Cursos de degustação e dicas práticas

Mais
15 anos 3 meses atrás #4844 por Gustavo Almeida
Prezados confrades

Estou iniciando este tópico para que possamos debater métodos de iniciação à degustação. Sou um iniciante em cervejas especiais bastante intenso - tomei muito gosto pela coisa.
Atualmente, a maior dificuldade que encontro ao experimentar cervejas (cada uma é uma nova) é identificar os traços que me permitam concluir a qual sabor ou aroma aquela característica remete.
Lendo outras discussões e as resenhas, vejo-me inserido em um universo de sensações que, a princípio, compõem o caos, na minha visão. Exemplo: é bem difícil para mim identificar, em uma cerveja, 3 aromas diferentes. Consigo perceber que existem muitos aromas e sabores, mas não consigo identificá-los.

Assim, já muitos 'cervejeiros experientes' (a maioria aqui no site) falando que a degustação envolve muito treino, isto é, há algumas manhas e métodos para treinar o olfato e paladar. Não sei como fazer isso: já pensei em por um pote com cada aroma frequente em cervejas (café, chocolate, torrado, floral, frutado, banana, maça, damasco, e por aí vai...) e ficar cheirando. Mas, à primeira vista, me pareceu loucura (principalmente se alguém me visse fazendo isso hehe).

Se os brejeiros experientes concordarem que há meios práticos de treinar a identificação de aromas e sabores, agradeceria se postassem. Na mesma linha, acredito que algumas instituições devam ministrar cursos de degustação de cerveja. Já vi que o Maurício, aqui do Brejas, já ministrou palestras. Uma dessas com foco para iniciantes seria muito interessante, e acredito que muitos procurariam.

Agradeço desde já e um brinde!
Abraços
Mais
15 anos 3 meses atrás #4846 por Leonardo Russo
Bom, eu realmente não teria pensado em algo melhor para cá escrever, afinal, é uma das funções deste fórum, trocarmos conhecimento. E além disso, achei uma ótima idéia pois também tenho essas dificuldades.