Volte meia vejo o pessoal discutindo qual a melhor cerveja e não são raros os casos em que vejo posições extremadas como "Só bebo Bhrama" ou "Se não tiver skol, prefiro nem beber" entre outras situações.
Eu acho tudo isto frescura. Tenho minhas preferidas mas no final das contas, num bar ou numa festa, o que tiver eu bebo.
Pra mim, todas estas PALs são tudo bem parecidas e precisam ser bebidas extremamente geladas. E depois de umas 4 cervas a diferença já nem mais existe.
Mas mesmo assim, resolvi fazer um teste cego para definir qual é minha PAL preferida.
A métodologia utilizada foi:
Escolhi 9 cervejas, incluindo uma coringa no meio (uma cerveja diferente das que já tomei para ter o elemento surpresa).
Todos os testes efetuados foram as cegas.
Dividi em 3 grupos de 3, fazendo o teste com comparação direta. Experimentava as 3 do grupo e definia a melhor.
Os 1ºs colocado e o melhor 2º colocado foram para o quadrangular final.
Também fiz a definição dos últimos colocados
Fiz mais algumas comparações específicas para eliminar problemas devido a metodologia utilizada. A classificação final foi:
1º) Budweiser
2º) Kaiser
3º) 1500 (cervejaria Casa di Conti)
4 º) Bohemia
5 º) Heineken
6 º) Skol
7 º) Itaipava
8 º) Bhrama
9 º) Antartica
Cheguei as seguintes conclusões finais:
1 - Kaiser surpreendeu. Em testes as cegas, ela sempre vai bem.
2 - As mais caras, Bud, Bohemia e Heineken se mostraram realmente melhores.
3 - Bhrama e Antártica são realmente fracas
4 - No final das contas, a minha impressão inicial que é tudo a mesma coisa se manteve. Existem diferenças, mas não a ponto de se ter opiniões extremadas.
5 - Vou começar a economizar e comprar Kaiser (e vão me xingar nos churras)