O que observei e passou a me incomodar vai mais pro lado do comportamento das pessoas (enófilos e cervejeiros) do que algo a ver com as bebidas em si. Para se beber um vinho o cara coloca ao lado da garrafa, além da taça, uma "caixa de ferramentas", corta-cápsula, saca-rolha convencional, de lâminas duplas, elétrico, decanter, funil de decanter... O cervejeiro além do copo precisa de um abridor e quando muito um termômetro. Além disso o ato de degustar um vinho é soberbo, eu diria até afrescalhado, com a cerveja parece algo mais descontraído. Mesmo um bate papo informal entre cervejeiros é mais informal, mais descontraído. Enófilos parecem mais formais, mais cheios de "não me toques". Claro que não estou generalizando, em toda regra existem exceções. Há alguns anos participei de umas comunidades sobre vinho no Orkut, como sempre tendi ao lado mais prático e simples das coisas consegui criar atrito com uma galera que até hoje me persegue. Não participo mais dessas comunidades, felizmente consegui filtrar as pessoas legais e simpáticas, que preferem descomplicar o vinho, hoje participamos de um fórum fechado chamado Confraria, mas nos fóruns abertos se vê muita arrogância e exibicionismo, como se conhecer e degustar um vinho fosse um ato real, divino ou exclusivo. Comportamentos assim eu não vi entre os cervejeiros, me parecem pessoas mais práticas e alegres, mais informais. É algo nesse sentido que penso em escrever, por isso temo algum atrito com os enófilos.