- Postagens: 965
- Obrigados Recebidos: 218
Marcelo Vodovoz escreveu:
Odimi Toge escreveu: Estava lendo o BJCP hoje à tarde e fique contente em ver a Eisenbahn Dunkel como um dos exemplos listados para o estilo Munich Dunkel.
nao está mais no schwarzbier?
a verdade é que estes guias só vao servir pra campeonato. as cervejarias só estao lançando cervejas com estilos "inventados" ou com adiçao de um monte de fruta e tempero, em que o suposto estilo base nem poderia ser percebido num teste cego. talvez esta seja a grande característica da escola brasileira. e nao que eu ache isto ruim.
Ítalo Carvalho escreveu: Mas pra quem não sabe nada de cerveja ainda e quer aprender, nem que seja só pra beber mesmo, o guia é uma mão na roda. É melhor pra meu fígado e meu bolso usar ele do que comprar várias cervejas de um só estilo e beber tudo de uma vez pra "deduzir" o que tem em comum entre eles
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Eu costumava muito citar o BJCP como uma referência para aprendizado, mas precisarei avaliar se a nova versão ainda se presta a isso. A antiga seguia as definições e nomenclaturas históricas e tradicionais de mercado, então fazia sentido para o consumidor (e não só para o técnico). A nova versão é um pouco mais objetiva e descritiva, até onde pude entender, e acaba um pouco "implodindo" ou "aglutinando" alguns estilos tradicionais dentro de categorias analíticas sem muito significado histórico. Não sei se é a melhor aproximação para um leigo.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados