Montando uma seleção para casamento

Mais
11 anos 3 meses atrás #51635 por Campos Vasco
Olá, pessoal!
Sou novo no site e estou aprendendo muito com as informações de vocês. Desde já, parabéns pelo site!

Não encontrei no fórum um tópico relacionado a cerveja para casamentos.
Realizarei um casamento e minha intenção é fornecer aos convidados a oportunidade de ir além do senso comum. Desta maneira pensei em apresentar um pequeno menu de introdução ao mundo da cerveja.
Desta maneira, qual sugestão vocês dariam para um menu deste tipo?
Quantas cervejas diferentes servirião?
Quais mais apropriadas para uma experiência inicial agradável a quem está acostumado com o mercado popular?
Considero um gasto de até R$20 a R$30 por litro.
Uma dificuldade que percebo de cara é servir cerveja de trigo por conta do copo que até o momento não encontrei para aluguel, fora também a necessidade de ter garçons treinados para servir.

E aí pessoal, o que acham?

Abraço!

OBS: não considero a hipótese de servir chopp, pois, já tive experiência muito negativa em evento anterior.
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51636 por Alexandre Almeida Marcussi
Se você quer minha opinião, vença sua resistência e sirva chope. É a única maneira de servir cervejas especiais que valham a pena sem sair com um rombo no orçamento. Por menos de R$ 10/litro você consegue ótimos chopes. Quanto aos copos, abdique dos copos corretos para cada estilo (que vão ser uma dor de cabeça) e sirva todas as cervejas em taças do tipo tulipa ou de vinho, que são perfeitamente adequadas para qualquer cerveja. Minha lista incluiria os seguintes chopes:

Bamberg Pilsen
Bamberg Weiss
Colorado Indica
Colorado Demoiselle
Wäls Quadruppel

Não tire a Pilsen, a não ser que também vá servir alguma marca comercial. Calcule entre 50% e 70% do volume para a Pilsen e a Weiss. Faça um orçamento com as distribuidoras dessas marcas na sua região e você vai se surpreender com o valor que vai economizar se optar pelo chope. Agora, se realmente quiser ir de garrafas, opte por Bamberg, Colorado, Dama Bier ou Way litrão (aqui em São Paulo) e compre direto do distribuidor.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51637 por Renato Dell
Campos, seja bem-vindo!

Concordo com o Marcussi. Ao servir chopes, você terá um gasto inferior ou no máximo equivalente ao orçamento proposto e ainda será muito mais fácil para servir. Por tratar-se de um evento onde não há larga "etiqueta" no que tange bebidas alcoólicas, acredito que tumblers ou calderetas atenderão muito bem quatro dos estilos mencionados (fico devendo na Wäls Quadruppel), o custo de aluguel e possíveis (ou melhor, prováveis) ressarcimentos em caso de quebras ou perdas serão mais brandos que os copos específicos.

Quais seriam os problemas relativos ao chope? Desta forma podemos pensar em algumas soluções mais assertivas para saná-los.

Um abraço.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Renato Dell.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Campos Vasco
Mais
11 anos 3 meses atrás #51638 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Montando uma seleção para casamento
A vantagem do chopp é o preço e a praticidade, a desvantagem é o convidado ter que ficar indo toda hora lá pegar ou o garçom que precisa ficar ir buscando. Mas realmente acho que é o que vale mais a pena.

Mas escolher qual chopp depende muito da região onde for esse casamento. A não ser que seja Brahma, não dá de encontrar nenhum chopp em qualquer parte do país. Dos mencionados acho que fora de SP, e talvez RJ, não deve dar de encontrar nenhum. E Wäls em MG. Fora isso. boa sorte.

É melhor falar em estilos mesmo. Pilsen e Weizen são os dois estilos que mais agradam a média. Então é o que eu acho que mais faz sentido. Fora que são os mais fáceis de encontrar.

