Boa tarde caros confrades!!
Relutei um pouco para abrir este tópico, devido a não querer causar mal entendido, mas após uma maior reflexão, achei útil colocar em debate um tema para tentar esclarecer os critérios utilizados por nós para avaliação das cervejas degustadas aqui no brejas.
Há um tempo, li em um blog (link abaixo), um texto que achei interessante sobre a subjetividade das avaliações de cervejas em sites especializados.
O blogueiro opina que as avaliações nesses sites não são mais úteis, sendo até prejudiciais ao mercado. Pela opinião dele, as avaliações tendem a exteriorizar o gosto pessoal do avaliador, e não uma avaliação criteriosa pelas características do estilo proposto, fazendo com que as pessoas que utilizam esses sites para obterem informações sobre alguma cerveja da qual estejam interessados, acabem por ter uma ideia muito subjetiva, assim, buscando adquirir um rótulo pelas avaliações lidas, eles se desapontem e se desestimulem a se aprofundar nesse rico universo cervejeiro.
Também pela opinião dele, os avaliadores, por utilizarem o gosto pessoal nas avaliações, atribuem notas altas às brejas mais alcoólicas, amargas e difíceis de achar, e notas baixas às lagers bem feitas e de baixo teor alcoólicos, fazendo com que os leitores mais leigos tenham uma noção destorcida das avaliações lidas sobre a qualidade de cada breja; e em vez de irem subindo lentamente sua percepção alcoólica e de amargor, eles busquem de início as brejas bem avaliadas, o que causa rejeição e afasta ou impede que esses leitores entendam o porquê do gosto dos avaliadores mais experientes por cervejas mais fortes.
Sem tornar essa exposição mais cansativa, me reporto ao exemplo utilizado por ele:
Por que a avaliação da bud ligt tem pontuação baixa, mesmo sendo uma breja bem feita e dentro das características do estilo? Caso ela fosse pontuada por essas características descritas no BJCP por exemplo, ela não deveria ter nota mais alta, proporcional ao que o estilo descreve, e não tão baixa por não agradar aos "cervejeiros" mais experientes?
Pra finalizar, digo a vocês que esse texto me fez fazer uma análise das minhas avaliações aqui no brejas e... confesso que fiz uma autocrítica das minhas avaliações e realmente minhas avaliações (principalmente as mais antigas) estão mais de acordo com as minhas preferências, do que com a correta avaliação pelas características dentro do estilo de cada breja. Isso mais pelas notas, menos pela descrição sensitiva, a qual tento descrever as sensações gustativas e aromáticas encontradas, mas acredito que mesmo assim, deturpo a real qualidade de cada breja.
Bem (após algum tempo sem postar avaliações), estou disposto a alterar meus critérios de avaliação e tentar direcioná-los para uma avaliação mais técnica e menos subjetiva ao meu gosto pessoal.
Acho que com avaliações mais técnicas, além de nos aprimorarmos mais como degustadores; damos melhores informações aos confrades; e damos melhores informações aos apreciadores mais iniciantes.
Vcs não acham que com avaliações mais precisas podemos informar melhor e com isso gerarmos:
Degustadores e confrades mais satisfeitos; mais compradores; e melhores preços.
Ou isso seria uma utopia.
Abraços.
Link do artigo:
noticiascervejeiras.blogspot.com.br/2011...cerveja-sao-uma.html