Penso que, se é o ranking das melhores cervejas à venda no mercado brasileiro, tendo em vista a qualidade de alguns dos jurados que, tecnicamente, conhecem e sabem identificar uma boa cerveja como poucos, deveriam então eleger, de fato, as melhores cervejas à venda no mercado brasileiro.
Mas eu citei o nome de três jurados que tenho referência e sei que entendem, vocês repararam que além deles temos alguns outros que podem nada entender de cerveja, Miguel Icassatti, jornalista da Veja/Núcleo Cidades, Roberto Fonseca, jornalista de O Estado de S. Paulo, Sérgio Camargo, da Cia. Tradicional de Comércio, e André Clemente, César Adames e Ricardo Castilho, todos de Prazeres da Mesa (possivelmente jornalistas).
Então me pergunto o seguinte, será que esses ai entendem tanto assim de cerveja a ponto de saber julgar quais as melhores cervejas à venda no mercado brasileiro ? Será que sabem fazer uma avaliação técnica ou declinam sobre o gosto pessoal, a "amizade" que tem com o pessoal do marketing da cervejaria, etc ? Por que colocam tantos jornalistas como jurados ao invés de colocarem apenas pessoas que DE FATO entendem do assunto ?
Pelo comentário a seguir adianto minhas desculpas a algum confrade jornalista, mas jornalista tem a péssima mania de achar que entende de tudo.
Um ranking assim, e da forma como foi feito, tendo como maioria jurados que podem até degustar cervejas mas que necessariamente não entendem do assunto de um ponto de vista técnico, não merece a mínima credibilidade a meu ver.
Assim, jurados como o Cássio do FrangÓ, a Cilene, o Edu e o Zimmermann acabam ficando queimados, porque são a minoria e talvez nem deram voto as "Brazilian Corn Bier".