Fazemos avaliações pelo gosto pessoal?

Mais
11 anos 3 semanas atrás #51733 por David Ortiz
Eu uso o site muitas vezes da seguinte forma: Hoje eu estava no mercado e vi uma cerveja chamada Zehn Bier, não conhecia , então entrei no site pelo celular e vi a descrição e as notas, para depois comprar.
Claro que tem muitas avaliações que não ajudam na hora de escolher, mais a maioria é amador, eu também sou amador, cabe a cada um escolher o que serve ou não!
Avaliar por estilo acho errado, pois desse jeito você vai dar notas maiores para cervejas que não merecem pelo simples fato que dentro do estilo são melhores.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion
Mais
11 anos 3 semanas atrás #51736 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Antes de mais nada, é preciso ter senso crítico.

O Brejas é uma referência, mas não é a única e tampouco é absoluta.

Lendo reviews aqui, dá para se ter uma idéia (vaga ou não) de como é determinado rótulo. Mas é preciso "saber ler" as informações que aparecem nos reviews e dar aquela filtrada, mesmo que seja não aceitar tudo que estiver escrito logo de cara. Depende muito de avaliador ou de quantidade de reviews recebidos, e por aí dá sim para saber (sem 100% de certeza) como uma cerveja é, dá para saber se ela possui características típicas do estilo, dá para saber se possui muitos defeitos, dá para saber se agrada ao público em geral ou não, dá para saber se é fiel ao estilo.

Enfim, estou chovendo no molhado, mas muito mais importante do que somente se prender nos números das notas é atentar para as informações contidas no texto das avaliações. São elas que descrevem realmente as características das cervejas. Óbvio que não toda e qualquer avaliação escrita, mas aquelas realizadas por quem realmente tem conhecimento. Lendo várias avaliações e lendo avaliações em sites distintos dá para sacar bem como determinada cerveja é, dá para ver quem diz as coisas com conhecimento.

A questão é como identificar avaliações boas e avaliações ruins. E isso é prática. Tem que ler várias fontes, tem que provar vários rótulos.
Mais
11 anos 3 semanas atrás #51741 por André Rodrigues
Outro texto no Blog aqui do Brejas (também do Marcussi) sobre esse assunto.

www.brejas.com.br/blog/23-05-2012/notas-...tica-possivel-12111/
Mais
11 anos 3 semanas atrás #51744 por Rodrigo CR
Outro dia eu estava matutando sobre algo relacionado, que seria um ranking inteligente. Não sou programador, não tenho nem ideia do trabalho que isso dá. Mas resumindo, seria algo como um avaliador experiente ter uma nota com maior peso que um iniciante (mas não em termos tão rígidos, seria por décimos, centésimos..). E como esse avaliador seria classificado experiente ou iniciante? Pela aprovação dos demais diante da sua avaliação, considerando-a útil (o que já existe no Brejas). Assim, pessoas que ainda não se sentem aptas a avaliar (meu caso) poderiam contribuir de certa forma, ao ratificar uma avaliação. Avaliações bem feitas e ratificadas por vários outros usuários dariam credibilidade para o avaliador, e sua nota passaria a ser mais relevante para o resultado final. Mas aí que vem o diferencial, que poderia dar mais credibilidade ainda: cruzar a avaliação com o estilo avaliado, Exemplo simples: João faz ótimas avaliações de PAL, tem um bom handicap nesse estilo, mas a avaliação que fez de algumas RIS já não foram tão úteis (ele mesmo admite que o estilo não é do seu agrado), então naquele estilo sua credibilidade é menor na nota final das brejas. Bom, não conheço outros sites de avaliação para saber se já existe algo assim, é só uma ideia que me ocorreu...
Mais
11 anos 3 semanas atrás #51749 por Renato Dell

fernando pereira frassetto escreveu: Não entendi o comentário sobre "superestimação". Isso aqui é um lazer acima de tudo, é para servir de mais uma fonte de informações, não a única., servir de guia, não de bíblia.

Fernando, eu acredito que há bastante gente que confere uma importância ímpar à nota que a cerveja recebe aqui e no Beer Advocate, quando acredito que este é o último critério que deve ser levado em conta.
Mais
11 anos 3 semanas atrás - 11 anos 3 semanas atrás #51751 por fernando pereira frassetto

Renato Dell escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: Não entendi o comentário sobre "superestimação". Isso aqui é um lazer acima de tudo, é para servir de mais uma fonte de informações, não a única., servir de guia, não de bíblia.

Fernando, eu acredito que há bastante gente que confere uma importância ímpar à nota que a cerveja recebe aqui e no Beer Advocate, quando acredito que este é o último critério que deve ser levado em conta.

Convenhamos, Renato, que não seja o último critério, Sou muito mais provar uma cerveja que vários confrades apontem aqui como boa do que acreditar em importador, marqueteiro e blogueiro oficialoide. Mas como eu disse, isso aqui é um local de discussão e postagem de opiniões, se alguém quer levar a ferro e a fogo, Ok, tem gente que pauta sua vida pelos outros, mas acho que maioria aqui sabe separar bem as coisas, de quando uma avaliação é útil ou não.
Ultima edição: 11 anos 3 semanas atrás por fernando pereira frassetto.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion
Tempo para a criação da página:0.500 segundos