Montando uma seleção para casamento

Mais
11 anos 3 meses atrás #51655 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Montando uma seleção para casamento
É bom tomar cuidado mesmo. Pode parecer impensável pra gente, mas eu conheço muita gente (de qualquer idade) que não toma Heineken, ou até toma mas não gosta, por achar muito amarga. Na minha opinião o ideal é se limitar aos estilos mais leves. Pilsen, Weiss, Pale Ale, Red Ale, Vienna Lager...

Depende muito do público é claro, mas a não ser que tenha um grupo de cervejeiros entre os convidados não vale a pena sair muito disso. Não é hora de querer iniciar ninguém no mundo das cervejas, na minha opinião é claro.

Meu sonho era ir num casamento com uma boa IPA ou uma Quad. Um casamento com quatro torneiras ia ser melhor que a maioria dos bares que frequento, mas se o público do seu casamento for igual aos dos casamentos que já fui, acho que ia ser um dos únicos a tomar. Do barril de 10L ia sobrar uns 7 no final da festa. Um litro por minha conta e o resto por pessoas aleatórias que provaram um copo e mudaram pra outra coisa.

Eu sei que depois do casamento que fui que não tinha bebida alcoólica nenhuma, até uma Bohemia já me deixa contente.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Campos Vasco
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51665 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu acho que dá, sim, para ousar um pouquinho. O importante é que pelo menos 50-70% sejam de estilos de fácil degustação, como American lager e Weissbier (difícil uma pessoa que curta cerveja não beber uma Weiss). Aí você adiciona alguns outros rótulos mais interessantes em menor quantidade. Pode ter certeza que vai, sim, ter gente pedindo, pelo menos para provar. Hoje em dia as cervejas especiais estão em evidência e geram curiosidade nas pessoas. Já organizei um churras da antiga turma do colégio só com chope Bamberg (Helles e Weiss) e a galera quase secou os barris. Eram 40 litros para 20 pessoas. E não tinha nenhum bebedor de artesanais além de mim.

A gente se surpreende com o que um "leigo" pode gostar de tomar quando ele está aberto a uma nova experiência, quando entende que a proposta é essa e quando a coisa é apresentada para ele de forma casual, sem frescura (como deveria sempre ser). Até minha mãe, que só toma Itaipava, gostou da Colorado Indica que eu dei de presente para ela... Mas é importante evitar cervejas extremas para não dar surpresas desagradáveis para pessoas que estão desavisadas.

Se o casamento vai ser em BH, opte pelas cervejarias locais. Wäls, Falke, Küd Bier, Bäcker, Áustria são boas alternativas. Caso prefira, acho que você consegue distribuidores de alguns chopes paulistas ou paranaenses por aí. Só com as locais, eu faria o seguinte:

Falke Pilsen (ou Wäls X-Wäls)
Falke Estrada Real Weiss
Küd Kashmir (ou Falke Estrada Real India Pale Ale)
Falke Ouro Preto
Wäls Quadruppel

50-70% para as duas primeiras opções. Uma boa ideia é fazer uma pré-seleção comprando todas as possíveis escolhas em garrafas e degustar junto com a noiva (e, se possível, a família) para fechar a seleção final.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 3 meses atrás #51668 por Alexandre Gheorghiu
Pois é ... concordo com o xará. Acho que dá pra ousar um pouco sim.

Meu pai fez uma festa agora no final do ano para a Associação Comercial a qual ele faz parte e tal ... por anos regada de 3º idade (kkkk) e chopp Germania. Dessa vez, porem, peguei pra ele a pilsen da Burgman (um pouco mais lupulada) e a Stout (arriscado, pois o pessoal ama(va) o "docinho do escuro da Germania). Enfim, cheguei no final da festa, e só foi elogios em cima da escolha ... os "velinhos" amaram o chopp, em especial o Stout. Confesso que fiquei mega surpreso ... e contente.

Um relato bem simples, mas que mostra que é possivel fazer um evento diferente (como seu casamento) e agradar os eternos "brahmeiros" ...

