Sobre a La Trappe

Mais
10 anos 5 meses atrás #56316 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Sobre a La Trappe

Carlos Lima escreveu: Lembrando que eu ainda tenho uma dificuldade MUITO grande de achar os aromas e sabores que todos conseguem achar...

Eu não gosto de dizer como uma pessoa deve beber sua cerveja, portanto só te digo pra não esquecer que beber cerveja não é um exercício de listar ou achar aromas e sabores, mas sim de apreciar tais aromas e sabores.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Carlos Lima
Mais
10 anos 5 meses atrás #56317 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Sobre a La Trappe
Para facilitar a percepção sensorial recomendo apreciar as mais fortes acima de 12 graus.
Mais
10 anos 5 meses atrás #56319 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Sobre a La Trappe
Ótimas cervejas Carlos.

Lembre-se, além de todas dicas já dadas pelos colegas, que todas (com exceção da Witte) são ideais para dias frios.
Mais
10 anos 5 meses atrás - 10 anos 5 meses atrás #56322 por Alexandre LC
Respondido por Alexandre LC no tópico Sobre a La Trappe

Carlos Lima escreveu: .
Alguma dica ou informação de algum amigo que tenha mais experiência que eu? Lembrando que eu ainda tenho uma dificuldade MUITO grande de achar os aromas e sabores que todos conseguem achar... :( se alguém puder me dar uma dica de como apreciar essas graças eu agradeço muito.

Bem vindo Carlos ao mundo da cerveja.
Cara eu não sou nenhum entendido ou expert em cerveja, comecei a pouco tempo e entendo muito bem o que vc tá passando. Vou dar pequenas dicas que usei para mim mesmo no inicio, espero que ajude:

1) Nos primeiros 3 meses eu lia antes sobre a cerveja que ia beber pra tentar entender o que poderia achar nela, visto que tinha muita dificuldade em desassociar os ingredientes, principalmente no aroma. No paladar até que não tinha tanta dificuldade.
Lia nos livros antes de beber("1001 cervejas para beber antes de morrer", "O Livro da Cerveja" e depois o"Tasting Beer").
E lia alguma coisa em fóruns. Aqui no breja principalmente nos guias de degustação e dos estilos ,
no ratebeer e beeradvocate. .

2) Escolher poucos rótulos para degustar no mesmo dia, de 2 a 4 talvez seja o ideal dependendo do estilo, bebendo água com gás ou uma cerveja leve (lager) para limpar a boca. Dessas leves eu sempre usava a Bohemia (lager), pois é levinha e tira todo o resíduo (retrogosto) na boca. Comer um miolinho de pão também ajudava muito.

3) Usar copos ideiais e se for do mesmo estilo limpar o copo. Isso é muito importante, pois pode deixar residuos que comprometam a próxima servida.

4) Evitar comprar os produtos já gelados, pois não sabe quatno tempo ficou gelando, as oscilações de temperaturas que sofreu e se não for beber no mesmo dia.

5)Beber na temperatura ideal. Não sei se já sabe, mas toda cerveja tem uma temperatura ideal, e a maioria dela é diferente do que estávamos acostumado. Hoje em dia eu bebo quase todas direto da geladeira, só as lagers que eu subo para o freezer.

6) Começar com as mais claras e menos alcóolicas primeiro para não comprometer as próximas.

7) E anote tudo que perceber. Eu no inicio anotava no bloco de notas do celular e as vezes no caderno. Pouco tempo depois eu baixei o app do Evernote que deixa por a foto, escrever bem além de diversos outro mecanismos que só abrindo mesmo pra ver quanto vale a pena. Untappd também é um bom app pra atualizar sua lista e depois passa a resenha aqui pro brejas.

8) Outra coisa MUITO IMPORTANTE é conversar com os confrades aqui no fórum. Eu recebi muita ajuda aqui e aprendi PARA CARALEO, principalmente com Odimi, Ricardo e Alexandre Marcussi, os caras são os experts que sempre me deram (e continuam dando) dicas muito boas. Aprendi muito tanto sobre os estilos, como também sobre como armazenar adequadamente as brejas, e toda vez que entro aqui aprendo alguma coisa a mais.

Boa sorte aí e desculpe os erros ortográfico rsss! :lol:

Outras fontes:
fabiana-sommelieronline.blogspot.com.br/...re+(Sommeli%C3%A8re)
(é a mesma do guia de degustação aqui do brejas).

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Ultima edição: 10 anos 5 meses atrás por Alexandre LC. Razão: Erro de digitação. Havia escrito tiveram em vez de me deram.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Carlos Lima
Mais
10 anos 5 meses atrás #56342 por Renan Gomes
Respondido por Renan Gomes no tópico Sobre a La Trappe
Eu degustaria Dubbel e Quadruppel juntas e as outras tres separadas.

Ah, e sempre acompanhado de agua.
Mais
10 anos 4 meses atrás #56818 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Sobre a La Trappe
Só agora tomei conhecimento deste tópico...

Não se impressione tanto com resenhas alheias. Procure aproveitar ao máximo a sua cerveja, isso sim vale a pena. A identificação de determinados aromas/sabores com outros elementos (frutas, especiarias, etc) vai depender da sua memória gustativa (a cerveja tem aroma de maracujá? Você deve ter cheirado um ou provado o seu suco pra afirmar isso). A dica de temperatura do Odimi eu considero muito valiosa. Doze graus Celsius está perfeito para a grande maioria das strong ales belgas (e também cervejas fortes de outras escolas, como por exemplo barleywine ou old ale). Por este motivo, tenho uma mini-adega com termostato digital... ;)

Em relação às La Trappe... cara, sou muito fã da Dubbel e da Quadrupel. São cervejas fantásticas!

Tempo para a criação da página:0.426 segundos