Luiz Felipe Malta escreveu: Marcussi, confesso que ultimamente tenho me aventurado bastante pelo mundo das belgas um pouco mais selvagens ou sour, mesmo que timidamente... Algumas Old Bruin ou Flanders Red Ale já têm me chamado bastante a atenção...
Desses estilos o que vc recomendaria??? E em termos de Gueuze e Lambic???
Luiz, deixa primeiro fazer um esclarecimento: só temos uma única oud bruin no Brasil, que é a Liefmans (e no Brasil só temos versões com frutas). Todas as demais que se intitulam "oud bruin" pelo rótulo são, na verdade, Flanders red ales. Dito isso, ainda não provei todas as Flanders red que temos no Brasil, mas três se destacam entre as que eu provei: Duchesse de Bourgogne, Rodenbach Grand Cru e Petrus Aged Pale Grand Reserve (que é clara). As três são bem sour. Também tem uma excelente versão com frutas, a Echt Kriekenbier (da mesma cervejaria que faz a Duchesse). Se você quer versões mais "light", mas ainda assim interessantes, pode começar pela Bacchus Vlaams Oud Bruin e pela Rodenbach normal.
Quanto a lambics, dentre as fruit lambics que temos no Brasil, não perca seu dinheiro com os "refrigerantes de frutas" adoçados. Tente a Lindemans Kriek Cuvée René, que é a única sem adoçante do mercado nacional. Para introduzir o estilo, a Kriek Boon pode ser interessante: é levemente adoçada sem ser boçal, mantendo-se ainda muito interessante e complexa. Dentre as gueuzes, aí fica mais complicado. A única boa que temos no Brasil, sem adoçantes, é a Boon Geuze Mariage Parfait. Em compensação, esta é excelente mesmo em comparação com as melhores do estilo!
E não deixe de acompanhar meu blog. Estou escrevendo sobre lambics e tem muita coisa no forno para ser publicada.