É fato notório (e deleite dos colecionadores) que cada cerveja tem o seu copo adequado, um tipo de copo para cada estilo, chegando ao cúmulo de um copo diferente para cada rótulo. Há quem diga que cada design é feito para realçar as qualidades sensoriais específicas de cada receita, ajudando na percepção de aromas e retenção de espuma. Por outro lado, já li que os designers dos copos muito raramente entendem de cervejas, e que os critérios são muito mais estéticos e publicitários do que sensoriais.
Como vcs vêem a relação entre uma degustação e o uso do copo indicado pelo fabricante? Há pessoas que gostam de comprar o copo de uma cerveja para poder tomá-la no "copo certo", ou que acham ruim quando uma cerveja vem servida no "copo errado" no bar. Já Randy Mosher, por sua vez, mencionou em entrevista ao Bytes & Beer que sempre usa uma taça semelhante à de vinho, não importa o estilo de cerveja a ser degustado. Na minha experiência, percebo que taças grandes, com estreitamento na boca, ajudam na retenção dos aromas (se vc não encher a taça até a boca, claro). Por outro lado, a cerveja tem de ter uma boa espuma para segurar o colarinho numa taça bojuda. Um copo do tipo lager, por sua vez, pode até auxiliar na formação e retenção da espuma, mas concentra menos aroma e, inclusive, ajuda a mascarar uma espuma menos persistente.
Que tipos de copos vcs gostam de usar quando degustam em casa? Eu tenho cada vez mais tentado usar taças nas degustações, pois minha percepção fica mais aguçada. Para beber casualmente, aí é outra história, e a sensação de segurar este ou aquele copo diferente já faz parte da experiência também! Segurar uma taça delicada passa um "clima" diferente de segurar uma pesada caneca, e isso tudo éparte do perfil da experiência proporcionada por cada cerveja.