Fermentação em temperatura ambiente

Mais
10 anos 7 meses atrás #55953 por Thiago Accioly
Fala pessoal, sou cervejeiro e acabei de me cadastrar aqui no fórum, o que está sendo um grande aprendizado. Bom, gostaria de perguntar se algum de vocês já fez a fermentação em temperatura ambiente (sem controle de temperatura), qual foi a temperatura média do ambiente, e qual o resultado na cerveja. Abraços.
Mais
10 anos 7 meses atrás #55976 por Gustavo Silva
Seja bem-vindo Thiago. :)

Todas minhas cervejas fermentaram em temperatura ambiente, indo (em média) de 16ºC a 30ºC. O que notei foi que quanto mais alta a temperatura maior os sabores e aromas de esteres e fermento. Fora que minha leva que estava a 30ºC fermentou em menos de um dia. Em torno de 22h o krausen já começou a decantar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Thiago Accioly
Mais
10 anos 7 meses atrás #55989 por Thiago Accioly
Gustavo, obrigado pela tua contribuição. Cara, eu fiz também em temperatura ambiente (26-30ºC), e pude observar também que a fermentação foi muito rápida (dois dias). O que você fez no caso da sua que durou um dia a fermentação, já tirou logo e foi para a maturação?
Mais
10 anos 7 meses atrás #56022 por Gustavo Silva
36h após o início da fermentação (48h após a adição da levedura) eu já coloquei na geladeira para maturar, mas como era muito quente, a maturação ocorreu em média a 8ºC, bem acima do esperado (2ºC).

Eu transferi por sifão do fermentador para uma panela, lavei o fermentador, esterilizei e coloquei a cerveja de volta.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Thiago Accioly
Mais
10 anos 2 meses atrás #58500 por Flávio Vasconcelos

Gustavo Silva escreveu: Seja bem-vindo Thiago. :)

Todas minhas cervejas fermentaram em temperatura ambiente, indo (em média) de 16ºC a 30ºC. O que notei foi que quanto mais alta a temperatura maior os sabores e aromas de esteres e fermento. Fora que minha leva que estava a 30ºC fermentou em menos de um dia. Em torno de 22h o krausen já começou a decantar.

Gustavo estou pensando em fazer uma blond ale ou witbier e fermentar a temperatura ambiente que aqui varia de 26-30c.
Você poderia detalhar um pouco a sua experiência? Você acha indispensável o controle da temperatura?
Mais
10 anos 2 meses atrás #58506 por Gustavo Silva
Flávio, acredito que se você irá produzir para consumo próprio e em pequena quantidade não há necessidade de adquirir uma nova geladeira e um controlador de temperatura.

Dá sim diferença entre controlar e não a temperatura, mas essa diferença acaba sendo quase insignificante em muitos casos. Eu não uso e mesmo quando aumentar minha produção eu não usaria. Várias das ditas melhores cervejas do mundo não fazem esse controle.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Vasconcelos
Tempo para a criação da página:0.500 segundos