Acabou o mistério. Desde que o Marco Falcone anunciou, no 3º Pratos & Brejas, que a Falke lançaria em breve a primeira cerveja lambic do Brasil, fiquei me mordendo de curiosidade para saber qual seria o estilo.
Pois bem, agora que a nova cerveja foi anunciada pelo Rodrigo Lemos no
Beer Architecture
, acabei de ficar
ainda mais curioso! É claro que a Falke não poderia deixar por menos, e por isso decidiu criar uma fruit beer que leva jabuticaba, com o sugestivo nome de Falke Vivre Pour Vivre (viva para viver, em francês). Eu adoro jabuticaba, e fico pensando que a coisa deve ter funcionado muito bem, porque é uma fruta que tem a acidez que se espera para uma fruit lambic.
Já li que as lambics são cervejas muito manhosas de serem fabricadas, pois não é fácil obter as leveduras "selvagens" que fermentam a cerveja e que são típicas de uma certa região da Bélgica. Hoje em dia, a maior parte das leveduras nem se encontra mais no ar devido à mudanças no ambiente natural, mas sim nos próprios tanques de fermentação das cervejarias. Fico imaginando se a Falke obteve um equipamento já devidamente "infectado" com os fungos necessários, ou se selecionou uma cepa de leveduras selvagens nacionais mesmo.
De qualquer forma, vamos ver quando esta belezinha vai chegar ao mercado. Tenho poucas experiências com lambics (por causa dos preços salgados), a única que bebi foi a Boon Kriek, mas já estou ansioso para provar essa!