Copos e degustações

Mais
15 anos 3 meses atrás #893 por Kadu B.
Respondido por Kadu B. no tópico Re:Copos e degustações
Os únicos copos que tenho são um Weizen para as de trigo e um pint para as stout, IPA e outras ales inglesas. Para outros tipos de cerveja eu improviso com uma taça de vinho de bojo fechado, ou um outro copo que tenho e que simula uma Goblet para as belgas. O único copo que gostaria mesmo de comprar é um cálice de conhaque grande, já acho que ele retém melhor os aromas e comporta uma dose maior de bebida.
Mais
15 anos 3 meses atrás #894 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho interessante ver as reações das pessoas quando vc serve uma cerveja num copo que seja diferente de um corpo pale lager ou pilsen normal. Especialmente se vc serve em taça, as pessoas já adquirem outra postura, parece que passam a valorizar a cerveja sendo servida. Já quando se serve numa caneca, as pessoas adotam um comportamento mais "ogro", bebendo aos golões. Acho que é com essas sensibilidades que os designers de copo brincam um pouco.

Acho interessante o caso das witbier, que são servidas em copos bem pesados e hexagonais, do estilo tumbler. Na minha opinião, isso tem muito menos a ver com percepção de aromas do que com o fato de que a witbier foi "ressuscitada" no mercado europeu pela Hoegaarden com a imagem de uma cerveja rústica, camponesa, artesanal, em contraste com as industrializadas.

Também tenho, cada vez mais, usado taças, de diversos formatos, mas sempre com fundo arredondado e estreitamento na boca, especialmente para estilos mais complexos e pesados, que requerem uma degustação atenta. Cervejas de trigo, só por curtição, sirvo no copo típico - o da Erdinger é uma obra-prima de design, diabolicamente arredondado e feminino. Estou namorando e pretendo comprar alguma bela taça estilo tulipa, mas ainda não o fiz. Não consegui achar ainda uma neutra, sem marca nenhuma, então talvez compre alguma como a Eisenbahn ou Backer. As Duvel e Karmeliet são lindas, mas e o dinheiro para o kit?? :blink:

Mas, no fim das contas, não faço muita questão do copo certo. Não servindo uma belgian dubbel num copo de pale lager, está bem para mim.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #939 por Jonas Almeida
Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Copos e degustações
Tenho alguns copos que me agradam muito... E sem dúvida alguma a breja ganha em aparencia e sem dúvida isto é muito importante...
Mais
15 anos 3 meses atrás #975 por Caio Fernando de Almeida Santos
Alguém sabe se um copo com um vidro mais grosso ajuda a manter a temperatura ou a cerveja esquenta mais rápido nele?
Mais
15 anos 3 meses atrás #976 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que o vidro não é um bom isolante térmico, até onde posso perceber. Por isso, eu tenderia a achar, meio instintivamente, que um vidro mais grosso não mantém melhor a temperatura. Mas não sei, posso estar errado. O copo que mantém melhor a temperatura é aquele que oferece a menor superfície de contato do líquido com as mãos e com a mesa. Taças, por exemplo, que vc pode segurar pela haste ou apoiar com poucos dedos para evitar esquentar o líquido. E as taças ainda têm a vantagem de poderem ser usadas também para a função oposta: vc pode segurar pela parte bojuda, maximizando o contato com as mãos, para esquentar o líquido. Assim vc mais ou menos controla a temperatura do líquido.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás - 15 anos 3 meses atrás #977 por Ricardo Leite
Respondido por Ricardo Leite no tópico Re:Copos e degustações
Caio Fernando de Almeida Santos escreveu:

Alguém sabe se um copo com um vidro mais grosso ajuda a manter a temperatura ou a cerveja esquenta mais rápido nele?

Posso estar enganado, mas acho que faz diferença sim. Não que tenha que ser "grosseiro" (muito grosso, estilo ogro), mas o copo ter uma espessura adequada ajuda a cerva a não esquentar rápido demais e a manter a temperatura correta de ser servida e sorvida.

Repare que nenhum dos "copos oficiais" (principalmente aquelas que estampam o rótulo dos fabricantes de cerveja) são de vidro ou cristal muito fino.
Ultima edição: 15 anos 3 meses atrás por Ricardo Leite.
Tempo para a criação da página:0.391 segundos