cerveja. Acho interessante, às vezes é algo que não sabemos ainda e então uma boa oportunidade para correr atrás da informação, às vezes é algo que sabemos mas com pouca certeza, oportunidade de pesquisar, às vezes algo que já lemos e esquecemos, oportunidade para relembrar.