Cursos de degustação e dicas práticas

Mais
15 anos 3 meses atrás #4844 por Gustavo Almeida
Prezados confrades

Estou iniciando este tópico para que possamos debater métodos de iniciação à degustação. Sou um iniciante em cervejas especiais bastante intenso - tomei muito gosto pela coisa.
Atualmente, a maior dificuldade que encontro ao experimentar cervejas (cada uma é uma nova) é identificar os traços que me permitam concluir a qual sabor ou aroma aquela característica remete.
Lendo outras discussões e as resenhas, vejo-me inserido em um universo de sensações que, a princípio, compõem o caos, na minha visão. Exemplo: é bem difícil para mim identificar, em uma cerveja, 3 aromas diferentes. Consigo perceber que existem muitos aromas e sabores, mas não consigo identificá-los.

Assim, já muitos 'cervejeiros experientes' (a maioria aqui no site) falando que a degustação envolve muito treino, isto é, há algumas manhas e métodos para treinar o olfato e paladar. Não sei como fazer isso: já pensei em por um pote com cada aroma frequente em cervejas (café, chocolate, torrado, floral, frutado, banana, maça, damasco, e por aí vai...) e ficar cheirando. Mas, à primeira vista, me pareceu loucura (principalmente se alguém me visse fazendo isso hehe).

Se os brejeiros experientes concordarem que há meios práticos de treinar a identificação de aromas e sabores, agradeceria se postassem. Na mesma linha, acredito que algumas instituições devam ministrar cursos de degustação de cerveja. Já vi que o Maurício, aqui do Brejas, já ministrou palestras. Uma dessas com foco para iniciantes seria muito interessante, e acredito que muitos procurariam.

Agradeço desde já e um brinde!
Abraços
Mais
15 anos 3 meses atrás #4846 por Leonardo Russo
Bom, eu realmente não teria pensado em algo melhor para cá escrever, afinal, é uma das funções deste fórum, trocarmos conhecimento. E além disso, achei uma ótima idéia pois também tenho essas dificuldades.

Talvez fosse bom colocarmos aos poucos umas cervejas básicas do estilo, se possível. Aí, sabendo o que fosse esperado da cerveja, facilitasse o reconhecimento de outras.

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
  • um visitante
Mais
15 anos 3 meses atrás #4851 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cursos de degustação e dicas práticas
Gustavo,

Existem uns kits de aromas , geralmente encontrados em empórios e lojas de vinhos pois são voltados aos vinhos, mas me parece que tem pra cerveja também, o preço que não é nada cheiroso. Já tive essa idéia de juntar uns frascos mas depois desisti.

Minha opinião é que isso vem com a prática, todos nós temos nossas memórias olfativas, se você apenas imaginar café agora não sentirá seu cheiro mas vai se recordar dele, é difícil descrever mas qual o cheiro de uma rosa ? De manjericão, banana, chocolate, iogurte, chiclete, borracha queimada ?... Aposto que você se lembra desses cheiros, mesmo não estando os sentindo.

Uma coisa que talvez funcione é, antes de servir a cerveja, procure saber o que aquele estilo pode apresentar. As Porter e Stout por exemplo apresentam café e chocolate, não me lembro de ter bebido alguma desses tipos que não lembraram isso, podem apresentar tostado também. Brejas de trigo mostram banana, cravo. Enfim, tendo essas informações você já saberá o que poderá encontrar na cerveja, ai é identificá-los e ver suas intensidades.

Eu antes não conseguia distinguir direito o lúpulo do malte pois nunca os tive na minha mão, passei a reconhecê-los depois que visitei a AmBev e pude inclusive comer o malte (o lúpulo não porque foi desaconselhado pelo mestre cervejeiro, um gosto muito forte e amargo e fica horas, senão dias, na boca, pior que cebola) ! Mas mesmo sem ter malte e lúpulo é fácil, o malte é cereal, tipo um sucrilhos mesmo, pão, é adocicado. Se não estou enganado (se estiver peço que me corrijam) os aromas floral, frutado, de especiarias, podem ser associados ao lúpulo, ou o próprio aroma do lúpulo, imagine alguma coisa amarga, é mais ou menos isso.

No mais é não ter ansiedade e ir provando suas brejas sem esquentar a cabeça, tentar identificar os aromas sempre, mas sem frustração se não achar aquilo que esperava. A memória olfativa você tem e com o passar do tempo (treino, prática) rastrear esse banco de dados é algo que vai acontecer espontaneamente.
Mais
15 anos 3 meses atrás #4857 por Lucas F. Zurwellen
Guima, acredito que você esteja certo. Lendo agora a Larousse da Cerveja vou com certeza conseguir focar mais na degustação.

Pelo o que o livro me apresentou o Malte é o doce da cerveja que so em uma certa época dos tempos antigos ganhou a adição do lupulo que é responsável pelo amargo e pelas sensações florais da cerveja.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
  • um visitante
Mais
15 anos 3 meses atrás #4860 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cursos de degustação e dicas práticas
Sabe qual foi minha escola ? Vinho, outro fermentado que pode mostrar mil e um aromas. Os brancos se assemelham muito a algumas cervejas. No encontro bebi a Wäls Tripel e a impressão é que tinha um Chardonnay barricado na taça.

Acho interessante também não ficar muito restrito à cerveja, de repente um passeio pelo mundo do vinho pode ajudar a "treinar" o nariz.

Eu às vezes acho que viajo, sinto uns aromas muito inusitados, mas creio que não se trata de sandice, esse papo de "sensação organoléptica" é muito pessoal e subjetivo e o que se sente está estritamente relacionado a esse "bando de dados".

Uma coisa que percebi na DeuS foi um aroma parecido com maracujá muito nítido, lendo as demais avaliações ninguém citou o dito, mas pra mim o maracujá marcou do início ao fim. Vai entender, né ?
Mais
15 anos 3 meses atrás - 15 anos 3 meses atrás #4862 por Lucas F. Zurwellen
Sem contar que há percepções diferentes se você estiver harmonizando a Breja com alguma comida, talvés por assim associar melhor o paladar!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Ultima edição: 15 anos 3 meses atrás por Lucas F. Zurwellen.
Tempo para a criação da página:0.689 segundos