O valor "real" é o valor percebido como razoável por cada consumidor.
Aqueles que não pagam mais do que X numa breja ou não aceitam mercado paralelo, deixam de conhecer algumas raridades (ou acham outras formas de degustá-las). Eles estão errados ? Não !
Aqueles que não têm outra forma mais barata de conhecer as raridades, aceitam pagar R$ 50,00 ou R$ 200,00 por uma delas. Eles estão errados ? Também não !
Eu mesmo paguei R$ 125,00 por uma Westvleteren XII, mas valeu pela curiosidade. Eu pagaria de novo ? Só se for pra fazer bonito com alguém (o que também tem um determinado valor percebido por mim ou por qualquer pessoa). Caso contrário, eu prefiro gastar R$ 25,00 na St Bernardus ABT 12 que parece ser muito próxima - inclusive na receita - que a Westvleteren.
A St Bernardus ABT 12 é melhor que a Kasteel Donker, que eu compro por R$ 17,00 ou até menos em promoção do Black Friday ? Pelos sites Brejas e ratebeer.com, não. No entanto, essa Kasteel é uma das melhores Belgian Dark Strong Ale que eu já tomei, e custo muito menos que as outras citadas. Aih vale o custo-benefício, e o valor percebido.
O valor percebido é muito individual, cada consumidor tem o seu. Logo, não existe verdade absoluta sobre o valor real.