Acho interessante ver as reações das pessoas quando vc serve uma cerveja num copo que seja diferente de um corpo pale lager ou pilsen normal. Especialmente se vc serve em taça, as pessoas já adquirem outra postura, parece que passam a valorizar a cerveja sendo servida. Já quando se serve numa caneca, as pessoas adotam um comportamento mais "ogro", bebendo aos golões. Acho que é com essas sensibilidades que os designers de copo brincam um pouco.
Acho interessante o caso das witbier, que são servidas em copos bem pesados e hexagonais, do estilo tumbler. Na minha opinião, isso tem muito menos a ver com percepção de aromas do que com o fato de que a witbier foi "ressuscitada" no mercado europeu pela Hoegaarden com a imagem de uma cerveja rústica, camponesa, artesanal, em contraste com as industrializadas.
Também tenho, cada vez mais, usado taças, de diversos formatos, mas sempre com fundo arredondado e estreitamento na boca, especialmente para estilos mais complexos e pesados, que requerem uma degustação atenta. Cervejas de trigo, só por curtição, sirvo no copo típico - o da Erdinger é uma obra-prima de design, diabolicamente arredondado e feminino. Estou namorando e pretendo comprar alguma bela taça estilo tulipa, mas ainda não o fiz. Não consegui achar ainda uma neutra, sem marca nenhuma, então talvez compre alguma como a Eisenbahn ou Backer. As Duvel e Karmeliet são lindas, mas e o dinheiro para o kit??
Mas, no fim das contas, não faço muita questão do copo certo. Não servindo uma belgian dubbel num copo de pale lager, está bem para mim.