Grande David (xará do meu filho que está pra nascer), realmente basear a escolha pelas avaliações dos editores é mais proveitoso realmente (as que não sejam tão velhas) e depois da reformulação do brejas, agora temos que virar páginas para lermos as avaliações dos confrades (o que poucos devem fazer, rs)
Quando digo texto mais técnico, não são palavras mais técnicas, e sim uma nota mais condizente com as características do estilo, mesmo sendo uma lagerzinha (se bem feita e dentro dos padrões do estilo), mas como a maioria já acostumada com cervejas "melhores" não gostam desses estilos leves, acabam dando notas menores, influenciando os iniciantes a partirem para as mais "fortes" precocemente.
Meus amigos, longe de mim estar criticando a quem quer que seja pelos critérios utilizados para avaliações dadas, acho tb (como o Alexandre e o meu Xará Fernando) que não se deve ter regras para isso, devemos incentivar a postagem de todos como bem lhes convier.
Meu apelo é mais amplo, é o quanto podemos ajudar os mais iniciantes com uma descrição mais sensorial, uma nota mais compatível com as características do estilo da breja, assim como, em termos sensoriais, fazem a maioria dos editores ( e os mais iniciantes não tem capacidade (ainda) de descrever sensorialmente uma breja), nós já sabemos como direcionar nossas escolhas como o David e outros confrades postaram, mas será que os mais inciantes por aqui tem? eles separam editores de usuários, notas de descrição, subjetividade de características do estilo?
Peço desculpas a quem se ofendeu por achar que é uma crítica minha a quem avalia por critérios pessoais ou querer impor regras e tal (o que não é, nem de longe minha intenção), minha intenção é das melhores e tinha o objetivo de colaborar ao máximo com o próximo que está iniciando, tem pouca experiência e busca nas avaliações postadas por aqui, conhecer e escolher um caminho a seguir (como fiz em um passado recente).
E continuo achando que com descrições mais sensoriais, como disse o confrade Claudinei, e notas mais compatíveis com as características do estilo, iremos colaborar mais.
Acho que os iniciantes geralmente não participam do fórum, eles vão se inserindo aos poucos no mundo cervejeiro, tanto na degustação, quanto nos debates, de acordo com seu entendimento e interesse, e ratifico a importância da participação de todos, seja por aqui e/ou nas avaliações, livres e sem regras rígidas, pq cada um segue a sua consciência e faz do seu conhecimento o que achar melhor para ele e para o próximo.
Abraços a todos.