Cursos de degustação e dicas práticas

Mais
14 anos 11 meses atrás #4887 por tiago lucas
Alexandre Bamberg, aproveitei que você (representando a Bamberg, creio eu) está por aqui e enviei uma questão (por e-mail através do brejas) para você a respeito da cerveja. Por favor dê uma olhada na sua caixa de e-mail (ou sua caixa aqui no brejas) , ok? Obrigado.
Mais
14 anos 11 meses atrás #4894 por Gustavo Almeida
Valeu Alexandre por tantas informações. Eu já faço isso: primeiro dou minhas humildes qualificações e depois vejo as resenhas. E já venho lendo o Guia de Estilos da BJCP.

Já vi que o negócio é treinar mesmo, ou seja, beber cada vez mais cerveja, o que, sem dúvida, é a melhor solução possível.

Abraços
Mais
14 anos 11 meses atrás #4912 por Felipe Ribeiro - Duende
Pessoal, o guia de estilos só existe em inglês?
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #4913 por Alexandre Almeida Marcussi
Gustavo Almeida escreveu:

Valeu Alexandre por tantas informações. Eu já faço isso: primeiro dou minhas humildes qualificações e depois vejo as resenhas. E já venho lendo o Guia de Estilos da BJCP.

Tentei citar algumas das fontes que eu uso no meu aprendizado, e que vêm se mostrando boas fontes para mim (melhor do que simplesmente ler os blogs e rankings na internet, como eu fazia antes). Espero que o pessoal possa citar outras fontes legais tb. Aliás, alguém conhece algum site com boas avaliações técnicas de rótulos? O guia de cervejas do Michael Jackson tem notas de degustação, mas são bem sumárias, eu estava atrás de algo mais detalhado. Eu conheço o Tastings.com , que tem algumas boas avaliações feitas pelo Beverage Testing Institute de Chicago, mas procurava algo mais técnico e detalhado.

O BJCP não é lá muito útil como leitura corrida (porque é super técnico, com o tipo de informação que não adianta vc ler uma vez), mas é um sensacional material de consulta para avaliar e degustar um estilo. Quando vc faz o que o Bazzo falou (comparar vários rótulos do mesmo estilo) seguindo o BJCP, é uma forma muito profunda e proveitosa e conhecer o estilo e também os rótulos. E, Felipe, por enquanto infelizmente eu não conheço nenhuma tradução do guia de estilos do BJCP, nem nenhum guia similar produzido em português. Alguém conhece?

Pelo que vc diz, Gustavo, estudo, concentração e prática vc tem; acho que o resto vem com o tempo naturalmente!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
14 anos 11 meses atrás #4916 por Felipe Ribeiro - Duende
O guia em inglês só é complicado por ser muito técnico mesmo, mas tem outro detalhe, a primeira vez que eu tentei ler ele, eu não tinha lido nada ainda, e nem estava começando a me familiarizar. Vou ter que ir na unha então, traduzindo e apanhando.
Mais
14 anos 11 meses atrás #4938 por Gustavo Almeida
Felipe Ribeiro - Duende escreveu:

O guia em inglês só é complicado por ser muito técnico mesmo, mas tem outro detalhe, a primeira vez que eu tentei ler ele, eu não tinha lido nada ainda, e nem estava começando a me familiarizar. Vou ter que ir na unha então, traduzindo e apanhando.

Realmente o Guia é pesado de ler, e quem não está familiarizado com os termos técnicos e vocabulário cervejeiro em inglês vai mais devagar ainda. Mas, como guia, excelente.

O Larousse da Cerveja tem uma descrição interessante dos estilos e sub-estilos, com exemplos de marcas. Para quem o tem, uma dica é abrir ele e acompanhar junto com o Guia da BJCP, já que um é texto corrido e outro é mais técnico.

Abraços
Tempo para a criação da página:0.378 segundos