Fazemos avaliações pelo gosto pessoal?

Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51782 por David Ortiz
Normalmente só dou peso aos comentários e notas dos editores, até leio algumas dos usuários, quando só tem usuários vejo quantas ele já avaliou e não influência tanto na minha escolha.
Você pode até fazer uma avaliação mais técnica, porém em algumas cervejas não ficam mais que alguns dias, acho dificil ficarem mudando a página para lerem mais avaliações. Um exemplo nesse sentido: fui o primeiro a avaliar a Colorado Titãs, nem editor tinha avaliado, hoje já tem trinta avaliações. Acho improvável alguém ler a minha avaliação hoje! (Para minha felicidade dois editores deram dois décimos a mais e o outro deu um décimo a mais que eu! Mas foi tenso ser o primeiro!)
Acho que o texto técnico afastaria quem está começando. Aos poucos vamos aprendendo uma ou outra palavra nova , um termo usado, depois de algum tempo. Logo de início acho que fugiriam!
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por David Ortiz.
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51783 por Fernando Pires
Grande David (xará do meu filho que está pra nascer), realmente basear a escolha pelas avaliações dos editores é mais proveitoso realmente (as que não sejam tão velhas) e depois da reformulação do brejas, agora temos que virar páginas para lermos as avaliações dos confrades (o que poucos devem fazer, rs)
Quando digo texto mais técnico, não são palavras mais técnicas, e sim uma nota mais condizente com as características do estilo, mesmo sendo uma lagerzinha (se bem feita e dentro dos padrões do estilo), mas como a maioria já acostumada com cervejas "melhores" não gostam desses estilos leves, acabam dando notas menores, influenciando os iniciantes a partirem para as mais "fortes" precocemente.
Meus amigos, longe de mim estar criticando a quem quer que seja pelos critérios utilizados para avaliações dadas, acho tb (como o Alexandre e o meu Xará Fernando) que não se deve ter regras para isso, devemos incentivar a postagem de todos como bem lhes convier.
Meu apelo é mais amplo, é o quanto podemos ajudar os mais iniciantes com uma descrição mais sensorial, uma nota mais compatível com as características do estilo da breja, assim como, em termos sensoriais, fazem a maioria dos editores ( e os mais iniciantes não tem capacidade (ainda) de descrever sensorialmente uma breja), nós já sabemos como direcionar nossas escolhas como o David e outros confrades postaram, mas será que os mais inciantes por aqui tem? eles separam editores de usuários, notas de descrição, subjetividade de características do estilo?
Peço desculpas a quem se ofendeu por achar que é uma crítica minha a quem avalia por critérios pessoais ou querer impor regras e tal (o que não é, nem de longe minha intenção), minha intenção é das melhores e tinha o objetivo de colaborar ao máximo com o próximo que está iniciando, tem pouca experiência e busca nas avaliações postadas por aqui, conhecer e escolher um caminho a seguir (como fiz em um passado recente).
E continuo achando que com descrições mais sensoriais, como disse o confrade Claudinei, e notas mais compatíveis com as características do estilo, iremos colaborar mais.
Acho que os iniciantes geralmente não participam do fórum, eles vão se inserindo aos poucos no mundo cervejeiro, tanto na degustação, quanto nos debates, de acordo com seu entendimento e interesse, e ratifico a importância da participação de todos, seja por aqui e/ou nas avaliações, livres e sem regras rígidas, pq cada um segue a sua consciência e faz do seu conhecimento o que achar melhor para ele e para o próximo.
Abraços a todos.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
11 anos 3 meses atrás #51790 por Alexandre Almeida Marcussi

David Ortiz escreveu: Normalmente só dou peso aos comentários e notas dos editores

Faz muito mal, David. A maior parte das avaliações dos editores é muito antiga e desatualizada, de quando o Brejas nem era interativo, era só uma lista de cervejas que um grupo de amigos bebeu na Europa de forma amadora. Não tem nem comparação entre as avaliações recentes do Sangion ou do Beltramelli e aqueles que estão aqui desde o começo do site (que são a maioria).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 3 meses atrás #51791 por David Ortiz

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

David Ortiz escreveu: Normalmente só dou peso aos comentários e notas dos editores

Faz muito mal, David. A maior parte das avaliações dos editores é muito antiga e desatualizada, de quando o Brejas nem era interativo, era só uma lista de cervejas que um grupo de amigos bebeu na Europa de forma amadora. Não tem nem comparação entre as avaliações recentes do Sangion ou do Beltramelli e aqueles que estão aqui desde o começo do site (que são a maioria).

Alexandre deixa eu me explicar melhor:
Quando escrevi editores, era deles que eu estava falando (Sangion,Beltramelli,Daniel), por exemplo foram esses três que avaliaram a Colorado Titãs e fiquei satisfeito da minha nota ter ficado próxima da deles.
É claro que tem vários usuários que respeito e muito a avaliação, um deles é você, neste mesmo tópico coloquei um link de um texto seu, olha o link aí
www.brejas.com.br/blog/23-03-2010/dialetos-de-degustacao-5224/

Então se tiver uma avaliação sua é claro que vai ter o mesmo peso que os dos editores pra mim.
Assim como o de outros usuários que eu acho que sabem muito. Só não coloquei nomes para não ser injusto e esquecer de alguém. Se as avaliações que ficassem na primeira página fossem por exemplo as que tem mais avaliação útil ou pelo ranking, acho que facilitaria vermos avaliações de usuários que ajudariam em uma eventual escolha. Da forma atual acontece de vez em quando de mudar a página e não ter uma avaliação que ajude.
Mais
11 anos 3 meses atrás #51792 por Alexandre Almeida Marcussi
David, eu concordo com você que as avaliações dos usuários nem sempre são muito úteis. Mas só quis alertar para o fato de que as avaliações dos editores são antigas. Principalmente para as cervejas que existem no Brasil há muitos anos. O seu exemplo, da Colorado Titãs, é um exemplo que realmente só vai ter avaliações novas e confiáveis dos editores. Mas pegue cervejas como as trapistas ou outras europeias clássicas e veja como são muito diferentes, e nem sempre demonstram bom conhecimento dos estilos. E são essas as cervejas pelas quais um iniciante geralmente começa.

Mas concordo com você: às vezes é difícil achar as boas avaliações dos usuários, que ficam perdidas em meio a um mar de avaliações pouco pertinentes. Mas é um fórum aberto e amador, essa é a característica dele mesmo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 3 meses atrás #51793 por David Ortiz
Acabei de ver isso agora!
A Leffe 9° as avaliações deles são muito antigas e as dos usuários também. Vou provar daqui a pouco.
Tempo para a criação da página:0.514 segundos