O copo realmente não é algo que precise se preocupar. Qualquer um ta valendo.
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51639 por Gustavo Silva

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Se você quer minha opinião, vença sua resistência e sirva chope. É a única maneira de servir cervejas especiais que valham a pena sem sair com um rombo no orçamento. Por menos de R$ 10/litro você consegue ótimos chopes. Quanto aos copos, abdique dos copos corretos para cada estilo (que vão ser uma dor de cabeça) e sirva todas as cervejas em taças do tipo tulipa ou de vinho, que são perfeitamente adequadas para qualquer cerveja. Minha lista incluiria os seguintes chopes:

Bamberg Pilsen
Bamberg Weiss
Colorado Indica
Colorado Demoiselle
Wäls Quadruppel

Concordo com o Alexandre. Eu iria sugerir algo semelhante a isso, porém sem a Colorado Indica. Para alguém que está acostumado a tomar Skol ela não agradará.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Campos Vasco
Mais
11 anos 3 meses atrás #51642 por Campos Vasco
Olá, a todos!

O problema que tive com chope foi em um evento que tive o azar de ter quebra nos equipamentos e gerou um prejuízo grande, só não foi maior porque tinha outras bebidas para servir. Era uma festa universitária informal, com uma empresa mais simples operando, mas já vi relatos semelhantes. Sem dúvida é mais uma resistência por uma experiência negativa do que uma convicção. Se há bons argumentos, talvez, mude isso sim. :)

Acredito que neste caso é até mais fácil servir o chope do que a cerveja. Isso pelo fato de que se você for servir mais de 2 qualidades de cerveja não será muito fácil para o garçom carregar diversas garrafas diferentes na bandeja para todo o canto. Daí, ao servir diferentes cervejas é necessário ter um bar onde o público vá retirar a própria bebida. Já com o chope é muito mais simples já ter o chope servido com alguma diversidade na bandeja do garçom ou retirar direto do bar.

O chope permite uma sobra sem muito problemas. É possível negociar com a distribuidora, já a cerveja a sobra pode ser um problema (para alguns não hehehe) se for muito grande.

O evento será em BH mesmo, então tem a Wals para servir.

Considerando alguns pontos em servir cerveja.
Comecei a levantar esta hipótese ao perceber que em alguns casamentos o orçamento bate fácil 100 mil reais (o meu é bem inferior) e a cerveja servida é no máximo Original. Isso para uma festa de 300 pessoas. Pelo que vejo em buffets o cálculo estimado para estes eventos é algo em torno de 700 ml de cerveja por pessoa. Parece pouco, mas o público é muito diversificado e há também outras bebidas servidas juntas. No meu caso, um evento para 200 pessoas seria necessário algo em torno de 140 litros. Veja que a troca da cerveja para o chope pode ocasionar de fato economia, talvez até algo em torno de R$2.000,00. Porém, no montante de todos os gastos de um casamento não é algo assombroso.
O que, talvez, seja interessante em servir a cerveja, desconsiderando o custo, é a experiência útil em si. O chope não é algo acessível para o dia a dia e não traz uma boa identificação ao público geral. A cerveja sim. O fato do público ter acesso a uma cerveja fora do popular permite esta experimentação, talvez até uma iniciação. Seria um evento que permitiria ao público se divertir naturalmente com a degustação de algumas cervejas e identifica-las pelos rótulos, sem beber somente pelo hábito.
Não tenho interesse em usar rótulos por grife, não procuro frescuras, busco uma experiência interessante ao público, sem obrigação de agradar 100%. Vou a muitos casamentos e nem sempre o cardápio me agrada, mas é a experiência que me oferecem.
A vantagem da cerveja seria também a flexibilidade para o cardápio. Posso facilmente servir cervejas importadas na festa, mas o chope não ficaria um pouco refém da Wals, mesmo com sua qualidade?

Para pensar, acredito que todo este conhecimento sobre cervejas seria muito importante para quem organiza este tipo de evento. É incrível que a galera gaste uma fortuna servindo Whisky ou outros destilados algo que não agrada tanto o paladar popular. Daí mistura-se a bebida com energético, ou seja, perde-se toda a propriedade da experiência de degustação. Porém, gastar com whisky, vodka em eventos assim é normal, mas servir cervejas mais caras pode soar como muito custoso.
Talvez isso ocorra porque muitas vezes quem puxa a organização da festa seja a noiva e esta nem sempre (sem preconceitos) se interessa tanto pela cerveja que será servida.

Por fim fica uma pergunta diferente. Desconsiderando o custo, qual a experiência mais interessante, oferecer um menu de cervejas variadas ou menu de chopes variados a um público leigo em cerveja?

Muito obrigado pelas respostas até agora! :cheer:
Tempo para a criação da página:0.526 segundos