Logico, fique atento apenas ao despedicio ... em especial se forem garrafas. Ainda vejo a pressão como melhor opção. Como vc não vai ter tempo algum pra ficar se ligando nisso no dia, coloca um "diretor" de festa. Uma outra boa sugestão que foi dada é montar uma "ilha" e contratar ate um beer sommelier pra comandar o esquema (não faço ideia de valores...mas não deve ser caro).

Agora, de uma coisa vc pode ter a certeza desde ja: de que voce promoveu uma "inveja boa" na galera aqui...rsrsrsr.....quem te ajudou com comentarios ganha um convite para esse casamento?!?!...rsrrsr

Abs
Mais
11 anos 3 meses atrás #51674 por Campos Vasco
Fala pessoal!

Nossa, muita informação bacana! A minha percepção para o evento evoluiu bastante. Já fiquei tão empolgado que a decisão está tomada, vou servir um cardápio variado mesmo, a dúvida esta na garrafa ou barril.
Pelo o que vocês colocaram até aqui acho que ficou bem reforçada a segurança de servir o chope e concordo. Também me trará alguma economia.
Aproveitando esta economia pensei se não seria viável ou já seria exagero servir uma lambic, por exemplo, em substituição ao tradicional champagne/espumante. Talvez, conseguiria assim atrair um pouco o público feminino e outros um pouco mais restritos a cerveja. Claro que seria uma quantidade reduzida para não subir muito o preço.
Sem dúvida ter informativos de alguma maneira sobre as diversas qualidades de cerveja ajudaria muito na experiência e um beer sommelier também é uma possibilidade. Tenho que avaliar isso tudo no conjunto da festa.
Acredito em uma chance boa de sucesso. O público da festa é muito jovem, em torno de 30 anos. Os homens em sua maioria já tem curso superior e bom poder aquisitivo, além de apreciarem boas bebidas. Penso também que se alguém vai ser chato o suficiente para reclamar que não tem Brahma, é o tipo que vai reclamar até da batina do padre. Daí, nem vale a pena mudar toda uma experiência pelos chatos :laugh:
Mais
11 anos 3 meses atrás #51678 por Alexandre Almeida Marcussi

Campos Vasco escreveu: Aproveitando esta economia pensei se não seria viável ou já seria exagero servir uma lambic, por exemplo, em substituição ao tradicional champagne/espumante. Talvez, conseguiria assim atrair um pouco o público feminino e outros um pouco mais restritos a cerveja. Claro que seria uma quantidade reduzida para não subir muito o preço.

Sou contra (e olha que, se tem um fã incondicional de lambics aqui no fórum, sou eu). Tem poucas opções no mercado nacional de lambics que sejam ao mesmo tempo amigáveis ao paladar, sofisticadas e acessíveis. Você vai gastar caro e as pessoas não vão gostar, ou vai acabar servindo uma lambic boçal dessas que parecem refrigerante. O Brasil faz maravilhosos espumantes por um preço acessível; prestigie os nossos vinhos. Mas, de qualquer maneira, as pessoas também tendem a fazer careta para espumante de boa qualidade, então...

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51679 por André Rodrigues

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Tem poucas opções no mercado nacional de lambics que sejam ao mesmo tempo amigáveis ao paladar, sofisticadas e acessíveis. Você vai gastar caro e as pessoas não vão gostar, ou vai acabar servindo uma lambic boçal dessas que parecem refrigerante.

Também acho que se for pra servir TImmermans Peche ou Mort Subite Kriek, é melhor nem servir.
Se quiser insistir nesse caso das lambics penso que deveria tentar comprar a Lindemans Gueuze ou a Lindemans Cassis. São adoçadas (pro desespero do Marcussi :P ), mas eu pelo menos achei que elas mantiveram algumas características bacanas das Lambics sem serem muito ácidas e também sem serem doces a ponto de enjoar.

Enfim, mesmo com essas duas, acho que você vai gastar muito e agradar pouco, já que as duas custam na faixa dos 30 mangos por 375ml. A não ser que você consiga negociar preços melhores.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por André Rodrigues.
Tempo para a criação da página:0.529 segundos