Fazemos avaliações pelo gosto pessoal?

Mais
11 anos 3 semanas atrás #51759 por Alexandre Gheorghiu
Esse canal (brejas) é fantástico justamente por permitir que "amadores" possam expressar seus "sentimentos" com relação a x rótulo, ao lado de grande "intelectuais" do meio.

Aqui não há regras para uma avaliação ... cada um da a sua opinião ... e mesmo assim, após meia duzia delas, nós mesmos começamos a "melhorar nossas percepções" ... justamente por se aprofundar mais no assunto e ler avaliações de gente mais graduada.

Não da pra julgar nem aquele que quer usar termos mais tecnicos....nem aqueles que só postam numeros, sem comentarios ....

E no final, a media é que conta....e ai que esta a graça da coisa ... Por exemplo, acabei de ver que embora a Titas dê 3.8 de media geral, alguem "odiou" a breja e deu nota 02 ... bom, e dai?!? É o que ele sentiu oras ... vai falar que o cara é isso e aquilo, que não entende de cerveja e tal?!?

Cada um na sua .... e vamos nos divertir, gozar um ao outro ... e deixar as regrinhas para canais mais "seletos" (e chatos....)!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion, Gabriel Lucas Scardini Barros
Mais
11 anos 3 semanas atrás - 11 anos 3 semanas atrás #51767 por Fernando Pires
Olá amigos!!
Realmente há muitas maneiras de se avaliar uma breja, seja ela subjetiva ou técnica; e acho válida qq expressão das avaliações, sejam elas de iniciantes, quanto as dos mais experientes.
E acho que as avaliações vão melhorando conforme as experiências gustativas vão se acumulando, como tudo na vida não é mesmo?
Meu questionamento pessoal foi no sentido mais amplo e em relação à contribuição que os mais experientes e capazes podem (e dão) com suas avaliações, pois como o David Ortiz, eu e muitos outros (ainda mais os iniciantes) utilizam as avaliações como parâmetros para escolher uma breja, e levei em consideração que uma avaliação com critérios mais técnicos pode trazer uma evolução melhor ao iniciante e menos frustrações, com isso, teremos mais entusiastas das cervejas especiais.
Posso dar um exemplo próprio: há uns 2 anos, quando iniciei minha história no mundo das cervejas especiais (nesse momento minhas brejas preferidas eram as PAL), fiz uma lista de brejas bem avaliadas para degustar, o resultado foi que joguei fora por achar amargas demais duas brejas que hj descem como água, rs. São elas: Bamberg Camila Camila e Wals Pilsen.
Mas fui persistente, comecei a estudar em blogs, livros e sites especializados; fui aumentando meu conhecimento (que hj ainda é bem modesto), como tb minha tolerância ao amargor e ao álcool nas brejas (tanto que hj minhas preferidas são as Ipas).
Eu tive essa perseverança e paciência, mas será que muitos não viram a cara e desistem das cervejas especiais logo no início, quando se decepcionam com comentários maravilhosos de brejas, mas não adequadas (ainda) ao seu paladar.
Como a maioria respondeu, tb acho que todos têm a liberdade de avaliar conforme lhe convier e todas elas são válidas, como disse o Luiz Felipe Malta, com o tempo vamos aprendendo a "ler" as avaliações postadas.
Mas não ajudaríamos melhor aos inciantes com informações mais técnicas em nossas avaliações e com isso criaríamos mais entusiastas das cervejas especiais, com o resultado teríamos mais consumidores; mais brejas vendidas; melhores preços.
É com esse questionamento que fiquei após ler o texto do blog e refletir.
Sei que cada um tem seu entendimento e sua maneira de avaliar, a minha conclusão é: quanto mais eu puder agregar conhecimento a quem é mais iniciante do que eu, e puder ajudar a essa pessoa a escolher a sua próxima cerveja de acordo com seu paladar atual, mais essa pessoa irá se interessar pelas cervejas especiais, e isso irá aumentar a "bola de neve" para beneficiar a todos.
Abraços.
Ultima edição: 11 anos 3 semanas atrás por Fernando Pires.
Mais
11 anos 3 semanas atrás #51770 por André Rodrigues

Fernando Pires escreveu: Olá amigos!!
Posso dar um exemplo próprio: há uns 2 anos, quando iniciei minha história no mundo das cervejas especiais (nesse momento minhas brejas preferidas eram as PAL), fiz uma lista de brejas bem avaliadas para degustar, o resultado foi que joguei fora por achar amargas demais duas brejas que hj descem como água, rs. São elas: Bamberg Camila Camila e Wals Pilsen.

