Cervejas sem aditivos(corantes e conservantes)

Mais
11 anos 9 meses atrás #48541 por Claudinei  

Paulo Brunoro escreveu: Sobre os conservantes e estabilizantes, não entendo muito, mas já ouvi de gente de dentro do meio que há um grande preconceito desnecessário com essas substâncias. Alguém aqui com conhecimento técnico de mestre cervejeiro para dar o pitaco?

Paulo, meu conhecimento também não é nada perto do de um mestre-cervejeiro, que sabe como a "coisa toda" funciona na prática, por esse motivo vou deixar aqui o link de um tópico já meio antigo sobre o assunto com os comentários do Alexandre Bazzo (Bamberg) a respeito. Pode até não ser uma opinião unânime entre os cervejeiros, mas é a opinião de alguém que produz cerveja e que acredito deve contribuir muito para o debate:

www.brejas.com.br/forum/cervejas-e-degus...itivos?start=12#1846

www.brejas.com.br/forum/cervejas-e-degus...itivos?start=18#1874
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paulo Brunoro
Mais
11 anos 9 meses atrás #48544 por Paulo Brunoro
Bom, eu sou fã incondicional do Alexandre, e longe de mim discordar dele... Mas alguma vez alguém aqui pegou uma cerveja e falou: "O estabilizante de espuma tá desequilibrando." ou "Tem um retrogosto de conservante."??? Acho que fazem muita tempestade em copo d'água!
Mais
11 anos 9 meses atrás #48549 por Claudinei  

Paulo Brunoro escreveu: Bom, eu sou fã incondicional do Alexandre, e longe de mim discordar dele... Mas alguma vez alguém aqui pegou uma cerveja e falou: "O estabilizante de espuma tá desequilibrando." ou "Tem um retrogosto de conservante."??? Acho que fazem muita tempestade em copo d'água!

Pois é, nesse tópico eu mesmo sugeri que tais aditivos químicos não interferissem no sabor. Eu não seria capaz de identificar qualquer um deles numa degustação. Algumas cervejas que aprecio muitíssimo fazem uso deles (Baden Baden Stout e Red Ale, por exemplo), então não costumo encanar tanto com isso...
Mais
11 anos 9 meses atrás #48555 por Marcelo Vodovoz
mas o q o alexandra fala justamente no tópico é q isto faz mal a saúde, e nao q vc vai perceber sempre no paladar.
Mais
11 anos 9 meses atrás #48562 por Paulo Brunoro
Ele diz também que influência no sabor. E tem certas coisas na internet que eu só acredito se estiver bem clara, com todo respeito ao Bazzo, mas se ele falasse, por exemplo: "O Conservante 'X' contém a substância 'Y' que é cancerígena" aí tudo bem. Mas eu nunca vi um dado especifico desse, nem do Alexandre e nem de ninguém.

No meio cervejeiro temos (e me incluo) a tendência a criticar tudo nas cervejas comerciais, e aí vem o milho, os conservantes, os estabilizantes, etc. Mas acho que temos que criticar aquilo que é de fato. Fica vago todo mundo meter pau em uma cerveja que tem conservante, mas não ter nem ideia de qual conservante é, a quantidade, os efeitos, as consequências, etc...
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #48565 por Alexandre Almeida Marcussi

Paulo Brunoro escreveu: No meio cervejeiro temos (e me incluo) a tendência a criticar tudo nas cervejas comerciais, e aí vem o milho, os conservantes, os estabilizantes, etc. Mas acho que temos que criticar aquilo que é de fato. Fica vago todo mundo meter pau em uma cerveja que tem conservante, mas não ter nem ideia de qual conservante é, a quantidade, os efeitos, as consequências, etc...

Concordo. Para mim, este assunto está longe de estar resolvido na minha cabeça. Corre o risco de virar uma "caça às bruxas" um pouco fanática. Como a coisa dos sulfitos no vinho: sim, eles são artificialmente adicionados ao mosto, mas são importantes para manter a saúde microbiológica da bebida. A maioria dos vinhos os contém e, nem por isso, são bebidas de baixa qualidade.

A falta de conservantes, em alguns casos, pode ser tão prejudicial quanto a presença deles. É só lembrar o exemplo da Wäls, que prefere adicionar o antioxidante ácido isoascórbico (INS315) à sua Pilsen do que correr o risco de a cerveja oxidar no transporte e acondicionamento. E é uma cerveja medalhista, reconhecida como melhor cerveja nacional no último campeonato brasileiro.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Tempo para a criação da página:0.491 segundos