Fermentação em temperatura ambiente

Mais
9 anos 2 semanas atrás #64388 por Pedro Fraga
instale um controlador TIC na geladeira e fermente na temperatura correta :)
Mais
9 anos 1 semana atrás #64421 por André Affonso Ferreira
Saudações caros colegas.

Recebi meu primeiro kit e estou tirando as últimas duvidas para fazer a primeira tentativa.

O fornecedor do kit aconselha que se faça a fermentação em temperatura ambiente e maturação a 10°C. onde moro, Vitória/ES, é comum passar de 35°C.

Eu tenho um refrigerador exclusivo para fabricação e comprei um controlador de temperatura.

Gostaria de saber se posso fazer a fermentação a 20°C (ideal para o fermento disponibilizado) e a maturação a 10°C.

Outra dúvida. Essa primeira receita será feita com extrato em pó. Preciso me preocupar em medir a densidade inicial e final para saber se a fermentação está concluída? Neste caso, que valores devo buscar na densidade final para saber que essa etapa está concluída?

Grato
Mais
9 anos 1 semana atrás #64429 por Gustavo Silva
André, a temperatura ideal de fermentação das ales é próximo de 20°C. Alguns fornecedores recomendam um pouco mais e outros um pouco menos, mas nunca fica muito longe dos 20°C. Então pode sim deixar no refrigerador a essa temperatura.

Mas um detalhe que é interessando dar uma pesquisada é sobre a maturação. Não sei qual o estilo da cerveja que você pretende fazer nem o que você busca nela, mas acredito que 10°C seja muito quente para a maturação. Eu normalmente faço a 2°C (média).

E sobre a densidade final. É difícil saber qual será a FG nesse caso, pois a composição de açúcar do extrato provavelmente é desconhecida. Então você precisará medir a FG de vez em quando e assim que estabilizar (passar em torno de 48h na mesma densidade) você poderá concluir a fermentação e seguir com o processo de maturação. Eu normalmente meço uma vez por dia após o airlock parar de borbulhar.
Mais
9 anos 1 semana atrás #64430 por André Affonso Ferreira
Obrigado pelo retorno, foi esclarecedor. Aproveito para sanar mais uma dúvida.

Recentemente, li que dentro do balde fermentador a temperatura fica sempre mais quente que o ambiente externo devido a atividade da levedura. Portanto, quando vc menciona 10° C para fermentação e 2°C para maturação, vc se refere a temperatura controlada do refrigerador ou a temperatura dentro do fermentador?

De antemão agradeço
Mais
9 anos 1 semana atrás #64434 por Pedro Fraga
O ideal é sempre medir a temperatura do centro do balde, com o uso de poço termométrico. É a forma mais precisa de fazer, gerando melhores resultados, mas medir pela parede do balde não é um desastre não :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Affonso Ferreira
Tempo para a criação da página:0.495 segundos