Escolas Cervejeiras

Mais
11 anos 11 meses atrás #47008 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Marcussi, confesso que ultimamente tenho me aventurado bastante pelo mundo das belgas um pouco mais selvagens ou sour, mesmo que timidamente... Algumas Old Bruin ou Flanders Red Ale já têm me chamado bastante a atenção...

Desses estilos o que vc recomendaria??? E em termos de Gueuze e Lambic???
Mais
11 anos 11 meses atrás #47016 por Alexandre Almeida Marcussi

Luiz Felipe Malta escreveu: Marcussi, confesso que ultimamente tenho me aventurado bastante pelo mundo das belgas um pouco mais selvagens ou sour, mesmo que timidamente... Algumas Old Bruin ou Flanders Red Ale já têm me chamado bastante a atenção...

Desses estilos o que vc recomendaria??? E em termos de Gueuze e Lambic???

Luiz, deixa primeiro fazer um esclarecimento: só temos uma única oud bruin no Brasil, que é a Liefmans (e no Brasil só temos versões com frutas). Todas as demais que se intitulam "oud bruin" pelo rótulo são, na verdade, Flanders red ales. Dito isso, ainda não provei todas as Flanders red que temos no Brasil, mas três se destacam entre as que eu provei: Duchesse de Bourgogne, Rodenbach Grand Cru e Petrus Aged Pale Grand Reserve (que é clara). As três são bem sour. Também tem uma excelente versão com frutas, a Echt Kriekenbier (da mesma cervejaria que faz a Duchesse). Se você quer versões mais "light", mas ainda assim interessantes, pode começar pela Bacchus Vlaams Oud Bruin e pela Rodenbach normal.

Quanto a lambics, dentre as fruit lambics que temos no Brasil, não perca seu dinheiro com os "refrigerantes de frutas" adoçados. Tente a Lindemans Kriek Cuvée René, que é a única sem adoçante do mercado nacional. Para introduzir o estilo, a Kriek Boon pode ser interessante: é levemente adoçada sem ser boçal, mantendo-se ainda muito interessante e complexa. Dentre as gueuzes, aí fica mais complicado. A única boa que temos no Brasil, sem adoçantes, é a Boon Geuze Mariage Parfait. Em compensação, esta é excelente mesmo em comparação com as melhores do estilo!

E não deixe de acompanhar meu blog. Estou escrevendo sobre lambics e tem muita coisa no forno para ser publicada. B)

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 11 meses atrás #47017 por Daniel Colacioppo
Respondido por Daniel Colacioppo no tópico Escolas Cervejeiras
Marcussi, a Vanderghinste Oud Bruin que vende por aqui, também não é uma Flanders Oud Bruin?

A Oud Bruin que eu mais gostei até hoje foi a Stuise Aardmonik Earthmonk mas não tem por aqui e depois do post do Marcussi não sei mais se ela uma Oud Bruin

Quanto as escolas cervejeiras fico com Belga e America, as demais não me atraem muito.
Mais
11 anos 11 meses atrás #47019 por Gustavo Henrique Avallone de Brito
Agora fiquei confuso. A Vanderghinste acho ta escrito Flanders Red Ale/Oud Bruin no rótulo.
Mais
11 anos 11 meses atrás #47021 por Alexandre Almeida Marcussi
A Vanderghinste, apesar do que diz o rótulo, é uma Flanders red ale. Pode ver que, se você entrar no site , a cervejaria a classifica como uma "West Flanders brown ale" - em outros termos, uma Fladers red. Bem como a Petrus Oud Bruin e a Bacchus Vlaams Oud Bruin. São estilos próximos, mas se diferem pelo fato de que as oud bruin tradicionalmente não têm maturação em madeira, segundo Jeff Sparrow (autor de Wild brews). Mas há muita confusão e interpenetração nessa nomenclatura. Os próprios guias de estilo são meio dúbios em relação a isso: o BJCP reconhece claramente a distinção, mas o BA não, e junta os dois estilos em um só.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 11 meses atrás #47022 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Escolas Cervejeiras
A Liefmans que é Old Bruin é Liefmans Goudenband(aquela azul)?
E ela é um exemplar "aceitável" do estilo?
Tempo para a criação da página:0.434 segundos