Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Mais
12 anos 2 meses atrás #44831 por Sandro

Claudinei   escreveu:

Sandro escreveu: Não é nem questão de agradar Diego ... meu organismo não digere o milho e eu fico meio mal depois que tomo "algumas" Skol, Brahma e etc. Não mal de bêbado, tenho refluxo, azia forte e etc.

O mesmo não acontece com a Heineken. Já cheguei a tomar aquele barrilzinho de 5 LT e não acontece nada! Só que as vezes o sabor da Heineken se modifica devido a cor da garrafa (li por aqui no Forum) e eu queria ter mais opções.

Sempre li o rotulo das cervejas e está lá: "Cereais não maltados" ... só fui saber que tinha milho na parada recentemente!

Vou ter que ficar na Heineken mesmo e na Dado Bier, se eu arrumar um Pão de Açucar aqui por perto. Já tentei tomar a Bavaria Premium, mas não vai ^^

Como o próprio Marcussi já comentou um tempo atrás, e eu tomo a liberdade de repetir, as macrocervejarias têm optado pelo uso de um tal xarope de maltose (high maltose) extraído do milho, 100% fermentável (ou quase isso), no lugar do cereal propriamente dito. Ou seja, tais cervejas podem nem levar milho na elaboração, mas apenas um produto derivado deste.

Como curiosidade, o milho amarelo não é muito adequado para uso na produção cervejeira, devido ao excesso de oleosidade. O tipo mais adequado é o branco, menos oleoso.

Em tempo: podem incluir a Kaiser Bock aí na lista das puro malte de larga escala - apesar da sua sazonalizade...

Obrigado pela dica da Kaiser Bock.
Pelo que vc disse, a pesquisa da USP não detectou corretamente se era o milho em si ou um derivado ? Correto ?
Mais
12 anos 2 meses atrás #44832 por Claudinei  

Sandro escreveu: Obrigado pela dica da Kaiser Bock.
Pelo que vc disse, a pesquisa da USP não detectou corretamente se era o milho em si ou um derivado ? Correto ?

Sandro, quem sou eu pra questionar uma pesquisa da USP? Eles falam em "carbono-12" e "carbono-13", e que uma gramínea (cevada) prefere um tipo e outra gramínea (milho) prefere outra, e que isso deixa rastros no produto final... química é um troço extremamente complexo, muito mais do que imaginamos. Vai que a alta maltose obtida do milho não é exatamente igual à que provém naturalmente do malte de cevada... vai que o fabricante resolveu retomar o uso do milho propriamente dito, já que a descrição "cereais não-maltados" está aberta para isso...

Pense na possibilidade de você estar sendo sugestionado pela (suposta) presença de milho nas Skóis e Brahmas da vida. Você pode passar mal apenas por acreditar nisso. A nossa mente, às vezes, nos prega peças... :woohoo:
Mais
12 anos 2 meses atrás #44847 por Sandro

Claudinei   escreveu:

Sandro escreveu: Obrigado pela dica da Kaiser Bock.

Sandro, quem sou eu pra questionar uma pesquisa da USP? Eles falam em "carbono-12" e "carbono-13", e que uma gramínea (cevada) prefere um tipo e outra gramínea (milho) prefere outra, e que isso deixa rastros no produto final... química é um troço extremamente complexo, muito mais do que imaginamos. Vai que a alta maltose obtida do milho não é exatamente igual à que provém naturalmente do malte de cevada... vai que o fabricante resolveu retomar o uso do milho propriamente dito, já que a descrição "cereais não-maltados" está aberta para isso...

Oi Claudinei, entendo sua posição quanto à pesquisa da USP. Não entendo nada de Química, então acho que concordo com vc, apesar de eles estarem afirmando categoricamente que o milho está lá ... rs

Pense na possibilidade de você estar sendo sugestionado pela (suposta) presença de milho nas Skóis e Brahmas da vida. Você pode passar mal apenas por acreditar nisso. A nossa mente, às vezes, nos prega peças... :woohoo:

Não neste caso. Faz mais de ano que venho sentindo grandes diferenças nas cervejas comuns ... percebendo a qualidade ir para o buraco, literamente. Então a pesquisa acabou me ajudando a descobrir o que era afinal, porque eu não tenho o paladar aguçado como vcs aqui do Forúm. Só sinto a diferença do que a Cerveja é hoje e do que era antes. Mas detalhar o que é essa diferença, eu não sei dizer.

