Cervejas sem aditivos(corantes e conservantes)

Mais
11 anos 5 meses atrás #48574 por Claudinei  

Alexandre Marcussi escreveu: Concordo. Para mim, este assunto está longe de estar resolvido na minha cabeça. Corre o risco de virar uma "caça às bruxas" um pouco fanática. Como a coisa dos sulfitos no vinho: sim, eles são artificialmente adicionados ao mosto, mas são importantes para manter a saúde microbiológica da bebida. A maioria dos vinhos os contém e, nem por isso, são bebidas de baixa qualidade.

A falta de conservantes, em alguns casos, pode ser tão prejudicial quanto a presença deles. É só lembrar o exemplo da Wäls, que prefere adicionar o antioxidante ácido isoascórbico (INS315) à sua Pilsen do que correr o risco de a cerveja oxidar no transporte e acondicionamento. E é uma cerveja medalhista, reconhecida como melhor cerveja nacional no último campeonato brasileiro.

E ainda tem o exemplo da Baden Baden Stout (sou suspeito para falar, adoro essa cerveja), que já ganhou medalha de ouro em um concurso na Alemanha!

Mas deixo uma ressalva: costumo me decepcionar com uma "mudança de time". Um exemplo vivo é a Eisenbahn. Se algum dia esta passar a usar aditivos químicos, eu me decepcionaria muito (não precisava antes, por que precisa agora?). Eu já havia me decepcionado com a Baden, quando passou a usá-los lá pra meados de 2007, mas parece que já me (mal) acostumei com o fato...

No caso dos vinhos, já pesquisei algo a respeito. Os sulfitos são ultra-necessários, não existe nos fermentados de uva um conservante natural como o papel exercido pelo lúpulo na cerveja.
Mais
11 anos 5 meses atrás #48593 por Hamilton Castro
Obrigado a todos, mas estou apenas procurando ter um leque de maiores opções. Sobre a cerveja e o chopp, meu médico não liberou, apenas deu a sugestão de que o chopp seria "menos pior" do que a cerveja. Estou mais atento aos rótulos, e posso falar que tem muita coisa boa no mercado sem corantes ou conservantes. Pena que vou ter que abrir um pouco mais a carteira, de qualquer forma o estoque de Heineken vai bem obrigado, comprei a 600 ml por R$3,79 e estou rindo pras paredes!

Abraço a todos
Mais
11 anos 5 meses atrás #48594 por Luciano Martins da Silva
Hamilton,

começe a fazer a sua própria cerveja, aposto que vai gastar muito menos e vai ter uma cerveja livre de conservantes e corantes!!

Abraço
Mais
10 anos 9 meses atrás - 10 anos 1 semana atrás #54070 por Eduardo Siqueira

Hamilton Castro escreveu: Boa tarde, sobre cervejas livres de aditivos químicos(corantes e conservantes), alguém tem conhecimento das melhores ou quais são as preferidas de cada um. Desenvolvi uma alergia a esses compostos e não vou abrir mão da minha santa cerva de todos os dias. Meu médico disse pra dar preferência para os Chopps, mas nem sempre é possível já que não tenho chopeira em casa. Então já sei que a Heineken é uma delas, e isso me deu uma imensa alegria... Mas quais mais poderia estar comprando?

Valeu galera!

Fala Hamilton Castro, tenho a mesma alergia. Estou me adaptando muito bem com a Heineken, mas ainda sinto em alguns momentos uma vermelhidão no rosto e uma queimação. O conservante é um veneno.
Abs!
Ultima edição: 10 anos 1 semana atrás por Eduardo Siqueira.
Tempo para a criação da página:0.497 segundos