Mas Fernando.
Nesse caso citado, as cervejas acima também estariam bem avaliadas, seguindo a lógica apresentada por você: Afinal, elas são ótimas Bohemian Pilsner. Aliás, provavelmente elas teriam notas ainda maiores do que as que tem hoje, já que seriam avaliadas somente dentro do estilo.
Ou seja, você provavelmente cometeria o mesmo erro, certo?
Mais
11 anos 3 semanas atrás - 11 anos 3 semanas atrás #51771 por Fernando Pires

André Rodrigues escreveu: Mas Fernando.
Nesse caso citado, as cervejas acima também estariam bem avaliadas, seguindo a lógica apresentada por você: Afinal, elas são ótimas Bohemian Pilsner. Aliás, provavelmente elas teriam notas ainda maiores do que as que tem hoje, já que seriam avaliadas somente dentro do estilo.
Ou seja, você provavelmente cometeria o mesmo erro, certo?

Grande André!!
Sim André, estariam sim, até tenho avaliações muito boas delas, e não deveria ser diferente não é?
Digo em relação às outras brejas mais "leves' que têm avaliações ruins, fazendo com que eu (na época mais iniciante do que hj) pulasse diretamente pra essas que citei( e foram só exemplos, pq comprei stouts, ipas e outras, rs), o que na ocasião foi um erro, muito influenciado pelas avaliações que tendem a dar notas altas pra cervejas mais amargas e mais alcoólicas, e baixas pras brejas mais leves e "fracas".
Será que se as boas PALs e outras mais "leves" com mais lúpulo e bem feitas tivessem notas mais altas, não fariam com que eu fosse aumentando o minha tolerância ao amargor mais devagar e me fidelizassem mais rapidamente às brejas especiais?
Como acontece aos iniciantes que por muita das vezes só tem o brejas como referência, já que só com tempo e pesquisa que vamos conhecendo outras fontes (blogs, sites, livros, etc), será que eles deixam o mundo das brejas especiais precocemente; podemos colaborar com eles da melhor maneira possível?
Obs: Longe de mim criticar quem avalia por gosto pessoal, cada um avalia como achar melhor. Minha ponderação é somente pela ajuda que podemos dar ao iniciantes e no fim da lista, a nós mesmos( olha a minha utopia aí novamente, rs)
Abraços.
Ultima edição: 11 anos 3 semanas atrás por Fernando Pires.
Mais
11 anos 3 semanas atrás - 11 anos 3 semanas atrás #51775 por fernando pereira frassetto

Alexandre Gheorghiu escreveu: Esse canal (brejas) é fantástico justamente por permitir que "amadores" possam expressar seus "sentimentos" com relação a x rótulo, ao lado de grande "intelectuais" do meio.

Aqui não há regras para uma avaliação ... cada um da a sua opinião ... e mesmo assim, após meia duzia delas, nós mesmos começamos a "melhorar nossas percepções" ... justamente por se aprofundar mais no assunto e ler avaliações de gente mais graduada.

Não da pra julgar nem aquele que quer usar termos mais tecnicos....nem aqueles que só postam numeros, sem comentarios ....

E no final, a media é que conta....e ai que esta a graça da coisa ... Por exemplo, acabei de ver que embora a Titas dê 3.8 de media geral, alguem "odiou" a breja e deu nota 02 ... bom, e dai?!? É o que ele sentiu oras ... vai falar que o cara é isso e aquilo, que não entende de cerveja e tal?!?

Cada um na sua .... e vamos nos divertir, gozar um ao outro ... e deixar as regrinhas para canais mais "seletos" (e chatos....)!

Assino embaixo.
Ultima edição: 11 anos 3 semanas atrás por fernando pereira frassetto.
Mais
11 anos 3 semanas atrás #51776 por Claudinei  

Alexandre Gheorghiu escreveu: Não da pra julgar nem aquele que quer usar termos mais tecnicos....nem aqueles que só postam numeros, sem comentarios ....

Vou discordar só deste finalzinho. Acho que o cabra tem que tentar expressar o que ele está percebendo, não importa o quão amador ele seja. Achou a cerveja amarga? Leve? Pesada? Insípida? Gostou ou não gostou por algum motivo? Poxa, escreve aí umas 10 palavras e tá tudo certo! Considero a resenha muito mais importante que as notas numéricas, que, sozinhas, não significam quase nada...

Tempo para a criação da página:0.487 segundos