St. Gallen Stout Porter

Mais
13 anos 11 meses atrás - 13 anos 11 meses atrás #37468 por Milu Lessa
Criado por Milu Lessa no tópico St. Gallen Stout Porter
Já tinha desistido de falar nesse assunto, mas depois de meses de silêncio, dessa vez não resisti, reproduzo aqui um post meu no facebook após ter bebido a Stout Porter da St. Gallen:

"É disso que eu estou falando, de cervejas artesanais com excelente apresentação e ótimo líquido em seu interior, por um preço justo. Stout Porter da St. Gallen por menos de 15 pilas, uma raridade. Geralmente quando cervejaria nacional faz qualquer coisa em garrafa luxuosa de 750 ml o preço começa na casa dos quarentinha. Como o pessoal do "é tudo culpa dos impostos" explica isso? A St. Gallen deve pagar (bem) menos impostos do que as outras cervejarias, só pode..."

Sempre que sai alguma cerveja artesanal muito boa e/ou com apresentação caprichada, os apreciadores do nobre líquido justificam os preços salgados apelando para os supostos elevados custo de produção e/ou o custo da embalagem. Mas eis que a St. Gallen fez uma cerveja bem boa, com excelente apresentação e por um preço super acessível. Como eles conseguiram isso e a maioria das outras artesanais não consegue? Pensem comigo, se pessoal do super vende a R$ 13,90 (o confrade Jean comprou pra mim em Poços de Caldas por esse preço camarada), eles compraram mais barato do que isso. Se a cervejaria vendeu mais barato do que isso, mesmo assim ela ainda teve lucro, o que nos leva à seguinte pergunta: quanto será que custou produzir uma garrafa dessa cerveja, por melhor e mais bonita que seja? Chuto que uns 8 reais, estourando, já que antes o mesmo super estava vendendo pela bagatela de R$ 11,90 (deve ter vendido bem, então aumentaram dois reais, bem-vindos ao capitalismo). Daí tem cervejaria que faz uma cerveja com apresentação caprichada semelhante, que está à venda por uns 45 paus e quando eu falo que o preço está proibitivo (o mesmo de uma belga de 750 ml que atravessou o atlântico para chegar e que tb pagou uma porrada de impostos), tem gente que se dói, acha ruim e fica tentando provar a quadratura do círculo, argumentando que não é a cervejaria que está praticando uma margem de lucro exorbitante (ou quiçá os lugares que vendem a tal cerveja, ou as duas coisas, vai saber...), não, são os famigerados impostos, o alto custo de produzir um estilo nobre, a embalagem esmerada e toda aquela conversa que é sofisma puro, que todos já ouvimos ad nauseam, mas que infelizmente tem gente que ainda acredita... Bom, para quem acredita mesmo nisso, fica a dúvida insolúvel: como então a St. Gallen conseguiu o milagre de produzir uma cerveja dessa qualidade e vender por esse preço honestíssimo? :blink:
Ultima edição: 13 anos 11 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
13 anos 11 meses atrás #37469 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: St. Gallen Stout Porter
Bela explanação confreira Milu, mas acho que o fogo já pegou, então não vou jogar mais fogo na fogueira, mas irei acompanhar o tópico.

Achei essa breja aqui em campinas por 19,00, só não comprei pq já tinha estourado minha cota de 50 reais de cerveja na semana, ia ser um tiro no escuro, agora sabendo que o negocio eh bom vai ser um prazer compra-la.
Mais
13 anos 11 meses atrás - 13 anos 11 meses atrás #37477 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re: St. Gallen Stout Porter
Boa política essa de fazer uma cota semanal para gastos com cervejas. Eu tenho procurado não pagar mais de 10 numa LN e mais de 20 numa de 500/600 ml. Às vezes faço alguma exceção a essa política, mas é coisa rara. Por exemplo, eu morro de vontade de tomar a Baladin que usa aquele tempoero o tal kamut (é isso mesmo?) na receita, mas essas cervejas fogem totalmente ao meu orçamento, sempre na casa dos 55, 60, daí eu desisto. O mesmo para a Rogue Jonh Jonh Hazelnut, deve ser deliciosa, mas está muito cara.

Agora sobre o tópico em si, vamos ver o que o pessoal acha, o que pensa sobre essa disparidade de preços. Onde vc achou a St. Gallen Stout por 19 aqui, Renato? Até agora só vi a Weiss no Pão de Açúcar por 17 e pouco, mas eles não compraram nem a Red, nem a Stout. Isso que eu fico brava, os caras sempre escolhem e escolhem normalmente os rótulos mais fracos, La Trappe é a mesma coisa, não vendem a Quadrupel e Tripel, vai entender o que o responsável pela área de bebidas pensa... Aliás, quando estiver dentro da cota, leve, não vai se arrepender, cerveja muito boa, gostosa de beber.
Ultima edição: 13 anos 11 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
13 anos 11 meses atrás #37480 por Gil Lebre Abbade Franco
Milu, concordo com você sobre a IRA, ela é de excelente custo-benefício e uma cerveja muito boa. a Stout-Porter ainda não veio no Pão de Açucar aqui perto, o unico q encontrei essa linha arrolhada da St. Gallen até agora. aliás, a de trigo tbm veio, mas achei a mais fraquinha, parece aquela de 600ml comum da linha, só com rolha e mais ml.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
13 anos 11 meses atrás #37482 por Felipe Menezes
Respondido por Felipe Menezes no tópico Re: St. Gallen Stout Porter
Milu, ainda não experimentei a Stout Porter da St Gallen, mas concordo plenamente com seu raciocínio. As margens de lucro estão abusivas em alguns casos e esse pago de culpar os impostos não cola.

Gil, se achar a Stout Porter por aqui, me dá um toque
Mais
13 anos 11 meses atrás #37484 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: St. Gallen Stout Porter
Milu achei no OBA ali do Cambuí, na frente da igreja, por sinal tinha 3 da ST Gallen rolhadas lá, mas não lembro os estilos, essa foi a que me chamou atenção.

Então sobre os 50 reais semanais eu institui a pouco tempo, pode ser 1 cerveja ou 10, se eu quiser tomar algo mais top é só isso, algo mais sussa dai tomo mais, consegui dar uma segurada nos gastos. Essa semana por exemplo não comprei nada, por causa do siso, dai semana que vem eu compenso =]=]=]
Tempo para a criação da página:0.512 segundos