Fazemos avaliações pelo gosto pessoal?

Mais
11 anos 2 semanas atrás - 11 anos 2 semanas atrás #51722 por Fernando Pires
Boa tarde caros confrades!!

Relutei um pouco para abrir este tópico, devido a não querer causar mal entendido, mas após uma maior reflexão, achei útil colocar em debate um tema para tentar esclarecer os critérios utilizados por nós para avaliação das cervejas degustadas aqui no brejas.

Há um tempo, li em um blog (link abaixo), um texto que achei interessante sobre a subjetividade das avaliações de cervejas em sites especializados.

O blogueiro opina que as avaliações nesses sites não são mais úteis, sendo até prejudiciais ao mercado. Pela opinião dele, as avaliações tendem a exteriorizar o gosto pessoal do avaliador, e não uma avaliação criteriosa pelas características do estilo proposto, fazendo com que as pessoas que utilizam esses sites para obterem informações sobre alguma cerveja da qual estejam interessados, acabem por ter uma ideia muito subjetiva, assim, buscando adquirir um rótulo pelas avaliações lidas, eles se desapontem e se desestimulem a se aprofundar nesse rico universo cervejeiro.

Também pela opinião dele, os avaliadores, por utilizarem o gosto pessoal nas avaliações, atribuem notas altas às brejas mais alcoólicas, amargas e difíceis de achar, e notas baixas às lagers bem feitas e de baixo teor alcoólicos, fazendo com que os leitores mais leigos tenham uma noção destorcida das avaliações lidas sobre a qualidade de cada breja; e em vez de irem subindo lentamente sua percepção alcoólica e de amargor, eles busquem de início as brejas bem avaliadas, o que causa rejeição e afasta ou impede que esses leitores entendam o porquê do gosto dos avaliadores mais experientes por cervejas mais fortes.

Sem tornar essa exposição mais cansativa, me reporto ao exemplo utilizado por ele:
Por que a avaliação da bud ligt tem pontuação baixa, mesmo sendo uma breja bem feita e dentro das características do estilo? Caso ela fosse pontuada por essas características descritas no BJCP por exemplo, ela não deveria ter nota mais alta, proporcional ao que o estilo descreve, e não tão baixa por não agradar aos "cervejeiros" mais experientes?

Pra finalizar, digo a vocês que esse texto me fez fazer uma análise das minhas avaliações aqui no brejas e... confesso que fiz uma autocrítica das minhas avaliações e realmente minhas avaliações (principalmente as mais antigas) estão mais de acordo com as minhas preferências, do que com a correta avaliação pelas características dentro do estilo de cada breja. Isso mais pelas notas, menos pela descrição sensitiva, a qual tento descrever as sensações gustativas e aromáticas encontradas, mas acredito que mesmo assim, deturpo a real qualidade de cada breja.

Bem (após algum tempo sem postar avaliações), estou disposto a alterar meus critérios de avaliação e tentar direcioná-los para uma avaliação mais técnica e menos subjetiva ao meu gosto pessoal.

Acho que com avaliações mais técnicas, além de nos aprimorarmos mais como degustadores; damos melhores informações aos confrades; e damos melhores informações aos apreciadores mais iniciantes.

Vcs não acham que com avaliações mais precisas podemos informar melhor e com isso gerarmos:
Degustadores e confrades mais satisfeitos; mais compradores; e melhores preços.

Ou isso seria uma utopia.

Abraços.

Link do artigo: noticiascervejeiras.blogspot.com.br/2011...cerveja-sao-uma.html
Ultima edição: 11 anos 2 semanas atrás por Fernando Pires.
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51724 por fernando pereira frassetto
Avaliar bebidas e alimentos, entre tantas outras coisas, é algo muito subjetivo, critérios como os do BJCP são confeccionados para CONCURSOS, não para degustações pessoais. Premiar uma cerveja em uma categoria tem que ter critérios, e estes dependem do que se quer apreciar numa cerveja. Não vejo nenhum cabimento em dar 5.0 para uma LAL qualquer só porque ela é a menos pior de todas do estilo, e dar 4.8 para uma Trappistes Rochefort 10 só porque deu 5.0 para uma Westvleteren 12. Há uma distorção grande aí. O que pensaria alguém que começo a experimentar e dá de cara com uma informação dessa: Bud Light é melhor do que Trappistes Rochefort 10, em suas qualidades? Obviamente que não.
Não há porque seguir critérios de concurso em um site como o Brejas. Não estamos querendo coroar nenhuma bebida campeã, apenas tornar públicos nossas observações e nossos gostos. A graça disso tudo está nas particularidades.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion, David Ortiz
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51725 por Renato Dell
Fernando, boa noite!

Acredito que há espaço para as duas situações e cabe ao leitor perceber o intuito de cada uma das avaliações. Particularmente, não consigo levar a sério as avaliações onde atribuem as notas e não escrevem os comentários, ou os comentários são mal escritos. Vai de cada um.

Outro ponto é: será que não superestimando a importância das notas na avaliação das cervejas, ainda mais as avaliações feitas por degustadores amadores? Eu acredito que sim.
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51727 por fernando pereira frassetto

Renato Dell escreveu: Fernando, boa noite!

Acredito que há espaço para as duas situações e cabe ao leitor perceber o intuito de cada uma das avaliações. Particularmente, não consigo levar a sério as avaliações onde atribuem as notas e não escrevem os comentários, ou os comentários são mal escritos. Vai de cada um.

Outro ponto é: será que não superestimando a importância das notas na avaliação das cervejas, ainda mais as avaliações feitas por degustadores amadores? Eu acredito que sim.

Não entendi o comentário sobre "superestimação". Isso aqui é um lazer acima de tudo, é para servir de mais uma fonte de informações, não a única., servir de guia, não de bíblia.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: David Ortiz
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51728 por Claudinei  
Sim, o meu gosto pessoal tem influência quando avalio uma cerveja. Também tento levar em conta o estilo proposto e suas características pré-determinadas/esperadas, para não ser tão "injusto". Concordo com o Fernando, isso aqui é um lazer, um espaço aberto para apreciadores amadores postarem suas impressões, e não um júri especializado do BJCP. Logo, do ponto de vista da "tecnicidade" da coisa, não deve ser levado tão a sério.

Segue o link de um tópico onde esse assunto foi amplamente debatido, vale a pena dar uma conferida:

www.brejas.com.br/forum/criticas-e-suges...encia?start=18#40086

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51732 por David Ortiz
Como a vida é engraçada né!
Hoje li esse texto do Alexandre Marcussi em 23/10/2010.
www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc...vm=bv.59378465,d.cWc

Veja se vale a pena usar termos mais técnicos?
Depois de ler esse texto acho que não!
Tempo para a criação da página:0.459 segundos