A única bebida que eu tomo é Cerveja e faz um longo tempo já. Neste fim de semana tomei Heineken e Therezópolis Gold ... Que banho que a Gold dá na Heineken :)

Valeu pelos comentários^^
Mais
12 anos 2 meses atrás #44859 por Claudinei  

Sandro escreveu: Não neste caso. Faz mais de ano que venho sentindo grandes diferenças nas cervejas comuns ... percebendo a qualidade ir para o buraco, literamente. Então a pesquisa acabou me ajudando a descobrir o que era afinal, porque eu não tenho o paladar aguçado como vcs aqui do Forúm. Só sinto a diferença do que a Cerveja é hoje e do que era antes. Mas detalhar o que é essa diferença, eu não sei dizer.

A única bebida que eu tomo é Cerveja e faz um longo tempo já. Neste fim de semana tomei Heineken e Therezópolis Gold ... Que banho que a Gold dá na Heineken :)

Valeu pelos comentários^^

Um tio meu também é alérgico a milho. Não pode nem chegar perto. Talvez a melhor opção para você seja mesmo as cervejas isentas deste cereal. Sabia que muitas ales belgas também levam milho? Por exemplo, a Leffe... você já chegou a prová-la?

Por outro lado, algumas comerciais, como a Bud americana, não levam milho, e sim arroz. Se você não se importar em beber uma cerveja extremamente leve e neutra, como é a Bud, está aí mais uma opção.

A Heineken e a Therezópolis Gold são ambas puro malte. Mas entre as duas prefiro a Heineken. Considero a Heineken mais equilibrada, graças ao seu amargor final (choque dulçor X amargor). A Gold tem um amargor baixíssimo, quase zero, dessa forma o que resta no sabor é basicamente aquele dulçor dos açúcares não fermentados do malte. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal...
Mais
12 anos 2 meses atrás #44860 por Sandro

Claudinei   escreveu:
Um tio meu também é alérgico a milho. Não pode nem chegar perto. Talvez a melhor opção para você seja mesmo as cervejas isentas deste cereal. Sabia que muitas ales belgas também levam milho? Por exemplo, a Leffe... você já chegou a prová-la?

Sabia sim Claudinei, nunca provei a Leffe. Basicamente eu tomava Skol, Brahma Extra, Heineken e Original uns dois anos atrás.
Ai a qualidade foi caindo, na minha opinião, daí mudei basicamente para Heineken e Stella Artois. Só que, apesar de uma bela cerveja, a Stella também tem cereais em sua composição, mas especificamente não sei quais são.
Eu começei a pesquisar de verdade recentemente, através do Brejas.com. Sou um Neófito na arte ...rs

Por outro lado, algumas comerciais, como a Bud americana, não levam milho, e sim arroz. Se você não se importar em beber uma cerveja extremamente leve e neutra, como é a Bud, está aí mais uma opção.

Já tomei a Bud americana e uma versãoe especial que um primo trouxe de Orlando, de 500 ML. Achei muito boa!

A Heineken e a Therezópolis Gold são ambas puro malte. Mas entre as duas prefiro a Heineken. Considero a Heineken mais equilibrada, graças ao seu amargor final (choque dulçor X amargor). A Gold tem um amargor baixíssimo, quase zero, dessa forma o que resta no sabor é basicamente aquele dulçor dos açúcares não fermentados do malte. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal...

È que pra mim a Therezópolis Gold foi novidade :)
Comprei junto a Paulistânia e uma Sul Americana. Esta semana devo fazer a "degustação".

Também tenho que concordar com vc sobre a Heineken Claudinei, no fim do ano passado tomei muitas. Apesar de ter achado a Therezópolis Gold melhor, não posso de jeito nenhum, menosprezá-la. Foi uma pequena festa :)

Mais
12 anos 1 mês atrás - 12 anos 1 mês atrás #45486 por Rafael Sousa

Claudinei   escreveu: Sabia que muitas ales belgas também levam milho? Por exemplo, a Leffe... você já chegou a prová-la?

Não sabia disso não, Claudinei. Então nem a presença de cereais não maltados seria um critério absoluto para determinar a qualidade de uma cerveja?
Ultima edição: 12 anos 1 mês atrás por Rafael Sousa.
Tempo para a criação da página:0.485 segundos