Já tinha desistido de falar nesse assunto, mas depois de meses de silêncio, dessa vez não resisti, reproduzo aqui um post meu no facebook após ter bebido a Stout Porter da St. Gallen:
"É disso que eu estou falando, de cervejas artesanais com excelente apresentação e ótimo líquido em seu interior, por um preço justo. Stout Porter da St. Gallen por menos de 15 pilas, uma raridade. Geralmente quando cervejaria nacional faz qualquer coisa em garrafa luxuosa de 750 ml o preço começa na casa dos quarentinha. Como o pessoal do "é tudo culpa dos impostos" explica isso? A St. Gallen deve pagar (bem) menos impostos do que as outras cervejarias, só pode..."
Sempre que sai alguma cerveja artesanal muito boa e/ou com apresentação caprichada, os apreciadores do nobre líquido justificam os preços salgados apelando para os supostos elevados custo de produção e/ou o custo da embalagem. Mas eis que a St. Gallen fez uma cerveja bem boa, com excelente apresentação e por um preço super acessível. Como eles conseguiram isso e a maioria das outras artesanais não consegue? Pensem comigo, se pessoal do super vende a R$ 13,90 (o confrade Jean comprou pra mim em Poços de Caldas por esse preço camarada), eles compraram mais barato do que isso. Se a cervejaria vendeu mais barato do que isso, mesmo assim ela ainda teve lucro, o que nos leva à seguinte pergunta: quanto será que custou produzir uma garrafa dessa cerveja, por melhor e mais bonita que seja? Chuto que uns 8 reais, estourando, já que antes o mesmo super estava vendendo pela bagatela de R$ 11,90 (deve ter vendido bem, então aumentaram dois reais, bem-vindos ao capitalismo). Daí tem cervejaria que faz uma cerveja com apresentação caprichada semelhante, que está à venda por uns 45 paus e quando eu falo que o preço está proibitivo (o mesmo de uma belga de 750 ml que atravessou o atlântico para chegar e que tb pagou uma porrada de impostos), tem gente que se dói, acha ruim e fica tentando provar a quadratura do círculo, argumentando que não é a cervejaria que está praticando uma margem de lucro exorbitante (ou quiçá os lugares que vendem a tal cerveja, ou as duas coisas, vai saber...), não, são os famigerados impostos, o alto custo de produzir um estilo nobre, a embalagem esmerada e toda aquela conversa que é sofisma puro, que todos já ouvimos ad nauseam, mas que infelizmente tem gente que ainda acredita... Bom, para quem acredita mesmo nisso, fica a dúvida insolúvel: como então a St. Gallen conseguiu o milagre de produzir uma cerveja dessa qualidade e vender por esse preço honestíssimo?